O ICAP-MZ, organização não-governamental que apoia a implementação do Plano Estratégico Nacional para o combate às ITS/HIV/SIDA em Moçambique, está a recrutar um Gestor da Sub-Unidade de Monitoria e Avaliação para Maputo.
Funções
- Facilitar e assegurar a liderança para garantir a efectiva elaboração, revisão e implementação do plano operacional do programa, incluindo a identificação de produtos do projecto, indicadores de desempenho e metas
- Desenhar e supervisionar a implementação de sistemas de M&A para colectar, gerenciar e analisar dados para relatar o progresso em relação aos objectivos do projecto
- Assegurar que os resumos de dados, rotineiramente colectados, estão disponíveis em formato de fácil utilização para o uso regular pelos gestores técnicos para acompanhamento e monitoria do programa, avaliação e elaboração de relatórios
- Servir de suporte às equipas de M&A nas províncias, desenhar e implementar indicadores de processo essenciais e equipar com os meios para acompanhar o progresso em relação às metas, incluindo formatos de fácil utilização e sistemas de monitoria, compilação, armazenamento, processamento e comunicação de informações
- Assegurar a existência de sistemas eficientes para a recolha e compilação da informação relevante e concisa para relatórios de rotina do projecto e relatórios especiais, sempre que necessário
- Em coordenação com a Gestora de Unidade de SI & Pesquisa, o Gestor da Unidade de Sistemas Clínicos e a equipa técnica, participar na elaboração de relatórios consolidados, incluindo narrativas concisas e tabelas relevantes e/ou gráficos para atender aos requisitos de relatório, para todos os doadores e interessados
- Assegurar que sistemas electrónicos eficientes estão no local para gerir e utilizar dados individuais dos pacientes
- Formar e fazer mentoria junto da equipa de M&A do ICAP a todos os níveis, incluindo o pessoal do Escritório Central e das províncias
- Apoiar no reforço da capacidade institucional do pessoal do Ministério da Saúde na área de M&A da ONG local
- Realizar outras tarefas e atribuições especiais, conforme solicitado
Requisitos
- Mestrado em Saúde Pública, Epidemiologia, Demografia, Estatística, Ciências Sociais ou áreas afins
- Formação em Gestão de Dados e Análise constitui uma vantagem
- Mínimo de 5 anos de experiência na concepção e implementação de sistemas de M&A nos países em via de desenvolvimento
- Mínimo de 3 anos de experiência em HIV/SIDA, tuberculose, saúde materna-infantil, incluindo sólidos conhecimentos dos principais indicadores chave desses programas de monitoria para a prestação de serviços de saúde e advocacia/política
- Demonstrar habilidades de gestão de programa, incluindo planeamento e habilidades organizacionais que assegurem a implementação eficiente e eficaz das actividades de M&A
- Experiência comprovada liderando uma equipa de M&A, incluindo desenho e implementação
- Fortes habilidades com o pacote MS Office
- Excelente trabalho de equipa
- Fluência em Português e Inglês é obrigatório
- Disponibilidade para realizar viagens nacionais e internacionais, com duração aproximada de 5 a 10 dias
- Familiarizado com mecanismos de financiamento do governo dos EUA e seus métodos de elaboração de relatórios
- Familiarizado com o projecto de desenvolvimento e/ou de implementação de bases de dados electrónicos, para o gerenciamento de indicadores de rotina gerados por programas de saúde
- Competências em gestão de dados e análise, especialmente usando dados de coorte
- Experiência com pacotes de software de estatísticas (por exemplo SPSS, STATA ou SAS)
- Experiência na organização e realização de workshops de formação
Notas
- Os interessados, que reúnam os requisitos descritos, devem submeter a sua candidatura com CV detalhado, cópias de certificados de habilitações literárias e no mínimo 2 cópias de cartas de referência dos empregos anteriores para o endereço electrónico indicado à direita
- Só os candidatos que reunirem os requisitos serão contactados