A CONTACT está a recrutar para o seu cliente, uma prestigiada empresa que actua na área de logística, um Oficial de Higiene, Segurança, Ambiente e Qualidade, para Maputo, em Moçambique.
Funções
- Reportando ao Head of Shared Services, será responsável por apoiar o Chefe de SHEQ; gerir com eficiência as operações ligadas a todos os aspectos das iniciativas de saúde, segurança, qualidade e meio ambiente; auxiliar no desenvolvimento e implementação de planos de gestão de HSQE (higiene, segurança, ambiente e qualidade), conduzindo avaliações de risco, coordenando programas de treinamento e mantendo registros para garantir a conformidade com os regulamentos
- Realizar a promoção de uma cultura de segurança e responsabilidade ambiental entre funcionários e partes interessadas; auxiliar na implementação dos planos e políticas de gerenciamento de HSEQ e conformidade com a legislação aplicável e requisitos do sistema; garantir a conformidade com os requisitos e políticas institucionais do governo
- Fornecer aconselhamento oportuno ao gerente de projeto e aos supervisores de projeto sobre a implementação eficaz dos planos de gestão de HSEQ; desenvolver, implementar e monitorar planos de resposta e gestão de emergências; realizar avaliações de risco e aplicar medidas preventivas
- Interromper quaisquer atos ou processos inseguros que pareçam perigosos ou prejudiciais à saúde; registrar e investigar incidentes para determinar as causas e lidar com reivindicações de indenização trabalhista; assessoria em compras na compra de itens relacionados a HSEQ; participar de auditorias e inspeções de sistemas internos e externos do projeto (IS045001, ISO14001 e ISO9001)
- Preparar todos os programas de treinamento de HSE de acordo com os regulamentos exigidos e preparar um cronograma de todos os programas de treinamento
- Garantir que todos os funcionários recebam treinamento adequado e participem de diversas reuniões de comitês no local; coordenar reuniões do comitê de saúde e segurança e reuniões semanais de HSEQ; discutir a segurança e a saúde como um valor em todas as reuniões
- Manter e manter registros de OHSE de acordo com as regulamentações nacionais, requisitos da empresa e do sistema de HSEQ; garantir o uso adequado de formulários de HSEQ (ou seja, reunião de segurança, Take-5, identificações de perigo, JSEAs, inspeções pré-início, observações de tarefas planejadas, etc.) e fornecer treinamento e coaching quando deficiências forem observadas
- Dar um exemplo pessoal em todas as questões de saúde, segurança e meio ambiente
Requisitos
- Licenciatura em Ciência e Gestão do ambiente, Engenharia ambiental, gestão de segurança ou areas afins
- Formação de auditor em chefe/Assessor em qualquer uma das matérias seguintes: Sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001:2015, Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001:2015, Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional ISO 45001:2018
- Minimo de 3 a 5 anos de experiencia em HSE e gestão de qualidade
- Bons conhecimentos de informática e aplicações relacionadas (MS Office, Outlook, Word, Excel e PowerPoint)
- Conhecimento e compreensão dos regulamentos e procedimentos locais, de segurança, ambientais e de saúde
- Conhecimento profundo da legislação e procedimentos relevantes
- Fortes habilidades de comunicação, apresentação e relacionamento interpessoal
- Habilidade na realização de inspeções de HSEQ no local
- Capacidade de desenvolver e implementar procedimentos de trabalho seguros e conduzir investigações de acidentes
- Disponibilidade para trabalhar em local remoto
- Carta de condução de veículos manual, Nacional ou Internacional, válida
Benefícios
- A oportunidade de integrar uma equipa de trabalho forte e dinâmica, que proporciona um pacote de remuneração compatível com as qualificações e experiência demonstradas
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados