O CICV está a recrutar um Oficial de Engajamento Comunitário, para Pemba, em Moçambique.
Descrição
- Estamos procurando alguém metódico, responsável, orientado para o beneficiário, organizado com boas habilidades organizacionais, com bom senso de trabalho em equipe, boas habilidades de comunicação, comprometimento, iniciativa e respeito aos valores do CICV
- Propósito: O ofocial engajamento da comunidade planeia, implementa e monitora o programa de capacitação e resiliência da comunidade do CICV, parte do Projecto Montepuez, sob a supervisão e orientação do Gestor de Projecto. Acompanha os trabalhos no local e ajuda a identificar as necessidades através de avaliações e inquéritos. Mantém uma estreita relação de trabalho com as partes interessadas externas relacionadas com os seus projectos
Funções
- Identificar as necessidades através de avaliações e inquéritos
- Organizar visitas regulares ao terreno e/ou reuniões com as comunidades, autoridades e CVM (Cruz Vermelha de Moçambique)
- Realizar o desenvolvimento de capacidades e manter contactos regulares com as autoridades locais, líderes comunitários, comités de água e CVM, participando em frequentes viagens de campo para os mobilizar/ capacitar
- Apoiar o trabalho dos voluntários da CVM, parceiros e colegas nacionais envolvidos no projecto
- Preparar documentos técnicos (avaliações, relatórios, desenhos, listas de quantidades, contratos, etc.) para projectos de engenharia (centrados na construção e na reabilitação) utilizando formatos aprovados; monitorar a implementação do projecto para verificar a conformidade com os documentos do projecto, as normas do CICV e os códigos/normas de construção locais, assegurando a tomada de medidas corretivas quando necessário
- Supervisionar os consultores e/ou contratantes
- Realizar o controlo de qualidade do material adquirido e acompanhar e avaliar o desempenho dos projectos
- Contribuir para a identificação, o desenvolvimento, a apreciação, o acompanhamento, a revisão e a avaliação do projecto, assegurando que todas as iniciativas contribuem claramente para os resultados previstos do projecto (parte do acompanhamento, da avaliação, da responsabilização e da aprendizagem, MEAL)
- Fornecer valores de indicadores medidos para o progresso e relatórios finais sobre o impacto dos resultados, realizações e actividades do projecto
- Tratar e analisar os dados recolhidos e prepara o projecto de reforço das capacidades e da resiliência da comunidade e o relatório post factum
- Manter registos precisos das entrevistas e salvaguardar a confidencialidade das pessoas, conforme necessário
- Participar nas reuniões do projecto e na preparação de apresentações, relatórios e material de comunicação, conforme necessário
- Criar ficheiros do projeto em bases de dados eletrónicas (como o SharePoint ou a aplicação WatHab Project Assistant) e mante-los actualizados
- Elaborar um resumo das despesas do mês anterior e prever todas as despesas locais para os vários projectos e notificar o gestor de projecto
- Elaborar e controlar o orçamento dos projectos pelos quais é responsável, com todos os documentos comprovativos necessários
- Assumir as principais responsabilidades em todas as fases do ciclo do projecto WatHab e assegura que os objectivos técnicos, qualitativos e estratégicos do programa WatHab sejam sempre atingidos
- Preparar relatórios e estudos de implementação/progresso/viabilidade
- Fornecer informações regulares aos colegas sobre segurança, questões relacionadas com as partes interessadas, qualquer outra informação relevante e o progresso do local
- Gerir as compras de mão de obra e de materiais do projecto conforme as regras financeiras da delegação
- Administrar a transferência das infraestruturas fornecidas pelo CICV para os utilizadores finais
- Dar formação ou organizar sessões de formação e sensibilização para proprietários e utilizadores finais
- Utilizar a gestão baseada em resultados para avaliar a execução do projecto
Requisitos
- Licenciatura em engenharia civil, hídrica ou ambiental ou formação relevante em domínios como o trabalho social, a sociologia, a psicologia, as relações públicas ou a comunicação
- Excelente domínio (falado e escrito) da(s) língua(s) local(ais)
- Excelente domínio (falado e escrito) do português
- O conhecimento de inglês é uma vantagem
- Proficiência na utilização do Microsoft Office Outlook, Word, Excel e PowerPoint
- Os conhecimentos de CAD e/ou de software específico de engenharia são uma mais-valia
- Os certificados universitários adicionais são uma vantagem
- 3-5 anos de experiência profissional num domínio de actividade relacionado, por exemplo, projectos de base comunitária, projectos de engenharia participativa, formação comunitária/reforço de capacidades, etc.
- Experiência em gestão de pessoas
- Experiência prévia relevante de trabalho com comunidades e comités de água
- Demonstra experiência de trabalho em equipa e em grupo
- Experiência de promoção de iniciativas através de uma série de canais de comunicação
- Experiência de envolvimento comunitário e/ou de trabalho de proximidade
- Experiência de trabalho com grupos e de liderança
- Experiência de planeamento e gestão de eventos
- Experiência de organização e dinamização de grupos de reflexão e de realização de investigação qualitativa
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Oferecemos um trabalho dinâmico e gratificante em um ambiente humanitário e multicultural, com salários e benefícios sociais atraentes, e oportunidades de desenvolvimento por meio de treinamento interno
- Por favor, envie sua candidatura: CV, carta de apresentação, cópias de diplomas/certificados