Dica
3 Coisas a NÃO fazer durante a procura de emprego
Às vezes, focamo-nos muito nas coisas que devemos fazer para conseguir o emprego ideal para nós e esquecemo-nos de avaliar as coisas que já estamos a fazer para ver se estão melhorar ou piorar as nossas chances de conseguir o emprego que queremos.
Aqui vão 3 coisas que NÃO devemos fazer durante a procura de emprego:
- NUNCA deixes o teu contacto nos comentários de um anúncio de vagas
Ao menos que a indicação para deixar os contactos esteja explícita no anúncio, sempre que vires um anúncio de uma vaga nas redes sociais, clica no link da vaga que terá todos os requisitos, detalhes sobre a empresa e formas de concorrer. Geralmente, em portais como o emprego.co.mz as candidaturas são feitas através dos mecanismos do site para garantir a segurança da tua informação pessoal e evitar que burladores e pessoas de má fé se aproveitam de pessoas que procuram emprego, recolham os contactos deixados nos comentários do anúncio da vaga e liguem para as pessoas com propostas falsas e enganosas.
Os empregadores, também, por uma questão de organização e segurança, só vêem as candidaturas feitas através do site ou enviadas via email. É muito raro que o empregador vá ler os comentários nas redes sociais e ligar a cada pessoa que deixou o seu contacto num anúncio de vaga. O empregador não tem como saber em que sítios a vaga foi partilhada e não tem como controlar quantas pessoas estão interessadas na vaga. Faça sempre a candidatura através dos meios próprios, indicados no anúncio.
E, por fim, como regra geral, quem procura emprego é que vai atrás do emprego e não o contrário, por isso, deixar o teu contacto e esperar que o empregador venha atrás de ti não é uma boa aposta. Tomando em atenção as condições financeiras de quem procura emprego, que geralmente não são das mais favoráveis, portais como o emprego.co.mz criaram um sistema de candidaturas a custo muito baixo, onde bastam só alguns megabytes e 2 ou 3 minutos para concorrer a uma vaga. Não é necessário gastar muito crédito a ligar para cada empregador nem é preciso gastar tempo nem dinheiro a se deslocar a cada empresa para submeter as candidaturas em pessoa. É só criar um perfil e concorrer às vagas!
- Evita fazer perguntas antes de ler as instruções cuidadosamente
É muito importante ler cada anúncio com atenção. Muitas vezes lemos apenas o título da vaga e pomo-nos a perguntar “quais são os requisitos?”, “como posso me candidatar?” enquanto muitas vezes os anúncios dizem, de forma muito explícita, como concorrer às vagas ou como proceder para ler os detalhes completos da vaga. Às vezes, um anúncio pede para que enviemos as candidaturas para um e-mail e perguntar “onde fica localizada a empresa?” com o intuito de deixar as candidaturas pessoalmente, não costuma ajudar. Se as instruções dizem para mandar por email, seguir as instruções já mostra duas características que muitos empregadores estão à procura: boas capacidades de leitura e compreensão e saber seguir instruções.
- Evita cometer erros ortográficos, usar abreviaturas e calão
Todos nós temos uma forma informal com a qual falamos com os nossos familiares e amigos próximos mas, durante a procura de emprego, é sempre bom evitar cometer erros ortográficos, usar abreviaturas ou calão. A maioria dos empregadores está à procura de pessoas com boa capacidade de comunicação e com atenção aos detalhes e escrever correctamente passa essa imagem. Se a procura de emprego é algo realmente importante pra ti, deves sempre ter em atenção a forma como te apresentas, tanto fisicamente como na comunicação, inclusive na escrita.
Esperamos que estas dicas tenham ajudado e se quiseres mais dicas, vê também:
Como preencher o teu perfil no emprego.co.mz?
As 9 Perguntas mais Comuns em Entrevistas de Emprego – E Como Respondê-las