A Ayuda En Acción está a recrutar um Coordenador de Geração de Actividades Económicas (m/f) para Pemba, em Moçambique.
Descrição
- Ayuda en Acción está à procura de um Coordenador/a de Geração de Actividades Económicas, inspirador/a e carismático/a, em tempo completo, com sede em Pemba, Moçambique
- A Ayuda en Acción está buscando candidatos/as experientes para o cargo de Coordenador de Programas de Geração de Actividades Económicas, para desenvolver e implementar o programa Work for Progress – (W4P - Programa focado na geração de emprego e empreendimentos especialmente para mulheres e jovens em Cabo Delgado, Moçambique)
- O programa contribuirá para ampliar esforços para melhorar a situação económica da juventude através do aumento do emprego e de actividades geradoras de renda. Especificamente, o programa apoiará aos empreendedores na configuração da fase inicial das empresas e à na sua criação; e apoiará o crescimento de empresas existentes de jovens e empresários, através de assistência técnica, tutoria, treinamento empresarial e ligações de mercado
Funções
- Garantir a consecução dos objectivos estabelecidos pelo doador e pela Ayuda en Acción. O/a Gestor/a do Programa fornecerá uma orientação estratégica global ao Programa e será o responsável final pela obtenção de resultados. As suas responsabilidades específicas incluem:
- Estabelecer a estratégia do programa para os próximos dois anos de acordo com o resto de membros da plataforma W4P
- Coordenar o programa W4P em Cabo Delgado
- Coordenar e gerir o funcionamento da Plataforma W4P composta por diferentes parceiros locais e internacionais
- Monitorar o seguimento de projectos ou protótipos do Programa W4P
- Assessorar para a escalabilidade dos projectos ou protótipos
- Representar a AeA e a plataforma W4P a nível regional, nacional e internacional
- Desenvolver e implementar a estratégia para o trabalho económico e de desenvolvimento da Ayuda en Acción em Cabo Delgado
- Participar nas reuniões da Ayuda en Acción e fornecer o apoio requerido para a gestão das operações locais
- Identificar e desenvolver canais para novos negócios/geração de oportunidades de emprego
- Preparar novas propostas de projectos
- Gerir as relações com as organizações doadoras
- Recrutar, motivar e gerir os empreendedores
- Criar e implementar sistemas para a gestão da informação e dos recursos nos projectos de emprego e desenvolvimento
- Construir parcerias com sócios na implementação/execução
- Monitorar a implementação de todos os projectos
- Preparar e gerir os orçamentos para todos os projectos
- Preparar e revisar os relatórios internos e externos de todo o trabalho da AeA
- Aprovar pedidos de despesas e requisições de compras para o trabalho da AeA
- Avaliar todos os projectos e retornar conhecimentos para a AeA
- Recolher dados para alimentar os relatórios de seguimento do Programa
Requisitos
- Um mínimo de B.Sc/BA em Agricultura, Economia, Sociologia, DRM, Estudos Sociais, Agronegócios ou Cadeia de Valor ou campos relacionados. M.SC/MA em campos semelhantes é desejado
- Capacidade demonstrada para a liderança e gestão de projectos de desenvolvimento internacional financiados por doadores (elevado conhecimento do uso de quadro logico, ciclo do projectos, etc.); ou para trabalho corporativo com características similares
- 5-10 anos de experiência de trabalho no sector privado ou no desenvolvimento de pequenas e media empresas (PMEs), particularmente no reforço de capacidades, no acesso ao financiamento e a comercialização
- Vasta experiência de trabalho com start-ups/PMEs e conhecimentos profundos de boas práticas de apoio ao empreendedorismo incluído, mas não limitados ao reforço de capacidades, coaching e tutoria entre o sector privado e/ou o sector de desenvolvimento
- Experiência demonstrada na planificação estratégica e desenho de programas, de preferência com experiência em programas financiados por doadores
- Sólidos conhecimentos do sector privado/panorama das PME em Moçambique/África. O conhecimento do ambiente empresarial da província de Cabo Delgado será avaliado positivamente
- Capacidade demonstrada para envolver a atores do ecossistema, e construir modelos de parceria efectivos
- Habilidade para estruturar e gerir funções complexas, incluindo experiência na planificação de trabalho e na orçamentação das actividades
- Excelentes capacidades para a criação de redes e construção de parcerias. Excelente capacidade analítica e excelente capacidade de se adaptar às mudanças
- Habilidade para trabalhar de forma independente, para tomar iniciativas e forte capacidade para a construção de equipas
- Excelente capacidade de comunicação tanto em Português como em Inglês (falado e escrito)
- Elevadas habilidades de escrita e habilidade para escrever relatórios coerentes de acordo com as necessidades dos doadores
- Experiência em monitoria e avaliação de programas para os doadores
- Excelentes conhecimentos informáticos (Office e Outlook imprescindíveis)
- Nacionalidade moçambicana
- Disponibilidade para viajar local e internacionalmente e para deslocar-se às zonas rurais
- Flexibilidade
- Conhecimento da linga local (macua) será valorado positivamente
Benefícios
- Incorporação imediata
- Contrato de duração do projecto com período de proba que indique a lei de Moçambique
- Jornada completa de trabalho
- Local de trabalho: Pemba, Cabo Delgado
- Remuneração de acordo com a política salarial da Ayuda en Acción
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- As mulheres qualificadas são altamente incentivadas a se inscrever