A mothers2mothers está a recrutar um Gestor Financeiro Nacional (m/f) para Maputo, em Moçambique.
Funções
- O Gestor Financeiro Nacional é responsável pelo estabelecimento da função financeira em Moçambique. Isto inclui a implementação e monitoria de todos aspectos das transações financeiras e do processo administrativo relacionado à Moçambique, incluindo as funções de gestão financeira, i.e., relatório de gestão, análise de dados financeiros, relatório ao doador, etc.
- O Gestor Financeiro Nacional dará apoio a equipa nacional por forma a garantir a alocação adequada de recursos para a implementação de actividades no país
- O Gestor Financeiro Nacional reporta directamente ao Director Nacional e dá apoio técnico e financeiro directo à Moçambique
Estabelecimento da função financeira em Moçambique
- Estabelecer o sistema financeiro, incluindo o estabelecimento da tesouraria
- Estabelecer controlos internos
- Adaptar as políticas e os procedimentos financeiros da m2m
- Formar Oficiais Financeiros sobre as políticas, procedimentos e software de contabilidade da m2m
- Dar assistência ao Departamento Financeiro da Sede no estabelecimento de contas bancárias nacionais
- Dar assistência ao Departamento Financeiro da Sede no registo perante entidades legais relevantes
- Fazer a gestão financeira e contabilidade, e dar direção as operações do Escritório Nacional
- Dar apoio de gestão financeira ao Director Nacional e a direcção nacional, bem como estar em constante comunicação com a Sede
- Dar conselhos de gestão financeira e assistência ao Director/Representante do Escritório Nacional, incluindo a assistência na preparação e monitoria de orçamentos da organização
- Gerir o processo de contabilidade e processos de trabalho relacionados as transações do Escritório Nacional
- Fazer rastreio dos recibos de pagamentos e desembolsos a nível do projecto e dar conselhos financeiros aos representantes do mesmo em termos de despesas e planeamento do projecto
Garantir a Integridade Financeira da Operação
- Implementar e manter sistemas internos de controlo financeiro e de contabilidade, por forma a conferir o nível adequado de segurança nas operações e recursos da organização
- Rever e actualizar políticas e procedimentos financeiros, em linha com as Políticas e Procedimentos da Sede
- Gerir aspectos financeiros e de conformidade (compliance) dos doadores e garantir que as despesas são incorridas de forma consistente com os contratos e acordos de subvenção
- Gerir o fecho mensal de contas e garantir a reconciliação das mesmas
- Garantir a submissão atempada e precisa de dados financeiros, relatórios, narrativa financeira e análise de variação às Unidades Financeiras da Sede, sempre que necessário
- Monitorar o fluxo de caixa (cash flow) através da preparação de orçamentos de caixa e solicitações de financiamento para garantir que existe sempre dinheiro suficiente e disponível para responder as necessidades operacionais
- Dar apoio durante a auditoria interna e externa, e garantir que medidas adequadas são tomadas para responder as constatações e recomendações da auditoria
- Apoiar o Director Nacional a garantir a conformidade com e adesão a todos regulamentos e outros instrumentos legais
- Tomar iniciativa na redução de custos sem comprometer a qualidade
Prestar serviços de Gestão Financeira nas operações do Escritório Nacional, através da manutenção e gestão de orçamentos e função de relatórios financeiros
- Preparar e manter orçamentos anuais do Escritório Nacional
- Elaborar relatórios financeiros mensais para o Director Nacional e Directores/Coordenadores do Projecto
- Elaborar relatórios trimestrais de linha e análises financeiras
- Dar requisitos de relatório ad hoc, sempre que necessário
- Dar apoio de desenvolvimento pessoal/de carreira e formação a outros membros da equipa, conforme o necessário
- Dar assistência ao Director/Representante Nacional na elaboração do Plano de Trabalho Nacional
- Levar a cabo outras actividades que contribuem para o funcionamento normal e desenvolvimento da organização
Requisitos
- Licenciatura em Contabilidade/Gestão reconhecida
- Pelo menos 5-8 anos de experiências pós-estudos atestando a capacidade financeira/contabilidade, dos quais pelo menos 3 anos devem incluir experiência em gestão
- Conhecimento de requisitos institucionais de doadores; EC, DfID, acordos de parceria das Nações Unidas, SIDA, USAID, CDC, etc.
- Membro de uma equipa de trabalho focado e versátil, e confortável a trabalhar sob pressão
- Alta astúcia na contabilidade e gestão financeira
- Competências analíticas e capacidade de resolver problemas
- Experiência no estabelecimento de um departamento financeiro
- Competências informáticas, incluindo a capacidade de operar uma contabilidade computadorizada (Serenic), folhas de calculo (speadsheet) e programas de processamento de palavras (word processing programs) no mais alto nível de proficiência
- Experiência prévia numa organização multinacional
- Excelentes competências interpessoais; capacidade de trabalhar sozinho e dentro de várias equipas.
- Capacidade de gerir múltiplas tarefas; capacidade de priorizar e consistentemente produzir resultados ao mais alto nível
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Para mais informações, visite www.m2m.org
- mothers2mothers é um empregador de oportunidades iguais. Nós particularmente encorajamos candidaturas de pessoas vivendo com HIV e SIDA, pessoas com deficiências, mulheres e pessoas previamente desfavorecidas. Os pacotes salariais são competitivos e serão negociáveis de acordo com as políticas de remuneração da m2m