Vaga

Oficial de Parcerias e Angariação de Fundos

AMPCM - Associação Moçambicana de Promoção do Cooperativismo Moderno

A AMPCM está a recrutar um Oficial de Parcerias e Angariação de Fundos, para Maputo, em Moçambique.
Descrição
  • A Associação Moçambicana para Promoção do Cooperativismo Moderno (AMPCM) é uma organização sem fins lucrativos criada em 2010, com estatutos publicados no BR n° 15, Serie III de 14 de Abril de 2010. A AMPCM tem como objectivo: desenvolver e promover um modelo de cooperativas modernas como forma sustentável de promoção da riqueza no país
  • A AMPCM foi criada na sequência do reconhecimento pelo Estado moçambicano do papel das cooperativas modernas na promoção do desenvolvimento sustentável estabeleceu e promulgou a Lei 23/2009, de 28 de Setembro - a Lei Geral sobre as Cooperativas. Para dinamizar o movimento cooperativo moderno nacional, foi criada a AMPCM como uma organização “APEX” de agregação das cooperativas nacionais
  • A AMPCM estabeleceu o seu Plano estratégico para o período de 2024 a 2029 que tem por objectivo de contribuir para o fortalecimento do movimento cooperativo moderno, em Moçambique, através da promoção da educação cooperativa, prestação de serviços de desenvolvimento de cooperativas autogeridas, sustentáveis aos níveis de organização, actividades económicas, social e ambientalmente
  • A missão da AMPCM é promover e consolidar o cooperativismo moderno, contribuindo para um ambiente favorável para o estabelecimento, funcionamento e desenvolvimento do sector cooperativo em Moçambique. Para a operacionalização o PE 2024-2028 prevê quatro pilares estratégicos (fortalecimento institucional, educação cooperativa, cadeias de valor produtivas e prestação de serviços, e assuntos transversais, estabeleceu no seu organograma o cargo de Oficial de Agronegócios
  • Sob a supervisão geral do Director Executivo, em coordenação com as equipas dos programas e projectos, o/a Oficial de Parcerias e Angariação de Fundos será responsável por identificar, iniciar e acompanhar as iniciativas no país, garantindo a ligação das cooperativas com os actores locais, públicos e privados e facilitando a coordenação com outros parceiros no mesmo sector e/ou área geográfica. O Oficial de Parcerias e Angariação de Fundos irá também apoiar os diferentes projectos da AMPCM, nas áreas de competência especificas, contribuindo ao alcance dos resultados previstos
Funções
Pesquisa e Análise do Contexto Local
  • Coletar informações sobre a situação socioeconômica, cultural e política de Moçambique
  • Estudar as políticas governamentais relacionadas ao desenvolvimento, cooperativismo e setores relevantes
  • Realizar entrevistas, pesquisas e estabelecer canais de diálogo com comunidades locais, ONGs, entidades públicas e outras partes interessadas para identificar necessidades, prioridades e oportunidades
Mapeamento de Stakeholders
  • Mapear organizações locais, internacionais e governamentais que actuam em áreas relacionadas ao cooperativismo
  • Criar uma rede de relacionamentos com stakeholders, facilitando diálogos sobre possíveis colaborações
  • Avaliar as capacidades e os recursos disponíveis entre os stakeholders identificados
Avaliação de Oportunidades de Projecto
  • Analisar oportunidades específicas de projectos que possam ser desenvolvidos em parceria com organizações locais e/ou internacionais
  • Avaliar a viabilidade e a sustentabilidade dos projetos propostos, considerando factores econômicos, sociais, gênero e ambientais
  • Desenvolvimento de Propostas: Elaborar propostas iniciais de projetos com base nas necessidades identificadas e nas oportunidades mapeadas
Facilitação de Workshops e Reuniões
  • Conduzir reuniões com stakeholders para discutir desafios e oportunidades
  • Realizar reuniões/workshops para promover a troca de ideias, experiências e melhores práticas sobre cooperativismo, micro finanças e desenvolvimento comunitário
  • Obter feedback das partes interessadas sobre as propostas de projectos e ajustar as abordagens conforme necessário
Relatórios de Documentação
  • Produzir um relatório detalhado sobre os resultados, análises e oportunidades de projeto identificadas, assim como mensalmente um cronograma das actividades realizadas
  • Recomendações para futuras ações e estratégias de cooperação
  • Apresentar os resultados para a organização contratante e outros stakeholders relevantes
  • Preparar mensalmente um relatório financeiro
Literacaia Financeira
  • Responsável pela integração da literacia financeira nas intervenções da organização, assegurando-se de que, após receber a devida formação, seja capaz de formar e acompanhar os promotores locais na disseminação de conhecimentos financeiros junto às cooperativas e grupos de poupança
Parcerias estratégicas com instituições financeiras locais
  • Identificar e estabelecer parcerias estratégicas com instituições financeiras locais, com o objectivo de promover o acesso das cooperativas e grupos de poupança ao sistema bancário formal, fomentando a inclusão financeira das comunidades apoiadas
Identificação de oportunidades
  • Terá como enfoque a identificação de oportunidades que possam dar origem a novos projectos, alinhados com os objectivos estratégicos da organização e com as necessidades das cooperativas parceiras
Angariação de Parcerias/Projectos
  • Dar-se-á preferência à abordagem por projectos, sendo responsabilidade do/a colaborador/a contribuir para o desenho, mobilização de recursos e seguimento de iniciativas inovadoras que fortaleçam a sustentabilidade das acções da organização
Monitoria e Avaliação
  • Estabelecer indicadores de sucesso para monitorar o progresso dos projectos identificados
  • Se projectos forem desenvolvidos; acompanhar a implementação e avaliação contínua das iniciativas
  • Contribuir para a visibilidade da AMPCM, respeitando os padrões de comunicação e visibilidade
  • Realizar outras tarefas que lhe forem atribuídas
Requisitos
  • Licenciatura em Economia e/ou Gestão, Economia Agraria, Agronegócio, Desenvolvimento Rural ou áreas afins
  • Experiência relevante de mais de três (3) anos no sector agrário, Desenvolvimento Rural e/ou micro finanças
  • Fluente na língua Portuguesa e Inglesa falado e escrito
  • Experiência profissional em programas financiados pela comunidade internacional nas áreas de desenvolvimento rural e/ou micro finanças em Moçambique
  • Conhecimento comprovado das áreas de Gestão de projectos
Documentação para a Candidatura
  • Carta de manifestação de interesse
  • Curriculum Vitae actualizado
  • Certificados de habilitações académicas e profissionais
  • Cartas de referência de 2 entidades empregadoras
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
  • Para mais informações sobre a AMPCM consulte o site: www.ampcm.coop

Detalhes

Perguntas Frequentes

Como posso candidatar-me a vagas através do emprego.co.mz?

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