O objectivo do programa de apoio à governação democrática financiado pelo DFID "DIÁLOGO - DIÁLOGO Local para a Boa Governação" é contribuir para a melhoria da gestão e prestação de contas aos cidadãos moçambicanos nos municípios urbanos. O DIÁLOGO irá fornecer apoio a varias organizações e instituições, incluindo a sociedade civil, media privada e instituições de pesquisa a nível municipal e nacional para melhorar a prestação de contas e capacidade de resposta do governo. A unidade de gestão do programa (PMU) está sediada em Maputo e trabalha nos municípios de Maputo, Nampula, Beira, Quelimane e Tete.
O(A) Responsável para a Governação Municipal do programa DIÁLOGO, com sede em Maputo, tem como a responsabilidades liderar e apoiar iniciativas e fundos a nível municipal e coordenar os membros da equipa local (Facilitadores Municipais). O/a Responsável para a Governação Municipal reporta ao/à Director/a do Programa.
Funções
- Providenciar uma liderança e gestão sénior para as actividades do programa a nível municipal envolvendo todos os actores (incluindo comunidade, instituições municipais, media e Sociedade Civil) e em conjunto resolver os desafios da governação municipal
- Assessorar e orientar os facilitadores municipais
- Responsável pela disseminação do programa a nível municipal, planeamento estratégico e de actividades, solução de problemas do programa e análise de risco e sua mitigação
- Colaborar com o consórcio de parceiros DIÁLOGO - COWI, CESC, IDS, EISA, e IREX - e com programas de governação e de desenvolvimento nos municípios
- Desenvolver as capacidades dos agentes locais, parceiros locais, beneficiários do programa e parceiros do consórcio
- Colaborar na elaboração de relatórios técnicos e na aprendizagem, monitoria, e avaliação do programa
- Disponibilidade para múltiplas viagens aos municípios
Requisitos
- Mínimo de 8 anos de experiência em posições relevantes
- Ensino Superior (por exemplo, Mestrado ou Licenciatura em áreas afins)
- Fluência em Português e alto nível de Inglês falado e escrito
- Experiência comprovada no desenvolvimento e manutenção de relações com funcionários do governo local
- Experiência na gestão de equipas de campo e pessoal nacional de diversas origens
- Familiaridade com ferramentas de gestão de projectos, orçamento, plano de trabalho, monitoria e avaliação
- Experiência de trabalho com doadores como o DFID, Banco Mundial
- Grande capacidade de apresentação/comunicação
- Conhecimentos técnicos em gestão municipal, administração pública, prestação de contas, participação cívica, descentralização, desenvolvimento da comunidade, fortalecimento da sociedade civil, planeamento e implementação de políticas
- Nacionalidade Moçambicana
Notas
- Os candidatos interessados deverão candidatar-se através do site, disponível à direita
- Apenas os candidatos seleccionados serão contactados