A Contact está a recrutar para o seu cliente, Cruz Vermelha de Moçambique uma organização humanitária, auxiliar de poderes públicos, no âmbito deste programa, pretende recruta um Gestor de PPO`s, para Maputo, em Moçambique.
Descrição
- A Cruz Vermelha de Moçambique (CVM) é uma organização humanitária, auxiliar de poderes públicos, cuja missão é melhorar as condições de vida das populações vulneráveis, prevenindo e aliviando o sofrimento humano onde quer que exista, mobilizando a força de maior número de voluntários particularmente jovens
- A CVM, em cooperação com a Cruz Vermelha Alemã e outros actores nacionais e internacionais, coordena um Programa de Gestão de Risco de Calamidades, onde desenvolve e implementa medidas inovadores para o financiamento baseado em previsão, que conduzam a uma melhor preparação face aos desastres naturais
Funções
- Reportando ao Gestor de Projecto, e a um Coordenador de Programas, irá garantir a continuidade do desenvolvimento dos Padrões de Procedimento Operacionais (PPOs) do projecto, em coordenação com o Gestor do Projecto e com a restante estrutura da organização, garantindo um impacto mensurável a curto, médio e longo prazo. As suas principais tarefas serão:
- Fazer revisão e conferir os documentos e mapas já existentes para identificar e integrar os PPOs relacionados com a resposta aos desastres entre a direcção da CVM e outros parceiros e instituições (INGC, INAM e DNGRH)
- Examinar os PPOs criados na fase I do projecto e identificar inconsistências, riscos, duplicações, discrepâncias e pontos a cobrir
- Desenhar e planear ao nível local acções efectivas de alerta temporal, e estabelecer procedimentos que permitem a sua implementação uma vez que o limite da previsão foi atingido
- Unir e actualizar os PPOs existentes relacionados com resposta a desastres, e escrever os procedimentos adicionais requeridos, numa versão consolidada de PPO para acções antecipadas, de acordo com a abordagem programa
- Adaptar os PPOs existentes e testar e avaliar os adicionais, para que seja possível activá-los com base em previsões, em diferentes regiões
- Definir o PPO no que se refere ao fluxo de comunicação, mecanismos de coordenação, papeis e responsabilidades
- Seleccionar o tipo e quantidade de bens a distribuir na implementação dos PPOs
- Fazer a Monitoria e Avaliação na activação dos PPOs; revisão dos PPOs, orientação especializada para assistentes de PPOs e coordenadores de campo
- Promover o envolvimento intenso do pessoal da CVM, parceiros e voluntários na implementação das componentes dos PPOs
- Preparar um manual de PPOs para Moçambique, incluindo experiências de aprendizagem, guias específicos e metodologias
- Capacitar o pessoal da CVM, bem como as instituições parceiras, INGC, INAM, e DNGRH no desenvolvimento dos PPOs
- Participar no processo de recrutamento dos assistentes de PPO
- Apoiar a gestão dos fundos disponíveis e as necessárias justificações junto ao Delegado do projecto em coordenação com Coordenadores de Programas e Financeiro da CVM/CVA
- Fazer visitas para o apoio técnico aos membros da equipe nos distritos
- Partilhar os relatórios das visitas técnicas com o Gestor de Projecto e o Coordenador Nacional dos Programas
- Participar na recolha e compilação de dados e elaborar relatórios de actividades dentro dos prazos estabelecidos
- Participar na elaboração de estudos de base, avaliação de conhecimentos, atitudes e práticas do projecto
- Participar na integração das actividades do programa de Gestão de Desastres com as dos restantes programas em curso na Sede Central, nas províncias e Distritos onde a CVM tem presença
- Participar nos encontros de coordenação com o INGC e outros intervenientes a nível nacional, distrital e provincial
- Apoiar a CVM na monitoria da informação veiculada em situações de emergência pelas instituições (INGC e associações ligadas à área, etc.), órgãos de comunicação social e pela internet e partilhá-la com o pessoal da Delegação Provincial
- Apoiar a CVM na elaboração de pareceres sobre as necessidades apresentadas pelo Distrito em situações de emergência, e participar no envio da retro informação e recolha de informações regulares sobre a evolução da situação
- Zelar pelo aprovisionamento e distribuição de materiais de utilização na gestão de desastres, de acordo com as normas e planos aprovados, e fazer a manutenção do stock adequado para a resposta aos desastres
Requisitos
- Mestrado ou Licenciatura numa disciplina relevante
- Mínimo de 2 anos de experiência relevante em aplicações sociais de informação científica
- Capacidade de gerir projectos em geral, especialmente a gestão de PPOs para resposta a desastres dentro do contexto de uma organização humanitária, em Moçambique
- Experiência de trabalho em projectos de cooperação, com desenvolvimento de capacidades e divulgação de conhecimentos
- Experiência com sistemas de aviso-prévio
- Capacidade para processar e apresentar dados de forma criativa, para gerar formatos adequados às diferentes audiências
- Capacidade de definir o momento de acção e garantir que o fluxo de informação sobre a previsão do tempo seja eficiente
- Capacidade de descrever detalhadamente as actividades de preparação, sua planificação, implementação, monitoria e impacto
- Experiência com Monitoria e Avaliação
- Excelente capacidade de comunicação oral e escrita em Inglês e Português são essenciais
- Habilidades na gestão financeira e administrativa
- Habilidades informáticas na óptica do utilizador (Excel, Word, PowerPoint e Internet)
- Capacidade de trabalhar em equipa
- Capacidade de trabalhar com autonomia, e sob pressão
- Habilidades de elaborar planos de trabalho e relatórios, e cumprir prazos
- Possuir carta de condução válida
- Nacionalidade moçambicana
Benefícios
- Oportunidade de integrar uma organização orientada para o desenvolvimento social e humano do País, que proporciona remuneração compatível com as qualificações e bom ambiente de trabalho, numa equipa comprometida e dinâmica
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados