A AMPCM está a recrutar um Oficial de Parcerias e Angariação de Fundos, para Maputo, em Moçambique.
Descrição
- A Associação Moçambicana para Promoção do Cooperativismo Moderno (AMPCM) é uma organização sem fins lucrativos criada em 2010, com estatutos publicados no BR n° 15, Serie III de 14 de Abril de 2010. A AMPCM tem como objectivo: desenvolver e promover um modelo de cooperativas modernas como forma sustentável de promoção da riqueza no país
- A AMPCM foi criada na sequência do reconhecimento pelo Estado moçambicano do papel das cooperativas modernas na promoção do desenvolvimento sustentável estabeleceu e promulgou a Lei 23/2009, de 28 de Setembro - a Lei Geral sobre as Cooperativas. Para dinamizar o movimento cooperativo moderno nacional, foi criada a AMPCM como uma organização “APEX” de agregação das cooperativas nacionais
- A AMPCM estabeleceu o seu Plano estratégico para o período de 2024 a 2029 que tem por objectivo de contribuir para o fortalecimento do movimento cooperativo moderno, em Moçambique, através da promoção da educação cooperativa, prestação de serviços de desenvolvimento de cooperativas autogeridas, sustentáveis aos níveis de organização, actividades económicas, social e ambientalmente
- A missão da AMPCM é promover e consolidar o cooperativismo moderno, contribuindo para um ambiente favorável para o estabelecimento, funcionamento e desenvolvimento do sector cooperativo em Moçambique. Para a operacionalização o PE 2024-2028 prevê quatro pilares estratégicos (fortalecimento institucional, educação cooperativa, cadeias de valor produtivas e prestação de serviços, e assuntos transversais, estabeleceu no seu organograma o cargo de Oficial de Agronegócios
- Sob a supervisão geral do Director Executivo, em coordenação com as equipas dos programas e projectos, o/a Oficial de Parcerias e Angariação de Fundos será responsável por identificar, iniciar e acompanhar as iniciativas no país, garantindo a ligação das cooperativas com os actores locais, públicos e privados e facilitando a coordenação com outros parceiros no mesmo sector e/ou área geográfica. O Oficial de Parcerias e Angariação de Fundos irá também apoiar os diferentes projectos da AMPCM, nas áreas de competência especificas, contribuindo ao alcance dos resultados previstos
Funções
Pesquisa e Análise do Contexto Local
- Coletar informações sobre a situação socioeconômica, cultural e política de Moçambique
- Estudar as políticas governamentais relacionadas ao desenvolvimento, cooperativismo e setores relevantes
- Realizar entrevistas, pesquisas e estabelecer canais de diálogo com comunidades locais, ONGs, entidades públicas e outras partes interessadas para identificar necessidades, prioridades e oportunidades
Mapeamento de Stakeholders
- Mapear organizações locais, internacionais e governamentais que actuam em áreas relacionadas ao cooperativismo
- Criar uma rede de relacionamentos com stakeholders, facilitando diálogos sobre possíveis colaborações
- Avaliar as capacidades e os recursos disponíveis entre os stakeholders identificados
Avaliação de Oportunidades de Projecto
- Analisar oportunidades específicas de projectos que possam ser desenvolvidos em parceria com organizações locais e/ou internacionais
- Avaliar a viabilidade e a sustentabilidade dos projetos propostos, considerando factores econômicos, sociais, gênero e ambientais
- Desenvolvimento de Propostas: Elaborar propostas iniciais de projetos com base nas necessidades identificadas e nas oportunidades mapeadas
Facilitação de Workshops e Reuniões
- Conduzir reuniões com stakeholders para discutir desafios e oportunidades
- Realizar reuniões/workshops para promover a troca de ideias, experiências e melhores práticas sobre cooperativismo, micro finanças e desenvolvimento comunitário
- Obter feedback das partes interessadas sobre as propostas de projectos e ajustar as abordagens conforme necessário
Relatórios de Documentação
- Produzir um relatório detalhado sobre os resultados, análises e oportunidades de projeto identificadas, assim como mensalmente um cronograma das actividades realizadas
- Recomendações para futuras ações e estratégias de cooperação
- Apresentar os resultados para a organização contratante e outros stakeholders relevantes
- Preparar mensalmente um relatório financeiro
Literacaia Financeira
- Responsável pela integração da literacia financeira nas intervenções da organização, assegurando-se de que, após receber a devida formação, seja capaz de formar e acompanhar os promotores locais na disseminação de conhecimentos financeiros junto às cooperativas e grupos de poupança
Parcerias estratégicas com instituições financeiras locais
- Identificar e estabelecer parcerias estratégicas com instituições financeiras locais, com o objectivo de promover o acesso das cooperativas e grupos de poupança ao sistema bancário formal, fomentando a inclusão financeira das comunidades apoiadas
Identificação de oportunidades
- Terá como enfoque a identificação de oportunidades que possam dar origem a novos projectos, alinhados com os objectivos estratégicos da organização e com as necessidades das cooperativas parceiras
Angariação de Parcerias/Projectos
- Dar-se-á preferência à abordagem por projectos, sendo responsabilidade do/a colaborador/a contribuir para o desenho, mobilização de recursos e seguimento de iniciativas inovadoras que fortaleçam a sustentabilidade das acções da organização
Monitoria e Avaliação
- Estabelecer indicadores de sucesso para monitorar o progresso dos projectos identificados
- Se projectos forem desenvolvidos; acompanhar a implementação e avaliação contínua das iniciativas
- Contribuir para a visibilidade da AMPCM, respeitando os padrões de comunicação e visibilidade
- Realizar outras tarefas que lhe forem atribuídas
Requisitos
- Licenciatura em Economia e/ou Gestão, Economia Agraria, Agronegócio, Desenvolvimento Rural ou áreas afins
- Experiência relevante de mais de três (3) anos no sector agrário, Desenvolvimento Rural e/ou micro finanças
- Fluente na língua Portuguesa e Inglesa falado e escrito
- Experiência profissional em programas financiados pela comunidade internacional nas áreas de desenvolvimento rural e/ou micro finanças em Moçambique
- Conhecimento comprovado das áreas de Gestão de projectos
Documentação para a Candidatura
- Carta de manifestação de interesse
- Curriculum Vitae actualizado
- Certificados de habilitações académicas e profissionais
- Cartas de referência de 2 entidades empregadoras
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Para mais informações sobre a AMPCM consulte o site: www.ampcm.coop