O CICV está a recrutar um Oficial de Saúde do Trabalhador, para Pemba, em Moçambique.
Descrição
- O Oficial de saúde do trabalhador 1 é o ponto focal para todas as questões relacionadas com a saúde do trabalhador do CICV na sub-delegação de Pemba. Conforme a estratégia de saúde do trabalhador do CICV e em colaboração com o pessoal médico no local, promove e mantém a saúde física e mental do pessoal do CICV. Aplica a estratégia de saúde do pessoal em sete domínios identificados nomeadamente : 1. Política de saúde do pessoal; 2. Prevenção; 3. Cuidados de saúde e emergências médicas; 4. Gestão do estresse e situações de crise; 5. Seguros de saúde; 6. Gestão da informação médica; 7. Acompanhamento, avaliação e feedback
Funções
- Efectuar sessões de informação sobre saúde para todo o novo trabalhador residente do CICV
- Avaliar e supervisionar as condições de vida na subdelegação e em todas estruturas locais, promover as normas gerais de higiene (por exemplo, condições habitacionais, utilização de redes mosquiteiras, filtros de água, normas de higiene do pessoal de apoio, aconselhamento nutricional)
- Apoiar o Oficial de Saúde do trabalhador 2 (SHO 2) na organização de exames médicos para todo o trabalhador residente local aquando do recrutamento (Aptidão Para Trabalhar), para o trabalhador do CICV que vai em missões de exposição ou de apoio e para todos os motoristas anualmente
- Apoiar o Oficial de Saúde do trabalhador 2 (SHO 2) na organização de formação em primeiros socorros (FA) para todo o trabalhador, com a Sociedade Nacional e/ou os departamentos de primeiros socorros ou, na impossibilidade de ambos, apoiar o Oficial de Saúde do trabalhador (SHO 2) na facilitação da formação
- Manter o estoque e assegurar a reposição dos medicamentos obrigatórios e dos medicamentos essenciais, incluindo o material de Primeiros Socorros, os kits pós-exposição, nas instalações e nos veículos da subdelegação e das subestruturas
- Controlar os certificados de doença do pessoal residente em coordenação com o gestor de RH e do SHO 2, assegurando o cumprimento da legislação laboral e o bem-estar dos trabalhadores
- Ocupar-se dos acidentes imediatos e das emergências médicas dos trabalhadores do CICV
- Gerir os formulários de acidente e transmiti-los ao responsável de RH
- Aconselhar e orientar os trabalhadores sobre problemas relacionados com a saúde, respeitando o sigilo médico
- Ajudar na marcação de consultas médicas e no processo de admissão e alta hospitalar
- Efetuar visitas ao trabalhador hospitalizado do CICV
- Estabelecer e manter contacto com as unidades de saúde
- Gerir as visitas médicas e as faturas dos trabalhadores
- Processar todas as faturas médicas (folha de rosto, etiquetas verdes de contabilidade) e validar as despesas médicas
- Em conjunto com o SHO 2, gerir casos especiais, incluindo faturas médicas acima do limite
- Tratar da correspondência médica com os prestadores de cuidados de saúde (correio eletrónico, telefonema, carta)
- Identificar os casos que não se enquadram nas políticas de cobertura do CICV e coordenar o seu manuseio com o SHO 2
- Comunicar ao SHO 2 quaisquer irregularidades relativas a baixas por doença ou faturas médicas
- Com o SHO 2, avaliar as estruturas médicas disponíveis e a qualidade dos serviços prestados; identificar e controlar os serviços de encaminhamento e tratamento do pessoal do CICV
- Criar e manter ficheiros médicos individuais do pessoal residente (relatório médicos, atestados, cópia das faturas, etc.)
- Informar regularmente o SHO 2 das atividades realizadas
- Aplicar a política de gestão do estresse do CICV a todo o pessoal e realizar atividades/sessões de disseminação para o pessoal
Requisitos
- Licenciatura relevante em Enfermagem, de uma universidade reconhecida, e registro na Órdem dos Enfermeiros de Moçambique e outras entidade legais e competentes nacionais
- Experiência profissional mínima de 3 a 5 anos num domínio semelhante (em ambiente dinâmico)
- Experiência numa organização internacional ou ONG
- Excelentes competências informáticas (Word, Excel, Power point)
- Excelente domínio da língua portuguesa escrita e falada, e domínio adequado da língua inglesa (conhecimentos de francês são uma mais-valia)
- Atento aos pormenores, rigoroso e com elevado sentido de confidencialidade e integridade
- Bom trabalhador de equipa e capacidade de planeamento de tarefas
- Orientação para objectivos, capacidade de trabalhar de forma independente com um mínimo de supervisão, tomar iniciativas e tomar decisões
- Elevado grau de flexibilidade e capacidade de reacção
- Capacidade para desenvolver e manter uma rede de contactos importantes
- Boas capacidades de negociação e comunicação
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Por favor, envie sua candidatura: CV, carta de apresentação, cópias de diplomas/certificados
- O CICV procura alguém metódico, responsável, orientado para o beneficiário, com boas habilidades organizacionais, com bom senso de trabalho em equipe, boas habilidades de comunicação, comprometimento, iniciativa e respeito aos valores do CICV
- Oferecemos um trabalho dinâmico e gratificante em um ambiente humanitário e multicultural, com salários e benefícios sociais atraentes, e oportunidades de desenvolvimento por meio de treinamento interno
- O CICV não solicita qualquer tipo de benefícios monetários em troca de vaga. O CICV reserva-se ao direito de anular qualquer candidatura resultante te actos ilícitos