A Merec está a recrutar um Gestor da Qualidade, para Maputo, em Moçambique.
Funções
- Aplicar procedimentos e normas da Qualidade, em função dos objectivos previamente definidos para a área da Qualidade e assegurar a implementação por parte dos demais departamentos
- Desenvolver e manter o Sistema de Gestão de Qualidade, incluindo a elaboração e aplicação de ferramentas de gestão de suporte documental
- Definir e formalizar responsabilidades, procedimentos, processos e recursos para cada área funcional da empresa, tendo em conta a política da Qualidade pré-estabelecida
- Elaborar documentos técnicos relativos à área da Qualidade
- Programar e executar acções de formação internas no âmbito das actividades do Sistema de Gestão de Qualidade
- Assessorar os gestores das unidades de produção a desenvolver e implementar o Sistema de Gestão de Qualidade
- Aplicar modelos de Gestão da Qualidade (TQM, Kaizen, Modelos de Excelência) por forma a potenciar o envolvimento de todos os colaboradores da empresa e a melhoria contínua
- Definir métodos de medição da qualidade e produzir reatórios de dados estatisticos de reclamações de clientes, trocas e devoluções de produto e não conformidades
- Definir as características do tipo de auditoria interna e acompanhar os processos de auditoria interna e externa no âmbito da qualidade, higiene, ambiente e segurança no trabalho e produzir relatorios de acções correctivas
- Fazer o seguimento das recomendações feitas nas auditorias internas e Externas
- Fazer seguimento das acções identificadas como não conformidades e assegurar a implentação de acções correctivas
- Auxiliar no controlo da qualidade de materias primas, materiais de embalagem e produto acabado
- Analisar e controlar os resultados laboratoriais e outros da área da Qualidade
- Gerir laboratório no que diz respeito a ensaios e seus resultados, equipamentos e respectivas calibrações , pessoas e sua formação
- Implementar e Assegurar a implementação das Normas Nacionais da qualidade, das Boas Práticas de Produção, higiene das instalações , das ISO em Vigor da Organização, das regras de Segurança e Saúde Opcupacional e Ambientais
- Interpretar normas, regulamentos técnicos e procedimentos da Qualidade (nacionais/internacionais)
- Colaborar na selecção e homologação de fornecedores, de acordo com critérios da Qualidade estabelecidos
- Coordenar as actividades da Qualidade, por forma a minimizar os custos globais de produtos e serviços e, de uma forma geral, os custos da não qualidade
- Conduzir e desenvolver o processo de melhoria contínua do Sistema da Qualidade da empresa
- Estabelecer contactos e parcerias com centros de investigação, laboratórios, clientes e fornecedores
- Realizar outras actividades ou tarefas, não especificadas atrás, sempre que sejam consideradas necessárias à prossecução dos objectivos da empresa e do Grupo
Requisitos
- Formação ao nível do Ensino Superior em área relevante (obrigatório)
- Formação na certificação ISO 9001, 17025, 1400 e 2200
- Conhecimentos profundos de legislação, normas, métodos, técnicas e tecnologia da Qualidade
- Conhecimentos profundos de análises laboratoriais em contexto industrial (obrigatório)
- Conhecimentos sólidos das práticas e mecanismos de saúde, segurança e higiene no trabalho
- Conhecimentos sólidos de técnicas de liderança, de gestão de equipas e de comunicação
- Conhecimentos de informática na optica de utilizador frequente
- Conhecimentos de inglês (conversação e técnico)
- 5 anos de experiência profissional em funções análogas
- Experiência na área de análises laboratorias e sistemas de gestão de qualidade
- Experiência em auditorias de qualidade
- Capacidade para realizar pesquisas cientificas
- Criativo, proactivo e inovador
- Fortes competências de liderança
- Capacidade de trabalhar em grupos multisectorias
- Elevado sentido de responsabilidade
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados