A FHI 360 está a recrutar um Director de Monitoria, Avaliação e Aprendizagem (Monitoring Evaluation and Learning, MEL) (m/f), para Maputo, em Moçambique.
Descrição
- A FHI 360 é uma organização americana não-governamental de desenvolvimento humano, que se dedica à melhoria da vida das pessoas de forma duradoura, através de soluções integradas e locais. A sua equipa inclui especialistas em saúde, educação, nutrição, meio ambiente, desenvolvimento económico, sociedade civil, igualdade de género, comunicação, pesquisa e tecnologia - criando uma combinação única de capacidades para enfrentar os desafios actuais do desenvolvimento interrelacionado
- O(a) Director(a) de Monitoria, Avaliação e Aprendizagem (MEL) será responsável pelas componentes de monitoria, avaliação, e aprendizagem do projecto. O(a) Director(a) de MEL irá desenvolver sistemas de monitoria, avaliação, e aprendizagem do projecto. Os sistemas MEL incluirão indicadores apropriados, dados de linha de base, resultados, e um plano para avaliar o desempenho e produzir relatórios atempados, precisos e completos. O(a) Director(a) de MEL irá assegurar a disseminação e utilização dos resultados do projecto para várias partes interessadas. Esta posição está sujeita à concessão e financiamento do projecto
Funções
- Liderar o desenvolvimento e implementação do plano de monitoria, avaliação e aprendizagem do projecto, que irá incluir um plano de Colaboração, Aprendizagem e Adaptação (CLA, sigla em Inglês), e estratégias técnicas para reforçar os sistemas de informação de rotina e ad hoc e a utilização de dados para aprendizagem e tomada de decisões
- Supervisionar a gestão do conhecimento do projecto, incluindo o desenvolvimento e disseminação de ferramentas, materiais, relatórios, documentos e investigação ligada à intervenção
- Supervisionar o desenvolvimento de estratégias e ferramentas para reforçar a recolha e utilização de sistemas de informação do Planeamento Familiar nos sectores público e privado, a nível comunitário
- Liderar o desenvolvimento e monitoria de MEL e planos de trabalho
- Trabalhar em estreita colaboração com os líderes de projecto para assegurar a compatibilidade e coordenação no âmbito da M&A e a consistência com os requisitos nacionais e dos doadores
- Ser responsável pela prestação de assistência técnica e coordenação com vários parceiros para melhorar e utilizar os sistemas existentes para a recolha atempada, gestão, análise e reporte de dados válidos e fiáveis que satisfaçam os requisitos dos doadores
- Foco no reforço do sistema de M&A, reforço da capacidade dos parceiros e do pessoal, e melhoria da conformidade e apoio aos sistemas de M&A
- Desenvolver e liderar a implementação de uma agenda de aprendizagem robusta para aprendizagem contínua, colaboração e adaptação
- Realizar revisões periódicas do programa e/ou dos sistemas de M&A e participar no planeamento de acções de reforço do sistema de M&A. Fornecer orientação sobre sistemas de informação para garantia de qualidade
Requisitos
- Mestrado em Monitoria & Avaliação (M&A), epidemiologia, bioestatística, estatística, métodos de pesquisa ou área relacionada
- Ter mais de 10 anos de experiência na monitoria de programas de saúde, incluindo indicadores e medidas utilizadas no Planeamento Familiar, mudança social e de comportamento, e desenvolvimento de capacidades
- Excelente capacidade de utilizar o District Health Information Software II (DHIS II) para a elaboração de relatórios ou análises
- Excelente capacidade analítica aliada a capacidade comprovada na utilização de visuais, gráficos, diagramas mapas e GIS
- Experiência na realização de Avaliações de Qualidade de Dados e na liderança de esforços para melhoria de recolha e utilização de dados
- Excelente capacidade de articular informação técnica oral e escrita de forma clara e eficaz tanto para audiências técnicas como para as não técnicas
- Experiência demonstrada em investigação quantitativa e qualitativa rigorosa e métodos analíticos
- É preferencial a experiência num projecto financiado pelo USG, bem como com projectos relacionados com a saúde
- Ampla experiência em Colaboração, Aprendizagem & Adaptação (Collaborating, Learning, & Adapting, CLA), gestão do conhecimento e disseminação dos resultados da investigação
- Fluência em Português e forte comunicação oral e escrita e competências em Inglês
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Os candidatos interessados deverão enviar uma carta de candidatura, especificando a vaga, bem como o respectivo CV (incluindo contactos de Referência)
- Todas as candidaturas a vagas na FHI360 são gratuitas. Não se cobra qualquer valor pelo processo de Recrutamento & Selecção na FHI360