O Millenium Challenge Account (MCA) está a recrutar um Especialista em Aquisições, para Maputo, em Moçambique.
Descrição
- O Governo da República de Moçambique assinou um acordo de cinco anos ("Compacto") com a
Millennium Challenge Corporation ("MCC") para financiar programas específicos destinados a reduzir a
pobreza e estimular o crescimento económico. A MCC é uma agência do Governo dos Estados Unidos da
América que se dedica a ajudar países dedicados à boa governação, liberdade financeira e investimento
em pessoas. Uma Entidade Responsável denominada Millennium Challenge Account-Moçambique
("MCA - Moçambique") foi criada e designada pelo Governo da República de Moçambique para
implementar o Compacto
- Compacto de Conectividade e Resiliência Costeira de Moçambique:
- A Millennium Challenge Account - Moçambique, em colaboração com o Governo da República de
Moçambique e a Millennium Challenge Corporation do Governo dos Estados Unidos da América,
implementa projectos ao abrigo do Compacto de 537,5 milhões de dólares que aborda os desafios de
desenvolvimento no país, com um enfoque geográfico na província da Zambézia. O Compacto consiste
em três projectos, nomeadamente:
- O Projecto de Conectividade e Transportes Rurais (CTR) visa reduzir o custo dos transportes na
província da Zambézia, aumentar a resiliência da rede rodoviária, melhorar o acesso aos serviços sociais
e promover a mobilidade das mulheres
- O Projecto de Promoção da Reforma e do Investimento na Agricultura (PRIA) visa aumentar os
investimentos agrícolas e a produtividade e os rendimentos dos pequenos agricultores e de outros
actores na cadeia de valor em Moçambique
- O Projecto de Meios de Subsistência Costeiros e Resiliência Climática (CLCR) visa ao combate a degradação dos ecossistemas costeiros, incluindo a sobre-exploração das pescas, para que os ecossistemas mais produtivos sejam restaurados à sua função
Objectivo da Posição
- O Especialista em Aquisições, sob a supervisão do Director de Aquisições, assegura que todas as
transacções de aquisições são implementadas de acordo com as Diretrizes de Aquisições do
Programa da MCC (PPG), consolida e supervisiona todas as actividades de aquisições e apresenta
relatórios sobre o progresso dessas actividades
- O Especialista em Aquisições também assiste o Director de Aquisições na ligação com o Agente de
Aquisições, a Unidade de Consultoria de Gestão, a MCC e entidades externas de uma variedade de
sectores especializados em todas as actividades de aquisições e facilita a interação harmoniosa
entre todos os elementos do processo de aquisições. Um aspeto fundamental desta
responsabilidade envolve a sincronização dos elementos substantivos e processuais das actividades
de aquisição
Funções
Supervisão e Conformidade das Aquisições
- Supervisionar a prestação de vários serviços de aquisições em toda a organização,
assegurando que a qualidade dos serviços prestados satisfaz as necessidades da organização
e é consistente com os padrões de aquisições da MCC/MCA
- Aconselhar sobre os sistemas de aquisições da MCA-Moçambique e das entidades
implementadoras e determinar a sua conformidade com os padrões da MCC, identificar
questões e riscos e apoiar exercícios de auditoria interna e externa
Coordenação e Aconselhamento
- Monitorar e coordenar com o Agente de Aquisições para gerir de perto o progresso das
aquisições em relação aos Planos de Implementação de Aquisições
- Coordenar com a direcção e o pessoal da MCA para garantir que todos compreendem as
suas respectivas funções e responsabilidades na execução das aquisições, apreciam a
natureza crítica das suas responsabilidades e estão conscientes das graves consequências de
prazos não cumpridos e de contribuições inaceitáveis
- Avaliar os pedidos de aquisições técnicas e garantir que estão alinhados com os planos de
aquisições
- Coordenar com o agente de aquisições o planeamento e a implementação dos processos de
aquisições técnicas e de concursos para garantir a transparência, a conformidade com as
normas de aquisições da MCC/MCA, a qualidade dos bens e dos fornecedores e a
documentação
- Aconselhar a direção sobre questões gerais relativas às operações de aquisição e apresentar
recomendações para melhorar a prestação de serviços e a eficiência
Monitorar o fluxo de aquisições para determinar os principais problemas que afectam a entrega, a eficiência e a pontualidade das aquisições
- Antecipar as necessidades de aquisição de toda a organização, de acordo com as tendências
e projecções de aquisição, a fim de manter a boa prestação dos serviços previstos.
- Assistir a equipa de gestão da MCA, particularmente os Diretores de Projeto da MCA e a
equipa Jurídica da MCA, na interpretação e aplicação de várias disposições contratuais no
que diz respeito ao desempenho dos empreiteiros e ao cumprimento das obrigações
contratuais em geral, e especificamente no que diz respeito a pedidos de prorrogação de
prazos ou pagamentos extra por parte dos empreiteiros
Gestão dos Contratos e Medidas Antifraude
- Supervisionar a administração dos contratos e o processo de alteração/modificação em
coordenação com a direção da MCA, incluindo os diretores de projeto da MCA.
- Desenvolver e aplicar medidas de sensibilização e de combate à fraude e à corrupção, com
ênfase nos processos de aquisição e de execução de contratos, em colaboração com o
pessoal de Aquisições da MCA, o(s) Agente(s) de Aquisições, os Diretores de Projectos da
MCA e outros gestores, as equipas financeiras e jurídicas da MCA e a MCC
- Rever os relatórios apresentados pelo Agente de Aquisições e assegurar que o Agente de
Aquisições mantém registos de todas as actividades de aquisição
Garantia de Qualidade e Relatórios
- Supervisionar a qualidade da entrega examinando os pedidos de aquisição, a qualidade dos
bens e outra documentação relevante para garantir a conformidade com os planos de
trabalho estabelecidos, bem como com as normas da MCC/MCA
- Trabalhar com o Director de Aquisições e com o Agente de Aquisições para estabelecer
contactos regulares com a Unidade de Assessoria de Gestão, a fim de garantir que os dados
relativos às aquisições sejam integrados nos relatórios gerais de gestão do programa
- Executar tarefas e responsabilidades adicionais atribuídas pelo Director de Aquisições da
MCA ou pelo Director Executivo
Requisitos
- Licenciatura em Administração de Empresas, Gestão da Cadeia de Fornecimento, Aquisições,
Direito, Engenharia ou numa área equivalente relacionada) ou certificação em aquisições (por
exemplo, CIPS)
- Competências Técnicas:
- Mínimo de seis (6) anos de experiência especializada ou variada em cadeia de abastecimento,
aquisições e/ou logística
- Experiência na elaboração e/ou revisão de documentos de contratação (documentos de
concurso, relatórios de avaliação, contratos, etc.) para todas as categorias de contratação
(bens, obras, serviços)
- Experiência de trabalho anterior com doadores internacionais ou agências de
desenvolvimento é uma vantagem
- Experiência em sistemas e processos de gestão de contratos públicos
- Conhecimentos Linguísticos e de Tecnologias da Informação
- Conhecimentos sólidos de informática, com proficiência na utilização de programas comuns
- do Microsoft Office (Word, Excel e PowerPoint) e familiaridade com sistemas de informação
de gestão de aquisições (por exemplo, SAP)
- Excelentes capacidades de comunicação escrita e verbal em português
- Proficiência em inglês oral e escrito
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Indique a fonte desta vaga na sua candidatura: emprego.co.mz
- Localização: Esta posição é baseada em Maputo
- Escala salarial: Esta posição enquadra-se no Grau “C” da Tabela Salarial do MCA-Moçambique
- A data limite para a receção das candidaturas é 23:59, hora de Maputo, 6 de Outubro de 2024. Note-se que só serão aceites as candidaturas apresentadas através do portal online (Tenderwell). Não serão aceites quaisquer candidaturas apresentadas através de outros canais
- O MCA-Moçambique não cobra quaisquer taxas em qualquer fase do processo de recrutamento. Se lhe for solicitado o pagamento de uma taxa em qualquer fase do recrutamento, contacte - mozambique@developmentaid.org
- Certifique-se de que inclui os seguintes documentos:
Curriculum vitae (preferencialmente em português e inglês) contendo experiência profissional detalhada (por favor use o guia de CV disponível para download no final da descrição da vaga em Mozambique_Tenderwell Jobs)
- Carta de apresentação confirmando interesse e disponibilidade
- Cópias dos certificados de habilitações literárias do ensino superior e profissionais
- Se tiver dificuldades em candidatar-se online, contacte mozambique@developmentaid.org para obter assistência