A Fundação Ariel Glaser está a recrutar um Oficial de Saúde Materna Infantil, para Namuno, em Moçambique.
Descrição
- Funciona como ponto focal do SDSMAS nas áreas de SMI/PTV, VBG/DREAMS e CACUM e deve apoiar à planificação, implementação e monitoria das actividades planificada de acordo com as normas do MISAU e seguindo o plano concordado com o Governo da Província e distrital em todos os programas acima mencionados
Funções
- Participar com equipa do SDSMAS na avaliação das necessidades para expansão e prestação dos serviços clínicos de SMI/PTV, VBG/DREAMS e CACUM de qualidade e desenvolvimento de propostas na área para integração nos sub-acordos
- Participar com a equipe do SDSMAS no desenvolvimento do plano de implementação dos Programas de SMI/PTV, VBG/DREAMS e CACUM incluindo, apoio e monitoria da implementação das actividades ao nível de todos os sectores de SMI, e na comunidade
- Trabalhar em estreita coordenação e harmonia com a Responsável distrital de SMI por forma a melhorar a qualidade de provisão de serviços clínicos de SMI/PTV, VBG/DREAMS e CACUM:
- Elaborar e operacionalizar o plano de formação (formal e em trabalho) do pessoal de SMI dos SDSMAS de acordo com as necessidades
- Apoiar na implementação das normas de PTV, VBG, DREAMS e CACUM através da capacitação gradual e faseada de todas ESMI do distrito
- Com apoio das mentoras operacionalizar medidas inovadoras para:
- Rastreio activo de crianças elegíveis a testagem de HIV nos serviços de CCS/PAV, CCR, triagem e internamento pediátrico
- Retestagem das MG e ML nos sector de SMI
- Testagem de parceiros em todos sectores de SMI e envolvimento do homem nos serviços de SMI
- Integração de PF no serviço de HIV
Rastreio de CACUM e tratamento das lesões pre-cancerosa e referenciamento para os hospitais de referência
- Apoiar a implementação e monitorar a estratégia de mães mentoras
- Participar na elaboração dos planos de Melhoria de Qualidade das US e monitorar as actividades do plano de ação
- Atender e prestar apoio técnico as colegas para os casos de violência baseada no género (GBV).
- Participar nas visitas de supervisão distrital de SMI, PTV, VBG/DREAMS e CACUM
- Participar no exercício de planificação anual de elaboração do PES Distrital
- Apoiar na organização e realização das reuniões de comité de gestão de qualidade
- Apoiar na implementação das recomendações das supervisões/visitas integradas em todos as áreas
- Em estreita colaboração com o Oficial de programa Clinico, trabalhar com as ESMI e o NED para assegurar a implementação do sistema de M&A do MISAU e e-PTS dos programas de SMI/PTV, VBG/DREAMS e CACUM:
- Monitorar o preenchimento correcto dos instrumentos de registo de SMI/PTV, VBG/DREAMS e CACUM através da capacitação em trabalho para a geração de dados de qualidade
- Em colaboração com as ESMI da US, elaborar os resumos mensais de cada sector e programa SMI/PTV, VBG/DREAMS e CACUM e fazendo as devidas triangulações das diferentes fontes
- Apoiar o distrito/ sector de SMI na monitoria de todos os insumos necessários para a boa implementação de programa de HIV (testes, ARVs, ATPU, PCR kits, testes de CD4, DBS para CV, livros de registo, etc.)
- Apoiar o distrito/ sector de SMI na monitoria de todos os insumos necessários para a boa implementação de programa de SMI/PTV, VBG/DREAMS e CACUM (testes, ARVs, ATPU, PCR kits, testes de CD4, livros de registo, etc.)
SAAJ
- Em coordenação com Ponto focal de SAAJ e de HIV Organizar a paragem única para adolescentes e jovens em todos os SAAJs específicos
- Garantir que o SAAJ ofereça todos os serviços preconizados no pacote de SSRH (Rastreio e Tratamento de ITS, Testagem para HIV, PREP, CPN, Contraceção, TARV rastreio e oferta de cuidados pós VBG)
- Assegurar a qualidade dos serviços prestados aos adolescentes e jovens através de tutorias e supervisão formativa para ESMI alocadas no SAAJ
- Apoiar a ESMI alocada no SAAJ na elaboração do plano de trabalho que inclui a visita na comunidade e nos Cantos de Saude Escolar
- Planificar e realizar as avaliações internas da qualidade de SAAJ e o plano de ação
- Apoiar na gestão de consumíveis
- Apoiar a ESMI do SAAJ na monitoria das atividades dos atores comunitários alocados no SAAJ incluindo as AJM
DREAMS
- A oficial de ESMI deve trabalhar em estreita colaboração com oficial do campo do parceiro comunitário; realizar encontros para coordenação de atividades
- Garantir o recrutamento das beneficiarias certas através de mentoria para as ESMI e conselheiros alocados no SAAJ
- Monitorar a oferta de sessões clínicas para as beneficiarias de acordo com a faixa etária; assegurar que todas meninas recrutadas no SAAJ assinam o consentimento informado e que são referidas para comunidade
- Garantir que as ESMI do SAAJ visite os Cantos de Saude Escolar e clubs de raparigas
- Monitorar e apoiar a introdução de dados do DREAMS na Plataforma DDREAMS Layering Tool
- Em coordenação com oficial de monitoria e avaliação e supervisoras da comunidade realizar sessões para introdução de dados na DLT
VBG
- Trabalhar em colaboração com o ponto focal distrital e realizar formação em trabalho no pacote básico de VBG para todos os provedores na sede e periferias
- Garantir que todo provedor tenha conhecimento sobre o rastreio e oferta de cuidados pós VBG através de formações continuas a todos provedores em matérias de VBG (Rastreio de Rotina, Preenchimento dos instrumentos e oferta da PPE)
- Apoiar o ponto focal na organização do fluxo para oferta de Cuidados pós VBG e seguimento das vitimas ate ao termino da PPE e retestagem
- Organizar monitorar e garantir a reposição dos medicamentos nos KITS de PPE
- Assegurar a realização dos encontros técnicos multissetoriais distritais
- Apoiar na planificação e a realização das avaliações internas de IMD/VBG
- Implementar o Rastreio de VPI nas portas recomendadas incluindo na comunidade
- Garantir a qualidade de dados de VBG através de: Correção dos instrumentos de registo, incluindo a ficha da 1ª intenção, preenchimento do resumo diário e elaboração do A resumo mensal e repórter no SISMA
Requisitos
- Formado em Enfermagem de SMI de nível médio com mínimo 3 anos de experiência na prestação dos cuidados de SMI incluindo a oferta de PTV na mulher grávida/lactante e seguimento da criança exposta ao HIV com conhecimentos básicos do programa de TB
- Experiência anterior comprovada na análise básica dos dados e na implementação de ciclos de melhoria de qualidade e em programas como AIDI, Tutória Clínica, Maternidade Modelo e CACUM
- Domínio de actividades de apoio psicossocial como aconselhamento pré e pós teste/TARV/Adesão
- Conhecimentos demonstrados em gestão e liderança, automotivação e trabalho com base em metas/resultados
- Habilidades no use do computador (Word, Excel, Outlook, PowerPoint)
- Será uma vantagem:
- Conhecimentos em facilitação de actividades de planificação, monitoria programática e financeira (sub-acordos)
- Conhecimento de processo de estabelecimento e manutenção de actividades de grupos de apoio e referência contra referência com a comunidade
- Habilidades em monitoria e avaliação de programas de HIV e uso do PTS
- Conhecimentos sólidos de Excel
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- As candidaturas acompanhadas de Curriculum Vitae em língua Portuguesa devem ser enviadas até ao dia 31 Agosto de 2024, através do site de emprego, indicando no assunto o código da vaga para qual está a candidatar-se ou entregues nos nossos escritórios Sede sito na Av. Agostinho Neto, Nº 620, na Matola sito na Rua da Missão nº 315 e em Pemba na Rua da Base Moçambique, nº 640
- Na Fundação Ariel as vagas não se pagam! Os recrutamentos são conduzidos observando estritamente os princípios de ética, integridade e transparência. A Fundação recomenda e encoraja vivamente a denúncia imediata de quaisquer actos contrários a estes princípios através dos números: 84 502 8115 ou 84 515 6656