O Standard Bank está a recrutar um Gestor Sénior de Clientes do Portfólio de Petróleos (Oil and Gas), para Maputo, em Moçambique.
Funções
- Definir e executar os planos dos clientes que irão assegurar o desenvolvimento de relações fortes no negócio e na prestação de serviços e produtos lucrativos e integrados do Standard Bank, com o objectivo de assegurar o lucro dos clientes, aumentar a receita, a optimização do risco e a consistência da prestação de serviços
- Desenvolvimento e Implementação do Plano estratégico do Cliente
- Liderar o desenvolvimento e a implementação dos planos estratégicos dos clientes e gerir e impulsionar a implementação dos planos dos clientes
- Investigar e analisar de uma forma continua o contexto de negócio do cliente, as operações e o características financeiras dos clientes
- Gestão e Formação de uma Equipa dedicada ao Serviço ao Cliente: Identificar colaboradores mais adequados para satisfazer as necessidades dos clientes em toda a linha de produtos para fazerem parte da Equipa de Prestação de Serviços ao cliente
- Alavancar, envolver e colaborar com a rede interna do Banco para assegurar que toda a experiência relevante do Banco está dentro do desejado em todas as interacções com os clientes
- Comunicar de forma regular as oportunidades estratégicas dos clientes à equipa extensa do CST – equipes de serviço ao cliente
- Coordenação dos Clientes e Gestão das Relações: Supervisionar a implementação de actividades dos clientes de acordo com os planos estratégicos dos clientes
- Desenvolver e alinhar os planos detalhados de Marketing dos clientes e impulsionar o nível de preços do cliente
- Coordenar programas relevantes para cada cliente e participar no processo de tomada de decisões importantes pelo cliente para assegurar que o Banco esteja incluído em qualquer solicitação de serviços financeiros ou de aconselhamento
- Assegurar a administração e a análise dos Inquéritos de Satisfação ao Cliente, como também a implementação de planos de acção necessários para lidar com as lacunas identificadas
- Providenciar apoio estratégico ao sector: Manter um entendimento actual e detalhado dos mercados externos (no país, no nível do sector e do cliente) para assegurar que sejam capitalizadas novas oportunidades para o Banco e as ameaças sejam identificadas de uma forma rápida
- Gestão de Desempenho: Gerir os custos e as receitas dos clientes incluindo o rastreamento mensal de contribuições ao nível da receita por cliente como também o entendimento dos principais factores impulsionadores e variações para responder de uma forma proactiva às ameaças de redução de oportunidades
- Gestão de Risco do crédito: Impulsionar e providenciar input para a preparação atempada, revisão, autorização de PCC – pre credit committe e pedidos de crédito e, distribuir de uma forma ideal os limites de crédito, bem como, gerir o nível de exposição pelos produtos e áreas geográficas
- Conhecimento da linha de Produtos & Capacidades do Banco: Manter um conhecimento profissionalizado da linha de produtos e serviços e capacidades dentro do Banco (em todas as áreas geográficas e sectores) para assegurar um diálogo relevante e informativo com os clientes
- Gestão do Portfólio: Conduzir os portfólios, desenvolver análises do rácio das vendas, das perdas de crédito e anulações
- Cumprir com as actividades diárias: Conduzir actividades de índole rotineira como sendo elaboração de relatórios mensais, revisão de preços, taxas de juro, etc
- Com uma periodicidade anual, rever as concessões de preço
- Capacitação dos Negócios feitos com os Clientes: Revisão contínua da base de dados dos clientes potenciais de alto risco
- Orientar o desenvolvimento e rever as candidaturas aos pedidos de crédito no Comité de Produtos de Crédito
- Orientar e rever a documentação apropriada para completar a revisão anual de crédito
- Actuar como um ponto na linha hierárquica ascendente para identificar os riscos que possam existir para os principais interessados e intervenientes
Requisitos
- Ensino Superior com um grau ou Diploma adequado na área de Gestão, Finanças, Economia ou outras áreas de negócio, outras habilitações relevantes incluindo pós-graduação como um MBA, será uma vantagem
- Mínimo de cinco (5) anos de experiência relevante no sector bancário, dos quais três (3) tenham sido passados em funções como serviço ao cliente, área de crédito/produtos, será considerado uma vantagem
- Experiência de gestão e influências em grandes organizações
- Conhecimento profundo do mercado local, clientes e concorrência
- Experiência na elaboração e execução de estratégia de vendas
- Forte capacidade analítica
- Conhecimentos de informática na óptica do utilizador (MS Word, MS Excel e MS PowerPoint)
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados