A SDO Moçambique está a recrutar um Especialista em Gestão das Finanças Públicas, para Maputo, em Moçambique.
Descrição
- No âmbito de um acordo de cooperação delegada com o Governo da Flandres, a Agência Belga de Desenvolvimento (Enabel) procura actualmente um Especialista em finanças públicas (m/f) para a segunda fase do projeto Public Finance Management for Service Delivery (PFM4SD) no sector da saúde. Esta fase do projecto decorre até ao final de 2026 e será acompanhada por uma estratégia de saída desta Assistência Técnica pelo que para apoiar esta última fase do projecto, pretende-se recrutar um especialista em gestão das finanças públicas
- Objectivo da função: O especialista em gestão das finanças públicas prestará Assistência Técnica ao Ministério da Saúde (MISAU) e será responsável por apoiar a execução das actividades do projeto, nomeadamente: fornecer e coordenar os contributos técnicos necessários para melhorar a planificação e orçamentação das actividades do sector, baseada em políticas e assegurar a partilha e a gestão de conhecimento no MISAU
Funções
- Na qualidade de Especialista das Finanças Públicas, deve , apoiar o desenvolvimento de ferramentas e técnicas analíticas de gestão das finanças públicas que apoiem a DPC na orçamentação das actividades baseada em políticas
- Apoiar o desenvolvimento das capacidades dos departamentos do MISAU através de uma abordagem de formação sustentável destinada a reforçar a utilização do Excel e de ferramentas de TI que geram provas e análises de tendências utilizando informações sobre finanças públicas
- Na qualidade de gestor de conhecimentos, organizar a partilha e a gestão de conhecimentos nas áreas temáticas da gestão das finanças públicas e do financiamento da saúde através do lançamento de actividades de comunicação e sessões de advocacia. Gerar análises e partilhar mensagens-chave com os níveis técnicos e de gestão do MISAU, bem como com outros intervenientes no sector da saúde
- Como contribuição para o diálogo político entre o MISAU e os parceiros de desenvolvimento, participar e fornecer contributos técnicos contínuos para os processos de planeamento estratégico através do Grupo de Trabalho Técnico de Planeamento, Financiamento e Investimento Estratégico e do Grupo de Trabalho Técnico de Sistemas de Informação Sanitária, bem como de outros grupos de trabalho (Gestão das finanças públicas e Descentralização), sempre que a oportunidade e a necessidade surgirem
Requisitos
- De preferência Mestrado em Economia, Gestão Financeira, Políticas e Gestão Públicas ou áreas afins
- Licenciatura em economia, contabilidade e auditoria, gestão de empresas ou áreas afins
- Pelo menos 10 anos de experiência relevante em finanças públicas, de preferência no sector da saúde
- A experiência em projectos de cooperação para o desenvolvimento é uma vantagem
- Competências e conhecimentos necessários
- Conhecimentos tecnológicos e conhecimentos avançados de software (especialmente Excel)
- Excelentes competências analíticas e capacidade de sintetizar informações complexas
- Conhecimentos sobre as abordagens de reforço dos sistemas
- Conhecimentos sobre as abordagens de transferência de conhecimentos
- Familiarizado com a gestão para resultados
- Conhecimentos sobre teorias de mudança
- Ser fluente em português e ter um nível avançado de inglês
- Orientado para o serviço e para a solução
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados