Dica
5 tendências no mercado de trabalho em 2016
Entramos no novo ano com muitas expectativas. Queremos mudar o rumo das nossas vidas, corrigir as imperfeições que não nos permitiram crescer no passado e encontrar novas oportunidades. O que pode passar por encontrar emprego ou mudar de carreira.
Apresentamos algumas tendências para o mercado laboral em 2016:
1. Sites de Recrutamento
Há cada vez mais empresas procurando candidatos através da internet – uma pesquisa feita em 13 países pela Boston Consulting Group, com a participação de 13 000 indivíduos, revelou que 55% das pesquisas por candidatos ocorreram através de páginas na internet. Considere, além das pesquisas em meios tradicionais, dedicar parte do seu tempo procurando oportunidades em páginas na Internet.
2. Redes Sociais
As redes sociais continuarão a ganhar terreno no que diz respeito ao recrutamento – as empresas estão a divulgar oportunidades nesses meios; As redes sociais tornaram-se no método mais popular para procura de emprego; Apesar das limitações no acesso à internet, o incremento na utilização de smartphones em Moçambique pode impulsionar o acesso alargado à internet – a às muitas oportunidades aí disponíveis. LinkedIn e Facebook estão entre as redes sociais de eleição na exposição e recrutamento de profissionais.
3. Relações Informais
Os métodos tradicionais de recrutamento e pesquisa estão a ser substituídos por outros, que se focam no estabelecimento de relações informais. O contacto informal com potenciais empregadores e a expansão de networking ganharão mais e mais relevância. Feiras de emprego, workshops, eventos de sociedades, desportivos, culturais, podem demonstrar-se como espaços privilegiados para fazer contactos e desenvolver relações que potencialmente criem oportunidades de emprego. Informe-se sobre os principais eventos e não deixe de participar, tendo uma atitude pro-activa e de interesse nas empresas e seus representantes.
4. Competências
Valorização das competências – o CV e as cartas de recomendação continuarão a ser documentos fundamentais na avaliação dos candidatos a oportunidades de trabalho mas os agentes de recrutamento e as empresas estarão menos interessadas na trajectória, universidade ou local de formação, e outros elementos biográficos, focando-se nas competências e no quanto promissor pode ser um candidato.
5. Preparação
Não importa onde esteja – a flexibilidade e a migração de profissionais são tendências dominantes no mercado de trabalho actual. Vive em Nacala, em Chimoio, em Xai-Xai? Há oportunidades de trabalho para si em Maputo, em Tete ou Pemba. Tem só que responder aos requisitos e mostrar-se disponível para aceitar oportunidades onde quer que elas estejam. Além disso, há empresas com posições para trabalhar remotamente.
Considere estes novos factores e tire proveito das oportunidades disponíveis.