A FDC está a recrutar um Oficial Programático - Vigilância Comunitária (m/f) para Nampula, em Moçambique.
Descrição
- A União Europeia (UE) e as Nações Unidas (ONU) lançaram um Programa Vigilância Comunitária que preconiza a participação dos membros da comunidade nas acções de preparação e resposta aos problemas de saúde a nível local (identificação de casos suspeitos de doenças e outros problemas de saúde, notificação atempada para as autoridades de saúde, seguimento dos contactos dos casos confirmados, educação da comunidade)
- A 31 de Dezembro de 2019, as autoridades sanitárias chinesas anunciaram dezenas de infecções por pneumonia na cidade de Wuhan sem uma etiologia reconhecida. Em Moçambique, o primeiro caso da COVID-19 foi declarado a 22 de Março de 2020. Numa fase em que a doença tende evoluir em Moçambique, acções de vigilância tornam-se relevantes para informar decisões de resposta adequadas para conter o problema, principalmente quando a transmissão comunitária já é uma realidade em alguns pontos do país. Vigilância é definida como a recolha contínua e sistemática, análise, interpretação e disseminação de dados sobre problemas de saúde para acções de resposta. O estabelecimento da vigilância comunitária fortalece a comunicação entre a comunidade e as autoridades de saúde, sendo essencial para a detecção e resposta precoce dos problemas de saúde
- Nesta iniciativa a FDC é responsável pela implementação do Programa na Província de Nampula, sendo por isso necessário constituir uma Equipa que integra um/a Oficial Programático- Vigilância Comunitária que deverá estar baseado naquela Província e parte integrante da Direção de Advocacia, Mobilização de Recursos e Gestão de Conhecimento. O Oficial Programático – Vigilância Comunitária responde tecnicamente a Gestora do Programa Rapariga Biz e funcionalmente ao Gestor Programático da FDC em Nampula
- A quem reporta: Gestor do Projecto
Funções
- Articular com os parceiros de implementação, Governo Provincial e os pontos focais das diferentes agências das Nações Unidas envolvidas
- Coordenar a implementação das intervenções da iniciativa Vigilância Comunitária, de acordo com o plano de actividades do programa
- Monitorar a implementação das actividades do programa
- Identificar lacunas na qualidade de execução do programa e propor soluções
- Promover e organizar encontros periódicos de coordenação e prestação de contas e resultados do programa ao nível provincial
- Supervisar as actividades do oficial de capacitação na monitoria e análise de dados chave sobre áreas do programa
- Representar a Fundação, no âmbito da Iniciativa Vigilância Comunitária, em encontros e eventos, quando solicitado
- Realizar dentro da sua área de especialidade outras tarefas que lhe forem incumbidas
- Supervisar e apoiar no processo de capacitação inicial dos Activistas e Supervisores Distritais
- Documentar as realizações do projecto através da elaboração de relatórios de progresso e de avaliação do projecto
- Contribuir no desenvolvimento das actividades da FDC ao nível provincial, devendo para isso, articular com os outros programas em curso
Requisitos
- Licenciatura em Ciências Sociais, Estudos de Desenvolvimento, Gestão de projectos ou áreas relacionadas, sendo pós-graduação nas mesmas áreas uma vantagem
- Experiência comprovada de trabalho na área de gestão de programas, de pelo menos 3 anos
- Domínio da abordagem de gestão de projectos/financiamentos baseados em resultados desempenho e método de quadro logico e planificação participativa
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- A vigilância comunitária preconiza a participação dos membros da comunidade nas acções de preparação e resposta aos problemas de saúde, a nível local, (identificação de casos suspeitos de doenças e outros problemas de saúde, notificação atempada para as autoridades de saúde, seguimento dos contactos dos casos confirmados, educação da comunidade)
- Local de actividade: O activista trabalhará na comunidade