A USAID/Moçambique (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional) está a recrutar um Especialista em Gestão de Projectos (apoio clínico baseado na comunidade) para o Sector de Saúde Integrada (IHO), em Maputo.
Funções
- Será responsável pela planificação, elaboração, gestão e supervisão das actividades de saúde e de HIV/SIDA especificamente relacionadas com a abrangência da prevenção, cuidados e tratamento integrado de HIV para todas as idades da população-alvo, com ênfase no aumento da qualidade e na cobertura dos cuidados domiciliários na comunidade, como parte integral do Sistema de Saúde
- Irá concentrar-se nos cuidados domiciliários e na relação entre a casa e a unidade sanitária, ajudando a promover e orientar a integração dos serviços de prevenção, cuidados e tratamento de HIV, incluindo a gestão da dor e dos sintomas, bem como dos serviços de apoio psicossocial, numa resposta multi-sectorial, para a mitigação do impacto do HIV/SIDA nas comunidades-alvo em Moçambique
- Irá aplicar um conjunto de conhecimentos das áreas afins, incluindo o desenvolvimento de recursos humanos e monitoria e avaliação, e irá assegurar a coordenação dos programas baseados na comunidade, incluindo a ligação com os orfãos e outro portfólio de crianças vulneráveis
- Irá analisar dados e relatórios e outras informações necessárias à população afectada ou infectada e rever as normas e directrizes relevantes, a fim de recomendar a norma apropriada e o regulamento de programação
- Irá adoptar um consenso sobre estratégias integradas de cuidados de HIV/SIDA, englobando práticas promissoras e indicadores aprovados para responder à situação de pessoas que vivem com HIV em cuidados primários de saúde na comunidade e ao nível doméstico e irá trabalhar em conjunto com os parceiros de implementação do Governo dos Estados Unidos e do Governo de Moçambique em matéria de política, implementação do programa, monitoria e avaliação, normas de relatórios e apoio técnico
- Irá monitorar e avaliar programas/projectos/actividades existentes em todo o portfólio do Sector de Saúde Integrada e irá garantir a implementação oportuna de novas actividades
- Irá participar, com outros profissionais, na elaboração de estratégias de melhor abordagem para a abrangência dos cuidados através dos Grupos de Trabalho Técnicos de Interagências e com colegas do Sector de Saúde Integrada e sectores relacionados; irá representar a USAID e o Governo dos Estados Unidos, as suas actividades e programas, ao nível superior do Governo de Moçambique (GdM) e de outras contrapartes (ao nível de ministérios, líderes de governo local, etc.) para outras agências doadoras, parceiros de implementação, contrapartes de Organizações Não-Governamentais e sector privado
Requisitos
- Licenciatura ou equivalente em Enfermagem (aceita-se grau académico numa área relacionada com Saúde Pública, técnico de saúde ou trabalho numa área relacionada); é desejável uma especialização superior numa das áreas referidas
- Exige-se 5 a 7 anos de experiência, progressivamente responsável, de nível profissional em cuidados de saúde materno-infantil e enfermagem e uma boa compreensão do sistema de cuidados de saúde primária; essa experiência deverá ter fornecido oportunidade de trabalhar com pessoas vivendo com HIV/SIDA, com ênfase para a integração das necessidades de prevenção, cuidados e tratamento de HIV
- Pelo menos 2 anos de experiência em trabalhos de desenvolvimento ou áreas afins para a USAID ou outras agências doadoras, organizações do país beneficiário ou instituições do sector privado, que tenham incluído a elaboração de projectos, monitoria de desempenho e/ou análise e interpretação de grande volume de dados
- Fluência nas línguas inglesa e portuguesa (fala, leitura e escrita)
- Exige-se um conhecimento abrangente especificamente relacionado com a prevenção, cuidados e tratamento de HIV para todas as idades da população-alvo, com ênfase na comunidade e cuidados domiciliários
- Exige-se uma compreensão das necessidades de integração de cuidados e tratamento, incluindo a gestão da dor e dos sintomas, apoio psicossocial e serviços, numa resposta multisectorial para a mitigação do impacto do HIV/SIDA, bem como um amplo entendimento das áreas afins tais como nutrição, desenvolvimento de recursos humanos e monitoria e avaliação
- Exige-se conhecimento profissional profundo dos princípios de desenvolvimento, dos conceitos e das práticas, especialmente relacionadas com a Saúde Pública, a sociedade civil e programas de HIV/SIDA em Moçambique e na região; conhecimento e compreensão das características económicas, políticas, sociais e culturais de Moçambique, bem como dos problemas de desenvolvimento em Moçambique e na região
- Requere-se bom conhecimento, ou capacidade de o adquirir rapidamente, sobre a legislação do Governo dos Estados Unidos, das políticas e práticas relacionadas com o apoio ao desenvolvimento; das políticas de programação da USAID, das normas, procedimentos e documentação e ainda dos objectivos, da metodologia e do ponto de situação das actividades atribuídas
- Deverá ter conhecimento e compreensão da organização e dos respectivos papéis dos diferentes níveis do GdM, a fim de melhorar a comunicação efectiva e obter consenso na estratégia e plano de implementação do progrma/projecto/actividade
- Exige-se competência para planificar, organizar, gerir e avaliar as actividades do programa, bem como habilidades de comunicação verbal, tacto e diplomacia para estabelecer e desenvolver relações de trabalho sustentáveis e fiáveis com funcionários de nível médio e superior do GdM e também com organizações públicas e privadas, tais como os principais contactos técnicos da USAID na área de desenvolvimento
- Exigem-se habilidades de comunicação verbal para explicar e interpretar atitudes, prioridades e preocupações do GdM aos funcionários da USAID, para negociar os planos do projecto e resolver os problemas da sua implementação com organizações moçambicanas apropriadas, assessores técnicos, parceiros de implementação, contrapartes e pares
- Exigem-se habilidades de escrita para preparar relatórios regulares e pontuais, documentação do projecto e apresentações (briefings)
- Requere-se capacidade analítica para interpretar as políticas públicas e para apoiar na elaboração de políticas revistas, quando necessário, e ainda para elaborar e monitorar o desempenho dos orçamentos e a elaboração de planos de trabalho periódicos
- É desejável habilidade na programação de projectos, políticas, planos e na elaboração de estratégias de implementação
- Exige-se capacidade de trabalhar eficazmente num ambiente de equipa para obter consenso sobre política, projectos e questões administrativas
- Exige-se conhecimento do uso de computador para a gestão técnica e financeira dos objectivos e realizações
Documentação
- Carta de Apresentação em Inglês
- Curriculum Vitae em Inglês
- Cópias de Certificados de Habilitações Literárias
- Cartas de recomendação
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Indique a fonte desta vaga na sua candidatura: emprego.co.mz
- Contactos para efectuar a sua Candidatura encontram-se listados acima, no lado direito
- Indicar no assunto "Application for Project Management Specialist (Clinical Community-Based Support)"