A CONTACT está a recrutar para o seu cliente, uma prestigiada organização que actua na área da saúde, Arquivistas, para Matola, em Moçambique.
Funções
- Será responsável por organizar os documentos do arquivo
- Classificar documentos: codificar, decidir o suporte do registo de informação, descrever o documento (Forma e conteúdo)
- Registar os documentos: elaborar tabelas de temporalidade, estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos, descartar documentos de arquivo
- Classificar os documentos por grau de sigilo: elaborar o plano de classificação, identificar fundos de arquivos, estabelecer plano de destino de documentos
- Avaliar a documentação: ordenar documentos na base de dados (PTS/SESP) de PTV e TARV
- Transferir documentos para guarda intermediária
- Diagnosticar a situação dos arquivos
- Recolher documentos para guarda
- Definir a tipologia do documento
- Acompanhar a eliminação do documento descartado dos US
- Dar acesso a informação: Atender usuários
- Conservar acervos: Diagnosticar o estado de conservação do acervo, estabelecer procedimentos de segurança do acervo
- Higienizar documentos/acervos
- Pesquisar materiais de conservação e monitorar programas de conservação e preventiva, respectivamente
- Monitorar as condições ambientais
- Controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento
- Definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem
- Desenvolver programas de controlo preventivo de infestações químicas e biológicas
- Acondicionar documentos/acervos
- Assessorar o projecto arquitetónico do arquivo
- Definir a migração para outro tipo de suporte
- Planear a implantação do gerenciamento de documentos eletrónicos e adopção de novas tecnologias para recuperação e armazenamento da informação, planear a ocupação das instalações físicas e administrar prazos
- Implantar procedimentos de arquivo, produzir normas e procedimentos técnicos
- Orientar a organização de arquivos correntes, manter actualizados o PTS (processo clínico, FILA, Livro de Registo da Farmácia, Receita, Livros TARV, Grávidas HIV+ da PTV, Livro de TB, TPI, …), supervisionar a implantação e a execução do programa de gestão de documentos e de arquivos, respectivamente
- Formar biblioteca de apoio às actividades técnicas
- Gerar condições para o gerenciamento eletrónico de documentos
- Considerar aspectos jurídicos relativos a constituição dos arquivos
- Comunicar-se, sensibilizar para a importância de arquivos, participar de palestras, convénios científicos, preparar materiais, actividades e palestras para o público interno, estabelecer diálogo com usuário, apresentar trabalhos técnicos e científicos, manter intercâmbio com profissionais de Instituições congêneres
- Apoiar em actividades que visam melhorar a qualidade de Informação produzida ao nível da Unidade Sanitárias ou Distrito, dos implementados pela Unidade Sanitária
- Coordenar o Fluxograma dos processos clínicos desde o arquivo, consulta, registo nos livros TARV, digitação no PTS, e seu arquivo
- Utilizar recursos de informática, sempre que possível
- Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade, associadas ao ambiente organizacional/US
Requisitos
- Nível básico concluído
- Mínimo de 1 ano de experiência numa função similar
- Idade não inferior a 35 anos
- Fluência na língua portuguesa e língua local
- Forte capacidade de organização
- Bons conhecimentos de informática na óptica do utilizador
- Boa capacidade de comunicação oral e escrita
- Capacidade de trabalhar sob pressão
Benefícios
- A possibilidade de trabalhar numa Empresa que oferece condições salariais compatíveis com o grau de experiência e nível de responsabilidade da função, bem como, oportunidades de desenvolvimento pessoal
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados