O Standard Bank está a recrutar um Director para Banca Transacional de Produtos e Serviços, para Maputo, em Moçambique.
Funções
Desempenho financeiro
- Assegurar que os objectivos financeiros do país e da região sejam alcançados, incluindo as receitas, os custos e as metas de investimento
- Ser responsável pela elaboração de planos operacionais financeiros, implementação de projectos dentro dos orçamentos e metas anuais de receita
- Influenciar o comportamento com vista a assegurar uma receita / mistura equilibrada de produtos com as modalidades de custo
- Dar ênfase estratégica à volta do crescimento de quotas de mercado, segmentos de clientes, escalabilidade do perfil do negócio e do Mercado
- Aumentar e estruturar o negócio acima da taxa de crescimento do mercado, identificando as oportunidades e capitalizando os nossos produtos e as capacidades de rede
- Assegurar as revisões regulares de preços, incluindo o impacto das concessões ou fixações não convencionais de preços, e a implementação de preços nacionais apropriados para maximizar a receita e a rentabilidade
Aprimorar o desempenho
- Elaborar os planos de vendas e de produtos de longo e curto prazos que apostam nos clientes, na concorrência, na rentabilidade, no ciclo de vida do produto e na análise de serviços, além de organizar programa de vendas para o crescimento e a penetração do produto
- Entender o mercado em termos de dimensão, quota, estrutura, potencial, segmentação de clientes, comportamentos do comprador e análise da concorrência ao nível nacional, para os conjuntos pertinentes de produtos. Liderar e apoiar as pesquisas de mercado, conforme previsto
- Organizar e realizar o exercício de avaliação comparativa dos desempenhos da concorrência com vista a ajudar a delinear as estratégias de vendas, marketing, produtos, preços e serviços do banco
- Ser responsável pelo lançamento de novas iniciativas, produtos, melhoria dos sistemas de avaliação, novos conceitos de produtos e elaborar os requisitos de negócio, de forma independente ou em conjunto com o Grupo
- Definir o valor e facultar informações à Direcção do país e do grupo analisando o impacto e as consequências económicas da evolução dos mercados, alteração das exigências dos clientes e ofertas da concorrência para o duplo objectivo de gestão de desempenho e elaboração de estratégias
- Implementar as acções, conforme necessário
- Aproveitar a disciplina em torno da utilização e acompanhamento do produto para tomar decisões com conhecimento de causa e fazer previsão
- Incorporar os modelos padrões de operaçõesTPS utilizados nos demais países de África
-
Recursos humanos
- Assumir a liderança enquadrando o contexto estratégico TPS e as prioridades do departamento e inspirar os colaboradores a agir
- Gerir o quadro de Pessoal com vista a assegurar que as metas, as actividades, e as normas de qualidade sejam definidas, alcançadas e mantidas
- Controlar e gerir a contribuição de desempenho do quadro de Pessoal
- Identificar os pontos fortes, promover os sectores e assegurar que o pessoal de apoio beneficie de formação relevante e das intervenções para o desenvolvimento de competências
- Desempenhar um forte papel de formação e prestar apoio aos subordinados directos
- Promover a gestão de talentos no departamento criando e implementando uma plataforma para o crescimento, a orientação e o desenvolvimento
- Ser responsável por atrair e reter os melhores talentos
- Implementar uma estratégia de sucessão e preparar os futuros líderes
- Promover a diversidade e os talentos moçambicanos
Centrado no cliente
- Implementar um modelo de desempenho e eficácia em vendas composto por metodologia e processo de vendas
- Responsabilidade pela implementação do modelo de capital circulante, elaboração de planos de vendas e gestão de carteiras
- Garantir as modalidades de vendas, incluindo a utilização eficaz dos Processos de Gestão de Vendas e de sistemas de gestão personalizada de clientela
Processos Internos
- Planificar, introduzir, manter e comunicar uma visão estratégica TPS
- Coordenar e assumir a responsabilidade de compilar e comunicar a todos os intervenientes, regularmente, as informações pertinentes para o negócio abragendo TPS
- Estabelecer redes de parcerias com as demais regiões e o Grupo
- Representar TPS e assumir a liderança dos negócios
Marca e Cultura
- Liderar e coordenar o Inquérito de Satisfação de Clientes (internos e externos)
- Propor candidaturas para prémios
- Representar o Standard Bank em fóruns de liderança de idéias e eventos do sector bancário
- Promover a marca TPS do Standard Bank
Requisitos
- Licenciatura em Gestão Financeira
- Pelo menos 5 anos de experiência em liderança na banca
- Experiência de trabalho em múltiplas localizações geográficas
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados