Vaga

Assessor Técnico Provincial para a Área de Laboratório

emprego.co.mz

A FGH está a recrutar Assessor Técnico Provincial para a Área de Laboratório, para Quelimane, em Moçambique.

Funções
  • Providenciar assistência técnica e orientação ao pessoal de laboratório ao nível provincial, distrital e da unidade sanitária, incluindo a observação regular e sistemática dos procedimentos e análises de laboratório
  • Providenciar assistência técnica na implantação do programa de qualidade laboratorial, FOGELA
  • Preparar relatórios sobre o processo de cada local a implementar actividades de gestão e garantia de qualidade
  • Assegurar a elaboração dos relatórios do sistema de informação de gestão laboratorial (LIMS – do inglês) de reagentes e consumíveis, bem como o de síntese de actividades incluindo a sua validação e submissão periódica ao nível central para garantir o fortalecimento da cadeia de abastecimento (previsão, aquisição, distribuição de equipamentos e reagentes)
  • Apoiar a província para que haja maior envolvimento e interação entre a área laboratorial e a área clínica
  • Providenciar formação em serviço relacionada com a contagem de células T CD4+, carga viral, PCR, bioquímica, hematologia, microscopia e teste molecular da tuberculose (GeneXpert) e malária
  • Assegurar que o Controlo de Qualidade (Interno e Externo) seja consistentemente realizado, monitorado, analisado e considerado essencial na rede de laboratórios da província
  • Apoiar os laboratórios da província no cumprimento de boas práticas do laboratório clínico
  • Apoiar a província na implantação dos procedimentos relativos à segurança laboratorial: a) Treinar, monitorar o pessoal que trabalha no laboratório clínico na gestão dos riscos; b) Identificar e registar problemas relativo à segurança; c) Iniciar, recomendar ou providenciar acções correctivas para eventuais situações de risco identificadas; d) Participar e acompanhar a implementação das acções correctivas
  • Apoiar no desenvolvimento de programas de formação inicial nas Instituições de Formação (IDF) e para formação continua
  • Desenhar e assegurar a implementação dum programa de formação pratica continua
  • Trabalhar em estreita colaboração com a DPS, as IDF e com as autoridades de saúde do distrito e outros parceiros implementadores que providenciam apoio nas áreas de saúde, formação e capacitação no sentido de assegurar uma coordenação adequada e utilização racional dos recursos
Requisitos
  • Grau de Bacharel ou equivalente e um mínimo de 5 anos de experiência relacionada com as áreas de pratica de laboratório diagnostico e clínico, programas de cuidado e tratamento do HIV e cuidados de saúde em ambiente de recursos limitados
  • Conhecimento e experiência no desenho, implementação e gestão de serviços de laboratório e no uso de sistema de gestão de informação laboratorial (LIS)
  • Experiência no ensino de técnicas básicas de diagnóstico de laboratório, preferencialmente em ambientes de países em desenvolvimento
  • Experiência em técnicas com parasitologia, microbiologia, PCR, carga viral, contagem de CD4, ELISA, testes rápidos, hematologia e bioquímica
  • Experiência na implementação de programas de HIV (Cuidados e tratamento, UATS, PTV, TARV pediátrico, GAAC)
  • Conhecimento na óptica do utilizador de pacotes informáticos do Word, Excel, Power Point, Outlook
  • Conhecimentos de inglês
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
Esta vaga não aceita mais candidaturas

Detalhes

Perguntas Frequentes

Como posso candidatar-me a vagas através do emprego.co.mz?

Ler artigo
...