A SCDS está a recrutar um Director Operacional - Desenvolvimento Social e Ambiental, para Maputo, em Moçambique.
Funções
- Gerir e tomar responsabilidade para a organização e liderança da evolução das Unidades de Desenvolvimento Social e Ambiental e seus Projectos e propostas
- Subordinar-se directamente ao Director Geral da empresa
- Liderar e Coordenar de forma bastante participativa com o Director Geral da Empresa, com o Director de Negócios e Finanças, com os Coordenadores das Unidades e os líderes das equipas dos projectos e propostas para garantir o avanço coerente, eficaz e o uso eficiente dos recursos da empresa nos esforços para atingir as metas empresariais
- Desenvolver o perfil profissional das unidades junto com os coordenatores de unidade
- Procurar reforçar o alinhamento das oportunidades de desenvolvimento da empresa, profissionais e pessoais através da direcção da evolução das Unidades, da capacitação e capacidade da equipa, e a satisfação dos membros desta equipa
- Garantir a planificação e execução das actividades dos Projectos, em conformidade com o plano de trabalho existente
- Estabelecer e manter boas relações de trabalho com a equipe da SCDS e do Grupo Norconsult, instituições relevantes e todos os intervenientes directos e indirectos nos projectos da empresa
- Contribuir ao desenvolvimento e evolução contínua da estratégia da Unidade de Desenvolvimento Social e ambiental na empresa
- Coordenar as acções de marketing e promoção da Unidade de Desenvolvimento Social e Ambiental como elemento da SCDS, como os outros elementos constituintes da empresa
- Responsabilizar-se pela a organização e manutenção de toda a informação necessária que assegura que o negócio nesta área mantem-se saudável e sustentável
- Coordenar com o Director de Negócios e Finanças
- Fazer prospecção contínua de projectos nas áreas de desenvolvimento social e ambiental, gestão de recursos naturais e avaliação e gestão de impactos sociais
- Coordenar a elaboração, junto com a equipa da SCDS, expressões de interesse e propostas técnicas e financeiras para projectos nas áreas de desenvolvimento social e ambiental, gestão de recursos naturais e avaliação e gestão de impactos sociais
- Planificar actividades, orçamentos, coordenar e inserir informação relativa aos projectos nos formulários da administração e gestão financeira da SCDS; participar em reuniões, contratação de serviços de terceiros, orientação e supervisão do pessoal, relações directas e indirectas com intervenientes chaves e consciencialização pública sobre os projectos da empresa, a todos os níveis
- Assegurar que a gestão de projectos está garantida e procedimentos cumpridos para a gestão efectiva de projectos. Estabelecer mecanismos de control e mitigação de risco no âmbito da gestão de projectos
- Implementar estudos, projectos, avaliações e ampliar o seu conhecimento profissional através de experiência directa e de actualização através da informação mais nova nas áreas de desenvolvimento social, responsabilidade social empresarial, reassentamento, a legislação nacional, e as áreas de interesse da empresa como responsável e líder da equipa
- Fazer o controlo de qualidade dos produtos dos membros das equipas envolvidos nos projectos e partes de projectos por eles geridos
- Apoiar na melhoria das competências técnicas e profissionais da equipa e dar liderança aos consultores sociais
- Apoiar o Director Geral da empresa na gestão e aplicação dos recursos humanos e financeiros nos projectos
- Liderar de forma participativa a Implementação da estratégia através do seu plano de acção
Requisitos
- Formação superior numa área ligada ao desenvolvimento rural, de comunidades, de planificação estratégica e /ou gestão ambiental (nível de mestrado de preferência)
- Experiência profissional como consultor sénior (mais de 10 anos de experiência) comprovada pela realização de estudos individuais e colectivos
- Experiência de coordenação de equipas multidisciplinares de estudos e de liderança de projectos
- Capacidade de trabalhar sob pressão
- Disponibilidade para viajar dentro e fora do país
- Um forte empenho no cumprimento dos compromissos, incluindo prazos
- Fluente em inglês e português falado e escrito com uma boa capacidade de redação, tanto em inglês como em português
- Postura colegial que aposta no trabalho participativo e em equipa
- Conhecimento sólido das áreas ambientais e socioeconómicas
- Conhecimento do contexto socio-ambiental do país e do respectivo quadro legal e institucional
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Os CVs deverão ser enviadas em Inglês