A Oikos-Cooperação e Desenvolvimento está a recrutar um Gestor Financeiro (m/f), para Maputo, em Moçambique.
Funções
- O/A Gestor Financeiro contribuirá ao alcance dos objectivos da instituição através da sua correcta administração sob padrões da máxima qualidade, eficiência, adequação às regras dos financiadores e leis, honestidade e princípios éticos. De maneira específica, se encarregará:
- Gestão Financeira da Delegação
- Elaborar um orçamento anual da Delegação, prevendo as receitas (fontes de financiamento) que irão cobrir as despesas previstas, realizando actualizações do mesmo de forma trimestral
- Elaborar trimestralmente um plano de contas da Delegação actualizado: Receitas/Despesas/Balanço
- Participar na elaboração e manutenção dos procedimentos de gestão: abertura e uso de contas, transmissão de informação contabilística, solicitações de fundos, etc.
- Colaborar com o sector da Administração em Lisboa prestando as informações que forem solicitados e realizando as actividades que se estimassem necessárias
- Apoiar na determinação da imputação dos custos de estrutura nos diferentes projectos em curso (determinação dos projectos nos quais se imputarão os custos) e na elaboração da documentação de justificação desta imputação.
- Apoiar, capacitar e orientar à equipa de contabilidade da Delegação nas suas respectivas tarefas. Apoio à gestão financeira dos projectos
- Receber as solicitações de fundos dos projectos (enviado pelos gestores de programa), verificar o cabimento orçamental e a coerência com o plano de execução das actividades
- Informar aos gestores de programas sobre as regras de justificação das despesas (adquisições, compras, aplicações de fundos, etc.) de cada projecto
- Verificar a adequação dos justificativos das despesas e enviar orientações para a sua correcção em caso negativo, assegurando a correcção final destes
- Verificar a imputação das despesas de cada projecto de acordo com o orçamento do mesmo
- Elaborar demonstrações financeiras (execução por rúbrica) dos projectos quando for necessário (elaboração de relatórios, apresentações a financiadores, etc.) e prestar informações pontuais sempre que for solicitado pelo Gestor de Programa ou Director Nacional
- Contribuir à elaboração dos relatórios intercalares e finais dos projectos na parte financeira
- Acompanhar e colaborar com os trabalhos de auditoria dos projectos que forem executados em Moçambique
- Apoio na elaboração de propostas de projectos
- Elaboração do orçamento das propostas de projecto de acordo com os limites impostos, as actividades a realizar e as regras do financiamento esperado
- Cálculo dos overheads e margens de gestão
Requisitos
- Formação Superior em Gestão de Empresas, Economia ou Contabilidade
- Experiência demonstrada em entidades de consultoria financeira, administração de ONGs ou instituições de cooperação realizando actividades semelhantes às referidas no ponto anterior de pelo menos 5 anos
- Experiência na gestão financeira de projectos com financiamento da EU, Banco Mundial, ou instituições do âmbito das Nações Unidas será uma vantagem
- Uso profissional de ferramentas de edição (word) e folhas de cálculo (excel) e programas de contabilidade
- Uso de ferramentas de planificação, análise de dados e representação gráfica será uma vantagem
- Excelente capacidade de apresentação em público, expressão verbal e escrita
- Assertividade e capacidade de liderança perante grupos de trabalho
- Capacidade de viajar dentro do país
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Os/as candidatos/as elegíveis poderão enviar o seu CV com pelo menos 3 referências de trabalho e carta de motivação (Max 600 palavras)