A Fundação Ariel Glaser está a recrutar um Oficial de Programas (m/f), para Marracuene, em Moçambique.
Descrição
- O OP é responsável pela operacionalização do apoio da ARIEL à Direcção Distrital de Saúde (SDSMAS) e as US autónomas na implementação, monitoria e avaliação dos serviços clínicos de HIV de qualidade (incluindo PTV, Aconselhamento e Testagem, Cuidados & Tratamento, HIV/TB) e o estabelecimento de sistemas de ligação US e comunidade. O OP deverá trabalhar em estreita colaboração com as SDSMAS e as equipes das Unidades Sanitárias alvo, respeitando o plano de actividades acordado e as normas e padrões de qualidade do Ministério da Saúde. O OP está sob supervisão da Assessor Clínico e recebe apoio de AC e o seu equipe que inclui um oficial de C&G e M&E a distância e através de visitas trimestrais de apoio
- A posição requer viagens frequentes dentro do distrito bem como viagens regulares (mensais) a sede Capital da província. O Oficial de Programa (OP) será baseado num dos distritos apoiado por ARIEL
Funções
- Funciona como ponto focal do SDSMAS e deve apoiar à planificação, implementação e monitoria dos sub-acordos com SDSMAS e US:
- Participar com equipa em apoiar o SDSMAS a avaliar as necessidades para expansão e prestação dos serviços clínicos de HIV de qualidade e desenvolvimento das propostas para sub-acordos
- Participar com equipe no desenvolvimento com SDSMAS do plano de implementação do Programa de PTV, Aconselhamento e Testagem, Cuidados & Tratamento, HIV/TB, PRN e actividades comunitários nos distritos e para cada Unidade Sanitária alvo
- Fazer o “coaching” no distrito para implementação do plano de actividades
- Confirmação e actualização do plano mensalmente
- Apoiar a planificação e preparação das actividades
- Comunicar mudanças do plano com AC e identificar necessidade/possibilidades de reajusto do plano (e re-alocação dos fundos)
- Coordenar com o Oficial de Contractos e Concessões para verificar os relatórios financeiros em relação às actividades planificadas e implementadas
- Monitoria de execução das actividades
- Monitorar o grau de implementação das actividades planificadas (actividades realizadas e não realizadas) assim como identificar desafios e estratégias para melhorar o desempenho programático e a execução financeira
- Providenciar apoio técnico para a implementação rotineira dos ciclos de melhoria qualidade dos serviços usando os instrumentos acordados nos sub - acordos incluindo a tutória clínica, estratégia de maternidade modelo, programa de Prevenção de Infecções e IMQ
- Participar na implementação do IMQ
- Apoiar aplicação instrumento Maternidade Modelo e PCI (auto-avaliação)
- Apoiar preparação, participar e contribuir às reuniões de comité de gestão de qualidade
- Apoiar a implementação do plano de melhoria de qualidade e seu seguimento/monitorização
- Apoiar implementação das recomendações de supervisões/visitas integradas em todos as áreas
- Implementar programa de tutória em PTV a tutória clínica no distrito
- Apoiar na implementação e monitorização de programa reabilitação nutricional no distrito
- Trabalhar com o NED, assegurar a implementação do sistema de M&A do Ministério da Saúde (e de EGPAF - PTS) para serviços de HIV, e prover formação em trabalho rotineira para a melhoria e garantia da qualidade dos dados (verificações de qualidade de dados recolha de dados e reporte atempado e correcto para a DPS/MISAU e o Escritório da EGPAF na Província)
- Assegurar bom preenchimento dos registos; formação em trabalho sobre preenchimento das fichas
- Apoio em tirar relatórios básicos rotineiros do PTS (e.g. dados necessários para comité gestão de qualidade obter listas BA; etc; rever relatórios mensais e trimestrais – apoio na elaboração e correcção
- Apoiar os SDSMAS no estabelecimento de um fórum distrital para facilitar a coordenação, responsabilidades e actividades dos outros parceiros do distrito e intervenientes, incluindo os outros parceiros na área de saúde, líderes e grupos comunitários
- Apoiar no processo da mapeamento das actividades e serviços comunitários, incluindo actualização trimestral
- Apoiar preparação das reuniões de coordenação trimestral
- Incluir assegurar agenda bem estabelecido
- Assegurar inclusão da retroinformação sobre progressos do programa a comunidade, retroinformação sobre qualidade dos serviços da comunidade para SDSMAS (envolvimento comunitária na MdQ)
- Apoiar na organização e facilitação
- Prover assistência técnica para implementação de actividades de apoio psicossocial aos pacientes HIV positivos que incluam a boa qualidade de aconselhamento e testagem para o HIV, o estabelecimento de grupos de apoio, ligação com a comunidade (sistema de referencia e contra-referencia) e seguimento na comunidade de pacientes HIV+ ou crianças expostas, incluindo busca activa
- Criar capacidade do ponto focal da comunidade da US para implementação das suas funções
- Assegurar implementação dum sistema clara de referência e contra-referência entre vários serviços na US e com serviços comunitários
- Criar capacidade para colheita dos dados de serviços apoio psicossocial na US e comunidade
- Criar capacidade para implementação dum sistema de seguimento do PVHIV na comunidade, incluindo VD/BA
- Apoiar o distrito na monitoria de todos os insumos necessários para a boa implementação de programa de HIV (testes, ARVs, ATPU, PCR kits, testes de CD4, livros de registo, etc.)
Requisitos
- Formado em Medicina (Técnico de medicina, Enfermagem geral, Enfermagem de SMI de nível médio) com mínimo 3 anos de experiência na prestação dos cuidados e tratamento ARV à pessoas vivendo com HIV, incluindo cuidados pediátricos e a mulher grávida HIV positiva, conhecimento e experiencia similar do programa de PTV, conhecimento de base do programa de TB
- Experiência anterior comprovada na análise básica dos dados e na implementação de ciclos de melhoria de qualidade e em programas como AIDI, Tutória Clínica, Maternidade Modelo e PCI
- Domínio de actividades de apoio psicossocial como aconselhamento pré e pós teste/TARV/Adesão
- Conhecimentos demonstrados em gestão e liderança, auto-motivação e trabalho com base em metas/resultados
- Habilidades no use do computador (Word, Excel, Outlook e PowerPoint)
- Será uma vantagem:
- Conhecimentos em facilitação de actividades de planificação, monitoria programática e financeira (Subacordos)
- Formação de base em boas práticas laboratoriais - Alguns conhecimento de base no FOGELA
- Formação de base em boas práticas farmacêuticas - conhecimento em SIMAM - gestão dos testes de HIV
- Conhecimento de processo de estabelecimento e manutenção de actividades de grupos de apoio e referência contra referência com a comunidade
- Habilidades em monitoria e avaliação de programas de HIV e uso do PTS
- Conhecimentos sólidos de Excel
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- As candidaturas acompanhadas de Curriculum Vitae em língua Portuguesa devem ser enviadas através do site de emprego, indicando no assunto o código da vaga para qual está a candidatar-se ou entregues nos nossos escritórios Sede sito na Av. Agostinho Neto, Nº 620, na Matola sito na Rua da Missão nº 315 e em Pemba na Rua da Base Moçambique, nº 640
- Para caso de esclarecimento de como candidatar-se, queiram contactar os seguintes números:84 5156656/ 843922204/849471920. N.B. Só serão contactados os candidatos selecionados a entrevistas
- Na Fundação Ariel as vagas não se pagam! Os recrutamentos são conduzidos observando estritamente os princípios de ética, integridade e transparência. A Fundação recomenda e encoraja vivamente a denúncia imediata de quaisquer actos contrários através do números: +258 84 839 8906 ou +258 84 5028115. Serão atendidas apenas para caso de denúncias!