Vaga

Gestor Financeiro (m/f)

Oikos - Cooperação e Desenvolvimento

A Oikos-Cooperação e Desenvolvimento está a recrutar um Gestor Financeiro (m/f), para Maputo, em Moçambique.
Funções
  • O/A Gestor Financeiro contribuirá ao alcance dos objectivos da instituição através da sua correcta administração sob padrões da máxima qualidade, eficiência, adequação às regras dos financiadores e leis, honestidade e princípios éticos. De maneira específica, se encarregará:
  • Gestão Financeira da Delegação
  • Elaborar um orçamento anual da Delegação, prevendo as receitas (fontes de financiamento) que irão cobrir as despesas previstas, realizando actualizações do mesmo de forma trimestral
  • Elaborar trimestralmente um plano de contas da Delegação actualizado: Receitas/Despesas/Balanço
  • Participar na elaboração e manutenção dos procedimentos de gestão: abertura e uso de contas, transmissão de informação contabilística, solicitações de fundos, etc.
  • Colaborar com o sector da Administração em Lisboa prestando as informações que forem solicitados e realizando as actividades que se estimassem necessárias
  • Apoiar na determinação da imputação dos custos de estrutura nos diferentes projectos em curso (determinação dos projectos nos quais se imputarão os custos) e na elaboração da documentação de justificação desta imputação.
  • Apoiar, capacitar e orientar à equipa de contabilidade da Delegação nas suas respectivas tarefas. Apoio à gestão financeira dos projectos
  • Receber as solicitações de fundos dos projectos (enviado pelos gestores de programa), verificar o cabimento orçamental e a coerência com o plano de execução das actividades
  • Informar aos gestores de programas sobre as regras de justificação das despesas (adquisições, compras, aplicações de fundos, etc.) de cada projecto
  • Verificar a adequação dos justificativos das despesas e enviar orientações para a sua correcção em caso negativo, assegurando a correcção final destes
  • Verificar a imputação das despesas de cada projecto de acordo com o orçamento do mesmo
  • Elaborar demonstrações financeiras (execução por rúbrica) dos projectos quando for necessário (elaboração de relatórios, apresentações a financiadores, etc.) e prestar informações pontuais sempre que for solicitado pelo Gestor de Programa ou Director Nacional
  • Contribuir à elaboração dos relatórios intercalares e finais dos projectos na parte financeira
  • Acompanhar e colaborar com os trabalhos de auditoria dos projectos que forem executados em Moçambique
  • Apoio na elaboração de propostas de projectos
  • Elaboração do orçamento das propostas de projecto de acordo com os limites impostos, as actividades a realizar e as regras do financiamento esperado
  • Cálculo dos overheads e margens de gestão
Requisitos
  • Formação Superior em Gestão de Empresas, Economia ou Contabilidade
  • Experiência demonstrada em entidades de consultoria financeira, administração de ONGs ou instituições de cooperação realizando actividades semelhantes às referidas no ponto anterior de pelo menos 5 anos
  • Experiência na gestão financeira de projectos com financiamento da EU, Banco Mundial, ou instituições do âmbito das Nações Unidas será uma vantagem
  • Uso profissional de ferramentas de edição (word) e folhas de cálculo (excel) e programas de contabilidade
  • Uso de ferramentas de planificação, análise de dados e representação gráfica será uma vantagem
  • Excelente capacidade de apresentação em público, expressão verbal e escrita
  • Assertividade e capacidade de liderança perante grupos de trabalho
  • Capacidade de viajar dentro do país
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
  • Os/as candidatos/as elegíveis poderão enviar o seu CV com pelo menos 3 referências de trabalho e carta de motivação (Max 600 palavras)
Esta vaga não aceita mais candidaturas

Detalhes

Perguntas Frequentes

Como posso candidatar-me a vagas através do emprego.co.mz?

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