A FHI 360 está a recrutar um Gestor de Projecto Adjunto (DCOP), para Maputo, em Moçambique.
Descrição
- Projecto: Estabilidade através do progresso económico, da unidade e da consolidação
da paz (STEP UP)
- A FHI 360 é uma organização de desenvolvimento global com uma abordagem rigorosa e
baseada em provas. O nosso pessoal profissional inclui especialistas em sociedade civil,
construção da paz, saúde, nutrição, educação, desenvolvimento económico, ambiente e
investigação. A FHI 360 opera a partir de 60 escritórios com 4.500 funcionários nos EUA e em
todo o mundo. O nosso compromisso com parcerias a todos os níveis e a nossa abordagem
multidisciplinar permitem-nos ter um impacto duradouro nos indivíduos, comunidades e países
que servimos - melhorando a vida de milhões de pessoas
- A FHI 360 está atualmente a recrutar para o cargo de Gestor de Projecto para um projecto de cinco
anos financiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional
(USAID) no norte de Moçambique, intitulado "Estabilidade através do Progresso Económico,
Unidade e Construção da Paz" (ou "STEP UP"). A FHI 360 prevê que o STEP UP irá apoiar
subvenções e desenvolvimento de capacidades para empresas e grupos locais inovadores para
aumentar as oportunidades de crescimento económico e diversificação e aumentar a coesão
social dentro das comunidades, com foco em áreas propensas a conflitos, incluindo, mas não
limitado a Cabo Delgado. O STEP UP permitirá que as comunidades participem mais activamente
no seu próprio desenvolvimento através da oferta direta de oportunidades e ferramentas,
incluindo, mas não se limitando a, vários desafios de subvenções para negócios e coesão social
- Resumo do cargo: O Gestor de Projecto Adjunto responderá perante o Gestor de Projecto e apoiá-lo-á na supervisão
da execução do projecto e terá um papel na prestação de apoio técnico direto ao pessoal e aos
parceiros. O Gestor de Projecto Adjunto assistirá o Gestor de Projecto no desenvolvimento e na
implementação da visão, da estratégia e da orientação técnica do projecto, assegurando o
progresso atempado em relação aos calendários, a realização e a qualidade das prestações e a
qualidade dos resultados. Supervisionará e coordenará a equipe técnica e de execução das
actividades no terreno, incluindo os parceiros de execução locais. Espera-se que o Gestor de Projecto Adjunto esteja localizado em Pemba, Moçambique, com
viagens previstas financiadas pelo projecto em toda a região norte do país. O emprego está
dependente da adjudicação bem sucedida do projeto à FHI 360, bem como da aprovação do
finalista pela USAID
Funções
- Codirigir o planeamento estratégico e operacional, incluindo o planeamento do trabalho,
e assegurar a conformidade do projecto com todos os requisitos de apresentação de
relatórios da USAID e da FHI 360
- Gestão de prazos, elaboração de relatórios, manutenção de registos e acompanhamento do cumprimento dos objectivos de referência do prémio
- Supervisionar e assegurar o bom desempenho de uma equipe de funcionários da FHI 360
e de parceiros dedicados ao projecto e responsáveis pela coordenação de todas as
actividades no terreno e pela prestação de assistência técnica e apoio ao reforço das
capacidades do pessoal do projecto, dos bolseiros e das partes interessadas
- Assistir o Gestor de Projecto na criação e manutenção de boas relações de trabalho com a
USAID, sub-donatários, representantes do Governo de Moçambique, organizações locais
e outros parceiros do programa
- Estabelecer mecanismos de acompanhamento adequados para garantir que o progresso
das actividades e os problemas específicos de execução sejam regular e prontamente
comunicados e que os objectivos do projecto sejam atingidos
- Coordenar e contribuir para todos os relatórios trimestrais de desempenho, contribuir
para as actividades de acompanhamento, avaliação e aprendizagem (MEL) e liderar
actividades seleccionadas destinadas a promover a aprendizagem e a gestão adaptativa do
projecto
- Desempenhar as funções de Gestor de Projecto 0interino na sua ausência
- Gerir o pessoal de longo prazo e os consultores de curto prazo, bem como o pessoal dos
parceiros dedicado à actividade STEP UP de forma respeitosa e transparente, garantindo a
obtenção dos resultados do projecto
Requisitos
- Pelo menos 10 anos de experiência técnica/projecto relevante na gestão de programas
complexos de desenvolvimento internacional de complexidade, orçamento e âmbito
semelhantes (incluindo liderança técnica, implementação, logística, orçamentação,
pessoal)
- Pelo menos 3 anos de experiência na liderança e gestão de projectos financiados pela
USAID ou por outros doadores, e conhecimentos das regras e regulamentos da USAID,
altamente preferidos
- Licenciatura ou grau superior numa área relevante, como resolução de conflitos,
desenvolvimento internacional, direito, ciências políticas ou ciências sociais afins; de
preferência, mestrado
- Liderança e experiência comprovadas na implementação e prestação de assistência
técnica em matéria de participação económica e meios de subsistência, desenvolvimento
das capacidades locais, mecanismos de subvenção, prevenção ou luta contra o
extremismo violento (P/CVE), desenvolvimento comunitário e resiliência, envolvimento
dos jovens, consolidação da paz e/ou actividades de educação cívica
- Capacidade fluente de falar, escrever e ler em português; é preferível a proficiência em
inglês e a familiaridade com outras línguas locais faladas no norte de Moçambique
Sucesso comprovado como gestor de projectos ou líder técnico com capacidades
organizacionais para gerir e coordenar com êxito grupos de trabalho grandes e díspares
- É preferível ter experiência em investigação, aprendizagem e gestão adaptativa
- Capacidade para desenvolver e promover relações com diversos interlocutores locais,
incluindo representantes do governo, organizações da sociedade civil, doadores e
responsáveis pela execução financiados pelos doadores
- Capacidade comprovada de gestão de pessoas
- Compromisso demonstrado com o serviço ao cliente
- Conhecimentos sólidos das dinâmicas sociais e políticas do norte de Moçambique
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Os candidatos interessados deverão enviar uma carta de candidatura, especificando a vaga, bem como o respectivo CV (incluindo contactos de Referência)
- Todas as candidaturas a vagas na FHI360 são gratuitas. Não se cobra qualquer valor pelo processo de Recrutamento & Selecção na FHI360