Testemunho
Estágios internacionais –experiências da AIESEC Moçambique
Estágios internacionais –experiências da AIESEC Moçambique
A AIESEC é uma plataforma global para jovens estudantes, que apoia no desenvolvimento de competências de liderança. Fundada em 1948, é reconhecida pela UNESCO como a maior organização internacional de jovens universitários do mundo. Em Moçambique, a organização actua há seis anos, estando presente em quatro cidades em todas as regiões do país. Uma das actividades por que se destaca é a realização de estágios, uma prática que tem permitido que jovens em formação ou recém graduados, possam adquirir experiências de desenvolvimento pessoal e profissional, no país e no estrangeiro.
Entrevistámos Rui Correia, presidente da AIESEC Moçambique, para falar-nos da experiência da organização que gere na promoção de estágios.
Qual é o propósito dos estágios?
Os estágios internacionais providenciados pela AIESEC têm o objectivo de desenvolver competências e habilidades únicas na juventude, criando líderes socialmente responsáveis com uma visão global e orientados a soluções inovadoras. Acreditamos que uma experiência internacional tem um grande impacto não só a nível profissional mas principalmente a nível pessoal, desenvolvendo no jovem soft-skills que são, nos dias de hoje, o principal diferencial no mercado. A experiência internacional tem a componente de empreendedorismo que passa por implementar soluções sustentáveis no seu meio para o benefício da sociedade e comunidade.
Quem é que pode concorrer?
Oferecemos estas oportunidades a jovens universitários ou recém graduados até 2 anos, dos 18 aos 30 anos de idade.
Para que destinos?
A AIESEC está presente actualmente em 124 países e territórios, em todos continentes. Os destinos mais procurados para estágios profissionais são Brasil, Portugal, Índia e China; E os destinos mais procurados para estágio de voluntariado e profissionais em startups são África do Sul, Botswana, Tanzânia , Quénia e Brasil. Entretanto, o candidato tem a possibilidade de concorrer para qualquer outro país em que a AIESEC esteja presente.
São remunerados?
Os estágios profissionais têm a duração de 6 meses a um ano e meio, sendo remunerados. Os estágios de voluntariado têm a duração de 6 a 8 semanas e não são remunerados. Os estágios profissionais em startups têm a duração de 3 a 6 meses e não são remunerados.
Que competências é que pretendem desenvolver?
As competências desenvolvidas neste tipo de experiências passam desde competências técnicas ligadas ao curso de formação, para o caso de estágios profissionais, à capacidade de trabalhar em equipas multi-culturais, planeamento e desenvolvimento de projectos, vendas e comunicação.
Há formações antes do estágio, organizadas pela AIESEC?
Antes do estágio, a AIESEC providencia um acompanhamento e formações ligadas à elaboração de curriculum, postura em entrevistas, gestão de desenvolvimento pessoal, preparação cultural e legal.
Como é que organiza a selecção dos estagiários?
A AIESEC recruta estudantes e estes passam por um pré-entrevista. Os seleccionados têm acesso à nossa plataforma online onde poderão candidatar-se a vagas internacionais. Será feita, então, uma entrevista pela empresa e pelo escritório filial da AIESEC nesse país, dependendo do tipo de estágio. Após a entrevista o candidato recebe a confirmação e começa a preparação do estágio.
Desde quando é que o programa existe?
A nível internacional o programa existe desde 1948 e em Moçambique desde 2009.
Quantos estagiários foram beneficiados?
Desde o início das nossas actividades já enviámos cerca de 70 moçambicanos para estágio internacional.