A Fundación Ayuda en Acción está a recrutar um Assistente Financeiro - Programas (m/f) para Pemba, em Moçambique.
Descrição
- A Fundação “Ayuda en Acción” está a recrutar candidatos experientes para coordenar e monitorar nas escenas financeiras e administração de Programas naquelas acções e actividades a implementar pela Ayuda en Acción que contribuíram ao desenvolvimento daqueles colectivos mais vulnerável nas suas áreas de intervenção por enquanto alocadas em Cabo Delgado e Maputo
- O candidato/a escolhido/a apoiará ao departamento de administração e finanças na gestão financeira e contabilista, respeitando os princípios e os padrões contábeis aceitos em geral; gerindo os recursos financeiros, humanos, materiais e tecnológicos disponíveis, respeitando a normativa vigente aplicável para cada doador; apoiando outras áreas operacionais da organização, parceiros, comunidades, instituições públicas e outros atores relevantes para atingir os objectivos da organização nos Programas de Ayuda en Acción
Funções
- Apoio nos lançamentos contabilísticos (caixa e bancos) garantindo sua adequação às IFRS e a plano geral contável espanhol, seguindo as directrizes do Contabilista Nacional e o Administrador/a Nacional
- Gerir arquivos contabilísticos e administrativos de caixas e bancos
- Gerir o fluxo de caixa (Petty Cash)
- Apoio na gestão e controlo das actividades de tesouraria, proceder as reconciliações bancarias e gerir os níveis de liquidez baseados nas directrizes do Contabilista Nacional, do Gestor/a Financeiro/a e de nosso Departamento Financeiro na Sede, assegurando a disponibilização de recursos financeiros suficientes para a execução dos projectos
- Processar requisições internas e ordens de pagamentos de acordo com os procedimentos internos
- Garantir o cumprimento dos requisitos no âmbito legal, fiscal, contabilista e tributário, respeitando os procedimentos internos e normas locais em vigor
- Apoio em apresentar relatórios financeiros e contabilísticos de acordo com as directrizes e prazos estabelecidos pelo Gestor/a Financeiro/a e o Contabilista Nacional
- Assegurar a correcta justificação dos fundos conforme a normativa da Ayuda en Acción e dos financiadores
- Apoiar na monitoria da execução financeira e analisar os desvios nas diferentes rubricas orçamentais a contribuírem para os objectivos pretendidos pela organização
- Realizar visitas no terreno no quadro dos projectos feitos com nossas equipas locais e com parceiros locais para monitorizar e garantir o cumprimento de los acordos assinados pelas partes e, ao mesmo tempo, com nossos doadores
- Zelar pela observância das obrigações fiscais e demais procedimentos laborais, tais como Plano de Férias, Relação Nominal, INSS, IRPS, etc.
- Apoio na gestão dos recursos humanos da Fundação em Moçambique: pagamento de salários, e seguimento dos processos individuais dos funcionários garantindo a normativa local aplicável
- Apoiar a posição de Logístico em zelar pelo desenvolvimento e revisão dos procedimentos de compra e verificar o controle do inventário, de acordo com procedimentos administrativos internos estabelecidos por a organização
- Acompanhar nos processos de auditorias externas/internas, contábeis, de gestão e de execução dos projectos
- Monitorar e efectuar avaliações exaustivas contínuas no âmbito do controlo da gestão contabilística, tributária e financeira, desenvolvendo e garantindo sustentabilidade dos processos promovidos, seguindo as directrizes do Contabilista nacional e do Gestor/a Financeira de Programas
- Facilitar e apoiar a implementação de melhores práticas e mecanismos de controlo interno nos processos de gestão e administração dos recursos
- Dar qualquer suporte necessário na coordenação de todas as funções administrativas e financeiras incumbidas pela Direcção de Ayuda en Acción
Requisitos
- Formação universitária em Economia/Contabilidade/Finanças ou Administração de Empresas
- Mínimo 05 anos de experiência em departamento financeiro, idealmente dentro de uma Organização Não Governamental (ONG)
- Alto domínio da ofimática (Excel, PowerPoint, Word, etc.)
- Experiência do software de contabilidade informatizada (o conhecimento do ERP SAP será avaliado positivamente)
- Excelente capacidade de comunicação tanto em Português como Inglês (falado e escrito). Capacidade de comunicação em Macua é um plus
- Disponibilidade para viajar e para deslocar-se às zonas rurais
- Experiência demostrada aplicações e implicações do International Financial Reporting Standards (IFRS) and local PGC-NIRF na contabilidade da organização em Moçambique
- Sólidos conhecimentos e a aplicação da legislação laboral e fiscal em vigor
Benefícios
- Incorporação imediata
- Lugar de trabalho: Pemba, Cabo Delgado
- Remuneração de acordo com a política salarial da Ayuda en Acción
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados