A CCS - Centro de Colaboração em Saúde está a recrutar um Assessor Sénior de Informação Estratégica, para Maputo.
Funções
- Proporcionar liderança e apoio técnico para melhoria da qualidade, para garantir que a assistência técnica da organização e os produtos respondem ou excedem os padrões do CCS
- Assegurar que os procedimentos operacionais padrão e processos de garantia de qualidade sejam seguidos em todos os aspectos do trabalho do CCS, de acordo com os Padrões do Programa
- Trabalhar em estreita colaboração com as equipas na área de QI, para acompanhar e avaliar as actividades dos programas do CCS, acompanhar o progresso realizado na realização das metas qualitativas e/ou quantitativas declaradas
- Gerir a apresentação de relatórios oportunos e precisos para as Sedes das agências de financiamento, os principais intervenientes, o governo de Moçambique, e outras agências, se houver
- Coordenar e gerir o desenvolvimento e apresentação de resumos e manuscritos das pesquisas do CCS
- Supervisionar as equipas no âmbito da implementação de QI
- Promover activamente e facilitar a colaboração e cooperação com o Ministério da Saúde de Moçambique, outros parceiros de implementação
- Sempre que necessário, representar o CCS junto do governo, do CDC e outras agências do governo norte-americano, e parceiros de implementação nas reuniões de planeamento e coordenação de programa e de partilha de informações
Liderança e Gestão (25%)
- Participar nas reuniões da equipa Técnica central; participar nas reuniões de rotina e ad hoc da equipa técnica, se necessário; Realizar as atividades solicitadas pela Diretora Técnica, que pode incluir, revisão de documentos e políticas, agir ou dar apoio para todas as questões relacionadas com os RH, revisão de orçamentos financeiros e despesas da sua área de trabalho.
- Estimular um comportamento que dignifique a Visão, Missão e Princípios do CCS, dentro e fora da organização; agir sempre com integridade
- Aplicar os Padrões de Gestão do CCS
- Promover os Padrões de Programa do CCS dentro das equipas do programa
Gestão de Monitoria e Avaliação e Pesquisas (75%)
- Trabalhar com o pessoal do CCS para o desenvolvimento e a implementação de um sistema que permitirá o CCS fazer o acompanhamento e a avaliação dos seus programas com base no quadro de gestão baseada em resultados, desenvolver workshops em serviço, clarificar os objectivos, e desenvolver ferramentas e processos de monitoria e avaliação (M & A ) do programa global do CCS
- Reforçar a capacidade do pessoal do CCS para desenvolver planos de M&A que incluem indicadores de processos, indicadores de resultados e metas para medir os progressos realizados
- Identificar as lacunas entre o plano de M&A e as actividades de recolha de dados realizadas actualmente. Trabalhar em estreita colaboração com o pessoal relevante do CCS para a revisão do plano de M&A ou as responsabilidades de pessoal, se necessário
- Assegurar a integração de M&A em todas as áreas de assistência técnica, oferecer uma liderança forte para desenvolver sistemas de M & E para formação em todas as áreas de actividade e recolher informações adequadas sobre as actividades financiadas pelo PEPFAR
- Facilitar a gestão das avaliações de saúde pública no local e as avaliações básicas de programas
- Assegurar que os dados sejam analisados, comunicados e estejam disponíveis para uso na gestão do programa, e comunicados às agências de financiamento
- Desenvolver manuscritos, resumos, estudos de caso, melhores práticas / lições aprendidas com base nos dados do programa
- Trabalhar com o governo norte-americano e outros países parceiros para identificar as oportunidades de pesquisa operacional (avaliações de saúde pública)
- Assegurar a supervisão dos processos do PEPFAR e/ou outros processos de comunicação necessários para garantir a apresentação de relatórios precisos e oportunos
- Trabalhar com as equipas para a elaboração e padronização dos protocolos de garantia de qualidade no desenvolvimento de todos os materiais, manuais de formação, materiais de apoio ou outros documentos
- Participar nas reuniões do governo dos EUA/PEPFAR Moçambique e do Ministério da Saúde, relativas à melhoria da qualidade, acompanhamento e avaliação, pesquisa e outros temas afins
Requisitos
- Possuir, no mínimo um diploma de Mestrado em Saúde Pública (MSP), com 10 anos de experiência profissional como gestor principal, ou um PhD/MD, com um mínimo de 5 anos de experiência profissional como pesquisador principal
- Mínimo de 5 anos de experiência de trabalho em programas de saúde pública em países com poucos recursos
- Experiência prática em concepção, planeamento, implementação e avaliação de programas voltados para a formação clínica e institucional baseada e desenvolvimento de capacidades
- Experiência significativa na concepção e gestão de monitoria e avaliação de sistemas
- Experiência significativa na gestão de projectos complexos e multifacetados
- Capacidade comprovada para facilitar a comunicação entre os profissionais de várias origens culturais de uma forma respeitosa e diplomática, e intensificar parcerias eficazes
- Capacidade de desenvolver e executar planos de trabalho e resolver problemas de forma independente
- Forte iniciativa e capacidade de trabalhar emequipa
- Compromisso com a capacitação pessoal e organizacional
- Fluência em Inglês e Português
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados