Vaga

Director Técnico

DAI PROJECTO PROMAS

A DAI Projecto Promas está a recrutar um Director Técnico, para Nampua, em Moçambique.
Descrição
  • PROMAS (Promoção de Sistemas de Mercado Agrícola Sustentáveis) é um projecto financiado pela Agência Suíça de Desenvolvimento e Cooperação (SDC) a ser implementado em três províncias de Nampula, Niassa e Cabo Delgado no norte de Moçambique de Moçambique.  O objectivo do projecto “para melhorar a renda e as oportunidades de emprego para mulheres, homens, jovens e micro, pequenas e médias empresas através do seu envolvimento em sistemas de mercado resilientes”. O recrutamento é para a fase de implementação de Janeiro de 2024 a Dezembro de 2027
  • PROMAS baseia-se nas experiências e lições aprendidas de dois anteriores projectos de desenvolvimento de sistemas de mercado (MSD) financiados pela SDC: Inovação para Agronegócios (InovAgro), implementado pela DAI e Horti-Sempre, implementado pela SwissContact. Ambos os projectos foram implementados entre 2011 e 2021
Abordagem de MSD de PROMAS
  • O PROMAS utiliza a abordagem de desenvolvimento de sistemas de mercado (MSD) para promover a participação das PMEs e das MPMEs em cadeias de valor selecionadas: milho, horticultura, gergelim, amendoim e feijão bóer. O PROMAS promoverá o desenvolvimento de mercados de insumos agrícolas, mercados de produção, serviços financeiros e um ambiente político favorável através do envolvimento de actores do mercado da cadeia de valor, provedores de serviços e reguladores para facilitar o desenvolvimento, implementação e a expansão de modelos eficazes e sustentáveis que abordem as restricções sistémicas de desenvolvimento agrícola dos pequenos agricultores (acesso e acessibilidade limitados aos factores de produção e serviços agrícolas; resposta aos desafios de agregação para aceder a mercados de produção viáveis; serviços essenciais fracos do governo; instituições financeiras e outros provedores de serviços)
  • O PROMAS desempenha um papel facilitador e permite que os intervenientes no mercado, os reguladores e os provedores de serviços assumam a liderança na resolução dos constrangimentos ao desenvolvimento da agricultura de pequena escala. O PROMAS promoverá a adopção das alterações climáticas, promoverá a adopção de práticas agroecológicas, promoverá a equidade de género, o empoderamento dos jovens e a inclusão social
  • O PROMAS impulsionará o trabalho já realizado pelos dois projectos antecessores e procurará a colaboração com outros projectos financiados pela SDC e outros doadores
Funções
  • O Director Técnico será responsável por orientar e apoiar a implementação das intervenções do PROMAS com as abordagens detalhadas no Documento do Projecto e âmbito especificado nos planos de trabalho anuais, para alcançar os resultados especificados no quadro lógico. Especificamente, o Director Técnico terá as seguintes responsabilidades:
  • Fornecer orientação técnica e apoio aos Gestores de Intervenção (GIs) para garantir a implementação da abordagem de desenvolvimento de sistemas de mercado conforme previsto
  • Ser um membro activo da equipa da direcção sénior do projecto, fornecendo o estado e soluções fiáveis para a implementação técnica e coordenando com serviços de suporte e monitoria, avaliação e aprendizagem (MRML)
  • Desenvolver e implementar planos de trabalho operacionais e projecções de fluxo de caixa de acordo com o plano de trabalho e orçamento aprovados
  • Liderar compromissos com o governo provincial, alinhando o trabalho do PROMAS com a agenda de desenvolvimento do governo
  • ​Liderar a facilitação de ligações entre CATs e principais empresas nos mercados de produção
  • Facilitar sessões regulares de aprendizagem e reflexão com a equipa técnica para tirar lições e fazer os ajustamentos necessários nas abordagens de implementação
  • ​ Garantir que a equipa técnica integre a adaptabilidade climática e a agroecologia, o género, a juventude e a inclusão social e a gestão de projectos sensíveis a conflictos
  • Coordenar a elaboração atempada de relatórios narrativos de qualidade e credíveis para o doador
Requisitos
  • Licenciatura avançada em Economia Agrícola, Agronegócio, Economia, Negócios, Administração, ou qualquer outra área relacionada ou primeiro grau com pelo menos 15 anos de experiência comprovada
  • Mínimo de 15 anos de experiência trabalhando em projetos de agricultura e agronegócio/desenvolvimento do setor privado, com experiência comprovada em desenvolvimento de sistemas de mercados/desenvolvimento de cadeia de valor/ligações de mercado
  • 2) Forte liderança e experiência de gestão de projectos de alto nível, com competência demonstrada na gestão de equipas no âmbito de programas complexos financiados por doadores
  • Experiência comprovada na criação de parcerias de alto nível com o sector privado e o governo provincial
  • Fortes capacidades de planeamento e orçamentação, na gestão de projectos de desenvolvimento
  • Excelentes capacidades de comunicação, incluindo redação de relatórios, apresentação e facilitação, com fluência em inglês e português (tanto escrita como oral)
  • Experiência na geração e partilha de conhecimentos a nível interno e externo
  • Posição aberta apenas a cidadãos moçambicanos
Notas
  • Todos os cargos estarão baseados no nosso escritório na cidade de Nampula e requerem viagens para as províncias e outras partes de Moçambique ou fora
  • Se reunir as qualificações e desejando iniciar uma carreira numa organização de desenvolvimento internacional respeitável, envie a sua candidatura (Carta de Apresentação e CV até as 17 horas do dia 22 de Março de 2024, indique no assunto a vaga para qual si candidata
  • A sua candidatura deve descrever claramente as suas qualificações superiores e profissionais e experiência profissional relevante. O CV não deve ter mais de 4 páginas. Pode anexar documentos das qualificações relevantes, condecorações do empregador, etc. como extras às 4 páginas.
Esta vaga não aceita mais candidaturas

Detalhes

Perguntas Frequentes

Como posso candidatar-me a vagas através do emprego.co.mz?

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