Artigo
Biscate – Rendimento Para Todos
Lançado há quatro meses, o Biscate conta com mais de 25,000 trabalhadores inscritos e mais de 3,000 clientes a usar activamente.
O Biscate é uma aplicação que está agora disponível para descarga – Android e iOS – e através dela, qualquer pessoa pode ter acesso a uma base de dados com milhares de trabalhadores em todo o território nacional – carpinteiros, electricistas, canalizadores, num total de 9 profissões.
Biscate?
Tudo começou em 2013 com uma chamada entre Tiago Borges Coelho e Frederico Silva, fundadores da UX, para partilhar uma ideia. Após terem criado o emprego.co.mz, a plataforma que rapidamente se tinha transformado no mais popular meio online de divulgação de oportunidades de emprego em Moçambique, em 2012, questões como o baixo acesso a telemóveis sofisticados e a existência de uma grande camada de pessoas com habilidades técnicas que não se encaixavam nos perfis mais procurados pelas grandes empresas começaram a surgir. “Acreditámos que poderíamos contribuir para mitigar este problema (deficiente divulgação de oportunidades de trabalho) através do uso das tecnologias de informação…”.
Embora a plataforma tivesse milhares de visitas diárias, candidatos inscritos de todos os cantos do país, recrutadores de empresas em vários sectores e uma presença notável nas redes sociais, ainda havia um número considerável de pessoas sem acesso a estas oportunidades. Milhões de trabalhadores que não saberiam sequer que havia vagas disponíveis, além da incompatibilidade entre as competências anunciadas e aquelas que eles tinham. “Não chegamos a muitos milhões de trabalhadores” e a solução está em “trabalharmos numa solução para eles”.
Em Moçambique, assim como em várias partes do mundo, para além do trabalho formal tal como conhecemos, existe também o “biscate”: um trabalho informal, geralmente part-time, à base de habilidades técnicas. Grande parte da população moçambicana vive deste tipo de trabalhos – reparar um carro, instalar electrónicos, pintar uma parede – e é a esta população, que estava excluída do emprego.co.mz, que o Tiago e o Frederico queriam servir.
Acesso Para Todos
“O Biscate é um serviço com um potencial gigantesco” – Frederico Silva
Anos de acertos, contactos, modelos por estudar, recursos por mobilizar, pitches e, talvez por isso, “tenha sido uma surpresa positiva”, como diz Erika Rodrigues, gestora de projectos da UX, conseguir um número encorajador de trabalhadores na fase piloto do Biscate – mais de 1000, várias vezes mais do que a meta inicial, 100.
“Tivemos tantas reuniões a projectar o Biscate que é difícil acreditar”, diz Frederico Silva. O intuito era criar uma solução que permitisse que toda a gente, independentemente do telemóvel que tivesse e do seu nível de habilidade no uso de tecnologias, pudesse ter acesso a essa plataforma e usá-la sem dificuldade. “Toda a gente, mesmo com os celulares com funções limitadíssimas, pode enviar mensagens (SMS)”, acrescenta Frederico. A tecnologia USSD permite que qualquer utilizador possa efectuar operações comando-resposta e é aqui onde está a solução para muitos utilizadores em Moçambique e em África em geral, onde o número de utilizadores de celulares tem crescido exponencialmente. O Biscate é uma plataforma de benefício mútuo, onde o provedor dos serviços tem a oportunidade de conseguir trabalho e os restantes utilizadores têm acesso a uma gama de profissionais de qualidade, próximos de si.
No Biscate:
É fácil localizar trabalhadores – os trabalhadores estão dispostos por profissão e localização. Seleccione a profissão e a localização mais próxima de si e entre em contacto com o trabalhador à sua escolha.
Os trabalhadores são avaliados pelos clientes – depois da realização do trabalho os clientes podem avaliar o trabalhador no que diz respeito ao preço, qualidade dos serviços e a rapidez da execução. Use o filtro para descobrir os trabalhadores com as melhores avaliações e assegure que tenha os melhores serviços.
É fácil efectuar o pagamento – o pagamento pelos serviços é cobrado na conta móvel. Logo que solicitar o contacto, receberá um SMS para confirmar o pagamento.
Ajuda biscateiros a encontrar trabalho – o Biscate permite que trabalhadores informais encontrem mais oportunidades para prestar serviços e ganharem com isso.