Vacancy

Arquivista (m/f)

Ariel Glaser Pediatric AIDS Foundation

A Fundação Ariel Glaser está a recrutar um Arquivista (m/f) para Matola, Namaacha, Manhiça, Marracuene e Boane, em Moçambique.
Descrição
  • A Fundação Ariel Glaser contra o SIDA Pediátrico (ARIEL), uma ONG Nacional que trabalha em parceria com as Direcções Provinciais de Saúde, Serviços Distritais de Saúde da Mulher e Acção Social (SDSMAS) e Hospitais Rurais (HR) nas Províncias de Maputo e Cabo Delgado. Apoia a implementação, acesso e expansão dos Serviços Clínicos de HIV integrados e de qualidade, especificamente o Programa de Saúde Materno Infantil (SMI)/Prevenção de Transmissão Vertical (PTV), Cuidados e tratamento Anti - retroviral (TARV) para Crianças e Adultos e apoio psicossocial através de uma abordagem de Fortalecimento do Sistema Nacional de Saúde
  • O Arquivista estará sob a supervisão directa de Supervisor de HIV/Director Clinico da Unidade Sanitária onde estiver alocado com apoio do Oficial de Monitoria e Avaliação do parceiro. Esta figura deverá cumprir normas e procedimentos administrativos da Unidade Sanitária. A assiduidade e pontualidade deverão ser controladas ao nível da Unidade Sanitária como qualquer outro funcionário e a área técnica pelo responsável clínico da US
Funções
  • Organizar os documentos do arquivo
  • Classificar documentos: codificar, decidir o suporte do registo de informação, descrever o documento (Forma e conteúdo)
  • Registar os documentos: elaborar tabelas de temporalidade, estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos, descartar documentos de arquivo
  • Classificar os documentos por grau de sigilo: elaborar o plano de classificação, identificar fundos de arquivos, estabelecer plano de destino de documentos
  • Avaliar a documentação: ordenar documentos na base de dados (PTS/SESP) de PTV e TARV
  • Gerir depósitos de armazenamento: identificar a produção e o fluxo documental, identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos da Unidade Sanitária
  • Levantar a estrutura organizacional dos orgaõs produtores de documentos : realizar pesquisa histórica e administrativa; transferir documentos para guarda intermediária; diagnosticar a situação dos arquivos recolher documentos para guarda; definir a tipologia do documento; acompanhar a eliminação do documento descartado da US
  • Dar acesso a informação: Atender usuários, formular instrumentos de pesquisa, prover base de dados /ou sistemas de recuperação de informação; apoiar as actividades de consulta
  • Orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bases de dados, fiscalizar empréstimos do acervo e documentos do arquivo; gerenciar a actividades de consulta
  • Conservar acervos : Diagnosticar o estado de conservação do acervo; estabelecer procedimentos de segurança do acervo
  • Higienizar documentos/acervos; pesquisar materiais conservação: monitorar programas de conservação e preventiva, respectivamente
  • Orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo; monitorar as condições ambientais
  • Controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento
  • Definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem
  • Desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas; acondicionar documentos/acervos; assessorar o projecto arquitetónico do arquivo
  • Definir a migração para outro tipo de suporte; supervisionar trabalhos de restauração; armazenar documentos/acervos
  • Planear a implantação do gerenciamento de documentos eletrónicos e adopção de novas tecnologias para recuperação e armazenamento da informação; planear a ocupação das instalações físicas; administrar prazos
  • Implantar procedimentos de arquivo; produzir normas e procedimentos técnicos
  • Orientar a organização de arquivos correntes; Manter actualizados o PTS (processo clinico, FILA, Livro de
  • Registo da Farmácia, Receita, Livros TARV, Grávidas HIV+ da PTV, Livro de TB, TPI, …) ; supervisionar a implantação e a execução do programa de gestão de documentos e de arquivos, respectivamente
  • Formar biblioteca de apoio às actividades técnicas; gerar condições para o gerenciamento electrónico de docuentos; considerar aspectos jurídicos relativos a constituição dos arquivos
  • Comunicar-se; sensibilizamr para a importância de arquivos; participar de palestras, convênios e reuniões científicas; preparar materiais, actividades e palestras para o público interno; estabelecer diálogo com usuário; apresentar trabalhos técnicos e científicos; manter intercâmbio com profissionais de Instituições congêneres
  • Apoiar em actividade que visam melhorar a qualidade de Informação produzida ao nível da Unidade Sanitárias ou Distrito, dos implementados pela Unidade Sanitária
  • Coordenar o Fluxograma dos processos clínicos desde o arquivo, consulta, registo nos livros TARV, digitação no PTS, e seu arquivo
  • Utilizar recursos de Informática, sempre que possivel
  • Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional/US
Requisitos
  • Nível básico escolaridade/ 10ª Classe
  • Noções básicas de Informática na óptica de utilizador (Office)
  • Experiência em organização de arquivo
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
  • Indique a fonte desta vaga na sua candidatura: emprego.co.mz
  • Se reúne os requisitos já enumerados e tem experiência comprovada, envie os documentos abaixo
Como se Candidatar
1. Documentação
  • Carta de Motivação
  • B.I autenticado
  • Certificado de Habilitações Literárias autenticado
  • CV detalhado em formato Word e em Português
2. Candidatura
  • Os interessados devem submeter as candidaturas aos Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS) correspondentes aos distritos na qual se candidatam, ou devem ser entregues nos escritórios da Sede sito na Av. Agostinho Neto, Nº 620, na Matola sito na Rua da Missão nº 315 e em Pemba na Rua da Base Moçambique, nº 640.
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Detalhes

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