A PSI está a recrutar um Oficial Provincial de Comunicação Interpessoal-CIP (m/f) para Nampula, em Moçambique.
Descrição
- O Oficial CIP garante a implementação, supervisão e monitoria das actividades de criação de demanda de SSR da PSI – Moçambique, na província identificada
Funções
Implementação dos programas de Saúde Sexual e Reprodutiva (SSR)
- Desenhar e implementar o plano programático nas áreas de intervenção
- Implementar as estratégias, abordagens, metodologias e sistemas e marketing social dos diferentes programas de uma forma proactiva e inovadora, garantindo sempre a integração programática e alinhadas com as prioridades programáticas da PSI
- Identificar iniciativas para a dinamização dos programas de SSR e implementa-las
- Coordenar com a DPS, SDSMAS, NPCS e pontos focais de CIP dos parceiros governamentais e não-governamentais as acções de programas de SSR
Acções de criação da demanda
- Construir e manter uma equipa de Promotoras de Saúde Comunitária (PSC), Educadores de Pares (EP) e Parteiras Tradicionais (PT) forte, responsável e integrada nas áreas assignadas da província, orientada para o aumento da demanda de serviços de SSR
- Recrutar e controlar o desempenho das PSC, EP e PT
- Formar PSC, EP e PT em criação da demanda em SSR, de acordo com o plano de formação aprovado para cada programa; e integra-los para o alcance dos objectivos
- Implementar a estratégia de criação da demanda de acordo com as especificidades e necessidades de cada Clínica Tem Mais+
- Elaborar e implementar um plano de eventos e feiras para a criação da demanda para métodos de planeamento familiar de longa duração
- Desenhar e implementar um plano de brigadas móveis
- Estabelecer ligações com a DPS, SDSMAS e US para o estabelecimento e fortificação de sistema de referências em PF
- Fazer o controlo dos Acordos de Adesão das PSC, EP e PT
Serviços Amigos de Adolescentes e Jovens Tem Mais+
- Apoiar as Enfermeiras no registo correcto das Fichas e Livro de SAAJ, e respectivos Resumos Mensais de SAAJ
- Garantir dias específicos para promoção de serviços para adolescentes jovens
- Garantir o uso de estratégias de criação de demanda alinhadas com os projectos na província
- Formar Educadores de Pares em SSR e Clarificação de Valores
Monitoria de actividades
- Elaborar planos e relatórios mensais e trimestrais das actividades dos programas, obedecendo a qualidade necessária e dentro do prazo estabelecido
- Realizar supervisões de apoio técnico regular e monitoria as Enfermeiras, PSC, EP e PT, identificar e avaliar necessidades e desafios destes; em coordenação com a DPS, SDSMAS e lideranças Comunitárias
- Fazer o controlo e revisão de preenchimento dos Livros de Registo, Fichas de ATS, Fichas de Resumo Mensais e outros instrumentos de registo nas Clínicas
- Fazer o lançamento de dados no sistema, dentro das datas estabelecidas
- Garantir o envio dos de relatórios para os SDSMAS e Unidades Sanitárias de Referência dentro do prazo e na qualidade estabelecidos
- Preencher e enviar mensalmente para o escritório central, os mapas de desempenho das Enfermeiras, EP e PT
- Apoiar tecnicamente as Enfermeiras no uso de diversos sistemas
Requisitos
- Nível académico superior em Ciências Sociais, Saúde ou outra área relevante
- Experiência comprovada de trabalho em processos de desenvolvimento comunitário em programas de Saúde Sexual e Reprodutiva (SSR)
- Confiança e capacidade de contactos positivos com as comunidades e demais actores sociais, além de muita capacidade diplomática para desenvolver boas relações com estes actores
- Habilidades de formação de grupos comunitários
- Capacidade para organizar, planificar e implementar tarefas, lidar com várias exigências em simultâneo e trabalhar sobre pressão ou frequentes prazos apertados
- Fortes capacidades interpessoais e capacidade de estabelecer e manter uma efectiva parceria e relações de trabalho com pessoas multiculturais e ambientes multiétnicos com sensibilidade e respeito pela diversidade
- Competências em gestão de projectos (concepção, planificação, controle, avaliação, marco lógico e indicadores)
- Conhecimento das instituições governamentais e não-governamentais, prioritariamente na área de Saúde
- Capacidade de comunicação inter-pessoal, e de representação da instituição diante da DPS e parceiros
- Conhecimento de informática na óptica do utilizador: Microsoft Word e PowerPoint
- Fluência em Português e conhecimento de línguas locais
- Fluência em Inglês constitui uma enorme vantagem
- Nacionalidade moçambicana
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Somente candidatos residentes em Nampula serão considerados