A FHI360 está a recrutar um Director Adjunto de Operações 03 - CHASS, para Maputo, em Moçambique.
Funções
- Fornecer liderança nos aspectos financeiros e operacionais do projecto, incluindo processos administrativos gerais, gestão financeira, gestão de sub-acordos, contabilidade e logística
- Estabelecer e manter procedimentos de contabilidade e fiscais sólidos e transparentes para os aspectos financeiros e de sub-acordos do projecto
- Assegurar a conformidade dos sistemas financeiros e operacionais com as políticas e procedimentos da FHI 360, com as regras e regulamentos da USAID, com os requisitos do acordo e com as leis do Governo de Moçambique
- Desenvolver, analisar e monitorar orçamentos de programas; monitorar e acompanhar as obrigações e despesas em relação aos orçamentos
- Manter relatórios precisos de informações financeiras e outros relatórios financeiros mensais para fins de análise e rastreamento internos a serem revistos com o Director de Projecto e outros funcionários relevantes da FHI 360
- Fornecer assistência técnica, conforme necessário, aos parceiros locais sobre conformidade financeira e relatórios
- Preparar e apresentar relatórios financeiros e de acumulação anuais e trimestrais à USAID
- Contribuir para o desenvolvimento de planos de trabalho de alta qualidade, relatórios trimestrais e anuais, relatórios financeiros e quaisquer outros relatórios exigidos pela USAID
- Estabelecer contacto com auditores internos e externos na revisão da gestão financeira do projecto
- Estabelecer contacto com o Escritório de Conformidade e Auditoria Interna da FHI 360 para melhorar a documentação necessária e/ou responder a perguntas resultantes de revisões e auditorias internas e externas
- Assegurar que todas as funções operacionais sejam efectivamente coordenadas
- Supervisionar recursos humanos, finanças e contabilidade, operações, contratos e subvenções e funções de TI para o projecto
- Apoiar o departamento de Serviços de Gestão de Contratos e os Directores de Projectos para assegurar a adequada interpretação dos instrumentos de outorga ao realizar obrigações financeiras ou quaisquer outras acções de contratação
Requisitos
- Mestrado ou equivalente em Contabilidade, Finanças, Administração de Empresas ou áreas afins
- De preferência CPA, ACCA, ACA, ICAN, CIMA, CFE ou qualquer outra certificação/qualificação profissional relevante
- Mínimo 10+ anos de experiência relevante na gestão financeira, incluindo a supervisão do financiamento e operações de projectos igualmente grandes e complexos
- Mínimo de 5 anos de gestão de sub-subvenções
- 2+ anos de experiência de trabalho num país em desenvolvimento; de preferência experiência de Moçambique
- Experiência e bons conhecimentos práticos da USAID e de outras organizações governamentais dos EUA
- Experiência comprovada na coordenação de actividades de auditoria e gerenciamento de relatórios, desenvolvimento e análise de orçamento, contas a pagar e a receber, razão geral, folha de pagamento e contabilização de uma ONG internacional
- Excelentes habilidades analíticas, numéricas e de resolução de problemas
- Conhecimento de princípios de contabilidade, orçamentação e controle fiscal geralmente aceites
- Habilidades relevantes em sistemas de programas de contabilidade automatizada e planilhas de banco de dados
- Proficiência em aplicações Microsoft Office como MS Word e MS PowerPoint, com um conhecimento especializado do MS Excel
- Experiência no desenvolvimento de capacidades de gestão financeira de organizações comunitárias e parceiros de implementação
- Capacidade demonstrada de criar e manter relações de trabalho eficazes com parceiros de ONGs, organizações comunitárias e agências internacionais de doadores
- Capacidades de liderança comprovadas, profundidade e amplitude da experiência em gestão financeira
- Forte capacidade de comunicação interpessoal, escrita e oral em Português e Inglês
- Capacidade de lidar com problemas de âmbito complexo que requerem avaliações aprofundadas de dados e vários factores
- Competências pró-activas comprovadas na identificação de poupanças de custos, prevenção de custos e oportunidades de eficiência
- Capacidade de gerir prazos apertados e entregar altos volumes de trabalho com supervisão mínima
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados