A FDC - Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade está a recrutar um Director de Programas para Maputo.
Funções
- Coordenar com os Directores cios Departamentos de Programas a elaboração de propostas de estratégias, plano geral de actividades e orçamento para aprovarão pelo Director Executivo
- Coordenar o processo de identificação e planificação de Programas e Projectos coerentes com a estratégia aprovada nas diferentes áreas programáticas
- Assegurar a integração das áreas programáticas da FDC em todos Programas e Projectos e o envolvimento de equipas multi-disciplinares
- Assegurar a angariação de parceiros e financiadores para Programas e Projectos identificados e, em coordenação com o Coordenador de Mobilização de Recursos e Imagem, propor ao Director Executivo o estabelecimento de relações de parcerias
- Coordenar a composição das equipes multi-disciplinares responsáveis pela execução, monitoria e avaliação de programas e projectos
- Assegurar a coordenação e definição dos mecanismos e metodologias de monitoria e avaliação dos_programas e projectos
- Coordenar a elaboração do design dos programas e projectos, de modo a integrar os princípios e valores da FDC, bem como os custos indirectos
- Emitir pareceres sobre todos pedidos de pagamentos das actividades de cada Programa, tendo em conta o plano de actividades aprovado
- Coordenar e assegurar a elaboração de planos de actividade anuais com cada Director de Programa, indicando os objectivos, resultados esperados, prazos, metas e indicadores
- Coordenar e assegurar a elaboração de relatórios de implementação de cada programa. segundo as regras e procedimentos dos financiadores e da FDC
- Promover a manutenção das actuais fontes de financiamentos através da apresentação de resultados concretos
- Participar nas negociações com potenciais parceiros, nomeadamente OCBs e ONGs
- Promover acções de capacitação dos colaboradores da FDC nas áreas de advocacia, género, MDG e HIV/SIDA
- Conceber e desenhar projectos para submeter aos financiadores
- Entre outras tarefas que for incumbido pelos superiores hierárquicos
Requisitos
- Formação em áreas de Saúde Pública, Psicologia, Ciência Sociais ou áreas relacionadas
- Grau de Licenciatura (Pós graduação é uma vantagem)
- Elevado nível de conhecimento sobre o Desenvolvimento Comunitário
- Elevados níveis de conhecimentos de Gestão de Programas e Projectos
- Conhecimentos sobre a filosofia de funcionamento das Fundações
- Conhecimentos sobre análise e Gestão de Riscos
- Conhecimentos de elaboração e gestão orçamental
- Forte conhecimento de concepção e desenho de projectos
- Conhecimento de coordenação de projectos de diferentes áreas temáticas
- Domínio de trabalho de campo
- Excelentes habilidades linguísticas (Português e Inglês), falado e escrito
- Bons conhecimentos de informática na óptica do utilizador (Internet, Word, Excel, Powerpoint e Access)