O Centro de Investigação em Saúde de Manhiça (CISM) foi criado em 1996 com o objectivo de impulsionar e conduzir investigação biomédica em áreas prioritárias de saúde. Desde a sua criação, o Centro desenvolveu-se seguindo a orientação de um Programa de Cooperação Bilateral entre os Governos de Moçambique e de Espanha e com o apoio do Hospital Clínic da Universitat de Barcelona (por via da Fundação Clínic per la Recerca Biomédica). Nos últimos anos identificou-se a necessidade de dotar o CISM de uma estrutura legal moçambicana, que permitisse a sua sustentabilidade e autonomia a longo prazo, mantendo ao mesmo tempo, o envolvimento e compromisso dos parceiros que o formam. Como resposta à esta necessidade foi criada em Fevereiro de 2008 a Fundação Manhiça (FM).
O Centro tem contribuído para a melhoria do conhecimento das doenças prioritárias em Moçambique e de outros países da África Subsariana. Além das actividades mais conhecidas no âmbito do desenvolvimento de ferramentas de tratamento e prevenção da malária, o Centro tem vindo a fazer nos últimos anos, um trabalho de pesquisa crescente em outras doenças prioritárias como as infecções respiratórias, as diarreias e o HIV/SIDA. Entre os financiadores estão a Melinda and Bill Gates Fundation, USAID, a Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo e outros.
Estamos a recrutar um gestor de Contratos e Concessões para o nosso escritório de Manhiça, que irá ser responsável por gerir o departamento de gestão de projectos, reportando ao director adjunto do Centro.
Funções
Responsabilidade em ralação aos processos preaward
- Junto aos Investigadores Principais elaborar os orçamentos das actividades previstas, assegurar a elegibilidade destas actividades e dos seus custos segundo os termos e condições dos grants
- Preparar os documentos finais dos grants para submissão à Direcção da Centro
- Gerir a negociação com os financiadores previa a assinatura dos grants
- Presentação dos documentos finais dos grants aos financiadores
Gerir o seguimento das actividades e despesas dos projectos
- Liderar o “kick-off meeting” de cada projecto
- Gerir as relações e as comunicações com os financiadores
- Monitorar os gastos e taxa de execução orçamental dos projectos, comparando-os com o orçamento e objectivos programáticos
- Promover acções correctoras se haver desvios respeito ao orçamento e os términos dos grants
- Desenvolver e implementar planos de monitoria do trabalho de implementação dos programas do Centro de modo a assegurar que os mesmos aderem às políticas e procedimentos aplicáveis e aos termos e condições estabelecidos nos grants
- Garantir que os processos internos do Centro aderem às políticas e procedimentos aplicáveis e aos termos e condições estabelecidos nos grants
- Apresentação dos relatórios Técnicos e Financeiros de seguimento dos projectos aos doadores
- Gerir o fecho dos grants
- Preparação e participação nas auditorias de projectos
Participação nos processos gerais do centro e do departamento
- Participação na elaboração do orçamento geral do centro
- Ajudar na melhoria dos processos administrativos do centro
- Manter adequadamente os arquivos de documentação do centro
- Formar os futuros assessores de carteira
Requisitos
- Formação em Administração, Gestão ou área afim
- Mínimo de 1 ano de experiência na gestão de contratos e grants financiados com fundos nacionais e internacionais
- Sólidos conhecimentos de informático na óptica de utilizador, muito em particular os pacotes do Microsoft Office especialmente EXCEL
- Fluente em português e inglês (falado e escrito). O conhecimento de espanhol é uma vantagem
- A residência ou vinculação com Manhiça será valorada de forma muito positiva
Notas
Estamos a oferecer a oportunidade de formar parte duma entidade de prestígio que esta a trabalhar para a melhoria da saúde em termos globais e de desenvolver uma carreira num âmbito internacional com possibilidades de crescimento profissional.