A Contact está a recrutar para o seu cliente, uma prestigiada instituição de crédito, com 20 anos de história no País, um Coordenador do Departamento de Risco (m/f), para Maputo, em Moçambique.
Funções
- Será responsável por garantir que os riscos estão devidamente identificados e monitorados
- Produzir e enviar relatórios sobre rácios e limites prudenciais ao Banco de Moçambique de acordo com o Basileia II
- Dar parecer sobre propostas de crédito; elaborar o mapa das reservas obrigatórias
- Efectuar estatísticas para o Banco de Moçambique
- Elaborar relatório de gestão
- Calcular e elaborar o relatório das imparidades
- Fazer relatórios de risco e ALM (ALCO)
- Elaborar relatórios de crédito co- relacionado, risco de concentração bem como outras comissões e encargos
- Elaborar os relatórios e efectuar testes de esforço, disciplina de mercado e risco de taxa de juro da carteira bancária
- Elaborar relatório de ICAAP
- Elaborar e actualizar o Programa de Gestão de Riscos
- Desenvolver metodologias de medição e avaliação dos riscos bem como proposta para mitigação dos riscos
- Realizar formação “on job” da equipa do Departamento de Risco
- Rever o programa, políticas e procedimentos de gestão e controlo de risco
- Realizar a reconciliação de garantias bancárias emitidas por outras instituições de crédito
- Fornecer informação no âmbito de auditorias externas e inspecções do Banco de Moçambique
Requisitos
- Formação Superior preferencialmente em Gestão, Contabilidade e Auditoria ou Economia
- Experiência mínima de 5 anos em Gestão de Risco
- Forte conhecimento do negócio (área financeira, banca corporativa e banca de investimento)
- Conhecimento da conjuntura macroeconómica
- Conhecimento das normas e legislação aplicável
- Conhecimento do negócio, produtos e serviços
- Conhecimentos de informática na óptica de utilizador
- Domínio da língua inglesa (oral e escrito)
- Integridade e compromisso
- Habilidades de comunicação
- Orientação para a qualidade e resultados
- Liderança e gestão de equipas
- Capacidade de tomada de decisões
Benefícios
- A possibilidade de trabalhar numa Empresa que oferece condições salariais compatíveis com o grau de experiência e nível de responsabilidade da função, bem como, oportunidades de desenvolvimento pessoal
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados