A TechnoServe está a recrutar um Coordenador de Projecto - Programa de Agricultura (m/f), para Nampula, em Moçambique.
Descrição
- A TechnoServe tem prestado assistência técnica às indústrias moçambicanas, agronegócios e empresários com elevado potencial de crescimento há mais de 20 anos, desde que o nosso escritório abriu pela primeira vez em 1998. Temos ajudado a criar um sector agrário comercial competitivo e sustentável, que tem gerado oportunidades para pequenos produtores e fornecedores rurais, para além de novas oportunidades de emprego para os pobres rurais. Embora tenhamos trabalhado em várias cadeias de valor em Moçambique, a TechnoServe é particularmente conhecida por criar um impacto duradouro no sector do cajú. A TechnoServe trabalhou inicialmente para criar um sector de transformação do cajú no norte de Moçambique, e mais tarde também ajudou os agricultores a terem acesso aos melhores factores de produção, boas práticas agrícolas e mercados mais competitivos. A TechnoServe recebeu um financiamento da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Económico Sustentável (GIZ) para implementar um programa de trabalho em estreita colaboração com o Instituto de Amêndoas de Moçambique (IAM) para fazer a transição do sector de cajú para que seja mais sustentável, com uma visão empresarial sobre o fornecimento dos insumos químicos necessários para os produtores
- Espera-se que o programa abranja duas fases, sendo a fase I (realizada) focalizada implementação de pilotos e no desenho de uma estratégia de retirada de subsídios e a fase II (com duração de 20 meses) com ênfase na aprovação da estratégia de retirada gradual de subsídios com os parceiros relevantes. A fase II também tem um enfoque de intervenção com o sector privado e implementação de mais pilotos sobre modelos de distribuição e venda dos insumos químicos para os agrodealers e provedores de serviço de pulverização
- O/A Coordenadora do Projecto apoiará a gestão e implementação de novas actividades do projecto. Ele/Ela será também responsável por assegurar a elaboração atempada e precisa de relatórios dos doadores (tanto técnicos como financeiros)
- O/A Coordenador (a) do Projecto trabalhará sob a supervisão do Gestor do Programa
Funções
Planificação do Trabalho
- Trabalhar com o Gestor do Programa para rever planos de trabalho detalhados que se alinhem estrategicamente com as metas, os resultados e os objectivos dos projectos
- Apoiar o Gestor do Programa na actualização e aperfeiçoamento dos planos de trabalho numa base mensal
Gestão/Monitoria e Avaliação do Programa
- Apoiar o Director do Programa e o Gestor de MEL na criação de Relatórios Trimestrais de Progresso do Projecto que resumem as actividades, resultados, e desafios do trimestre anterior
- Apoiar a criação de documentos estratégicos conforme necessário, tanto em formato PPT como MS Word
- Assegurar a apresentação precisa e atempada de relatórios de medição corporativos
- Apoiar o recrutamento e contratação de consultores, bolseiros e estagiários, conforme necessário
Gestão Financeira
- Apoiar Directores de Programas e Gestores de Projectos para desenvolver orçamentos anuais da base para o topo que alinhem estrategicamente com planos de trabalho, metas e resultados
- Realizar reuniões de revisão com as equipas do Programa para assegurar que as despesas são mantidas dentro do orçamento e que acções correctivas ou revisões orçamentais ocorrem quando os desvios excedem a flexibilidade da rúbrica da linha orçamental do doador
- Apoiar as equipas do Programa para actualizar e rever as suas projecções numa base mensal e rever conforme necessário
- Assegurar a criação ou actualização de sistemas financeiros para garantir a total conformidade financeira com os requisitos de informação dos doadores. Fornecer orientação aos programas sobre a estrutura de cobrança de tempo e despesas da sua equipa, em alinhamento com o orçamento do doador e a atribuição de custos por categorias de relatórios
Relatórios dos doadores (técnicos e financeiros)
- Assegurar o cumprimento e conformidade a 100% do contrato para o projecto do doador
- Apoiar os processos de orçamento ou modificação de contratos, conforme necessário
- Ajudar na elaboração de todos os relatórios do doador, incluindo relatórios de progresso anuais e semestrais, planos anuais. Estabelecer ligação com o Analista Financeiro Regional da África Austral para desenvolver todos os relatórios financeiros
- Elaborar relatórios e propostas de apresentações para o doador
Requisitos
- Licenciatura em Relações Internacionais, Economia, Administração de Empresas ou outra área formação relevante e pelo menos 2 anos de experiência profissional relacionada necessária
- Fortes competências em gestão orçamental e análise financeira, incluindo proficiência em Excel. Orientação para o detalhe com fortes competências organizacionais, analíticas, de investigação e quantitativas
- Excelentes capacidades de comunicação escrita, incluindo experiência prévia em edição e revisão de documentos. Capaz de trabalhar em equipa com fortes capacidades interpessoais e transculturais
- Fortes capacidades de gestão de projectos, incluindo a capacidade de antecipar a procura e gerir múltiplas tarefas e projectos, cumprindo prazos apertados
- Vantagem de conhecimento de desenvolvimento rural
- Proficiência em Inglês e Português necessária
Notas
- Encoraja-se fortemente candidaturas de profissional de género feminino
- Serão contactados (as) todos (as) que estiverem seleccionados para fase seguinte
- A TechnoServe é uma empregadora de oportunidades iguais para minorias, mulheres, veteranos protegidos e pessoas com deficiência