A Chemonics está a recrutar um Assessor de Apoio para a COVID-19 no Terreno (m/f), para Quelimane, Beira, Nampula e Maputo, em Moçambique.
Descrição
- O projecto do Programa Global Health Supply Chain Program (da Cadeia de Abastecimento de Saúde Global da USAID) - Aquisições e Gestão do Abastecimento (GHSC-PSM) contribui para garantir o fornecimento ininterrupto de produtos de saúde em apoio às iniciativas de saúde pública financiadas pelo governo dos Estados Unidos em todo o mundo. O projecto fornece apoio directo nas Aquisições e Gestão do Abastecimento ao Plano de Emergência do Presidente dos EUA para o Alívio do SIDA (PEPFAR), à Iniciativa do Presidente dos EUA contra a Malária, ao programa de planeamento familiar e saúde reprodutiva da USAID, ao programa de Saúde Materna e Infantil e Nutrição da USAID e ao Plano Estratégico da Logística Farmacêutica (PELF) do Ministério da Saúde de Moçambique 2013-2023
- O surto de COVID-19 colocou uma pressão sobre os Sistemas de Gestão da Logística e Mecanismos de Coordenação existentes no MISAU. Em Outubro de 2020 foi constituído um Grupo Técnico e subgrupos foram encarregados de preparar um plano de acção de emergência para responder às lacunas observadas na informação, coordenação e fornecimento de produtos da COVID-19. Com o novo financiamento previsto para a COVID-19, o projecto GHSC-PSM irá ajudar o Ministério da Saúde a formular e executar uma estratégia (do MISAU) destinada a aperfeiçoar os sistemas nacionais de armazenamento, distribuição e informação para os produtos da COVID-19. O GHSC-PSM apoiará o Ministério da Saúde no lançamento das bases e nos preparativos para o surto contínuo de COVID-19 e para possíveis próximas vagas de casos de COVID-19
- O Assessor de Apoio para a COVID-19 no Terreno prestará assistência técnica e logística de supervisão a nível provincial e distrital, a fim de garantir que os sistemas de gestão sejam funcionais e que as questões específicas da COVID-19 sejam resolvidas de forma sustentável
Funções
- Garantir que os Sistemas de Informação para a Gestão Logística (SIGL) sejam implementados na região designada
- Garantir que os Sistemas de Informação para Medicamentos e Artigos Médicos (SIMAM e SIGLUS) sejam actualizados na região designada
- Apoiar a análise, quantificação correcta, e preparação das requisições mensais
- Ajudar na implementação de Manuais de Procedimentos (SOP) de gestão de stocks (inventário, recepção, aviamentos, devoluções, redistribuições, gestão de produtos acumulados e expirados)
- Apoiar a distribuição correcta e o transporte atempado de medicamentos
- Garantir a apresentação atempada de relatórios à DPS/MCP e à CMAM
- Garantir o desempenho das supervisões (DDM/US) e o seu correcto acompanhamento
- Realizar sessões de formação formal ou em exercício sobre Procedimentos de Gestão, Controlo e Distribuição de Medicamentos e Artigos Médicos
- Assegurar a qualidade e integridade dos dados em todos os sistemas de informação de gestão disponíveis
- Garantir a coordenação das actividades entre o chefe do DPM e os chefes de programas provinciais
- Elaborar relatórios periódicos que ilustrem a situação das US em caso de rotura de stocks, produtos expirados e/ou acumulados
- Apoiar a elaboração de um plano orçamental anual durante a sessão de planificação da DPS para distribuição de medicamentos, supervisão, formação contínua do pessoal envolvido na gestão de medicamentos e para a implementação do software SIMAM e SIGLUS nos distritos
- Garantir que as requisições na região designada sejam completadas de forma abrangente, incluam produtos da COVID-19 e sejam submetidas a tempo à CMAM
- Garantir que os Manuais de Procedimentos (3ª edição dos SOP) para a COVID-19 sejam devidamente cumpridos na região designada
- Prestar assistência técnica e apoio para melhorar as condições de armazenamento na região designada
- Prestar apoio logístico e técnico para visitas de supervisão, tanto a nível provincial como distrital
- Prestar apoio logístico e técnico a todas as actividades de formação logística
- Apoiar os parceiros PEPFAR e PHD na identificação de problemas de transporte entre o DPM (Depósito
- Provincial de Medicamentos) e os níveis inferiores da Cadeia de Abastecimento e fornecer soluções (em coordenação com o projecto CHEGAR)
- Prestar assistência nas contagens de stock trimestrais ao nível do DPM
- Garantir que as reuniões de planificação e avaliação trimestrais sejam realizadas a nível provincial (incluindo a participação dos distritos)
- Coordenar com a DPS a implementação de actividades de assistência técnica para reforçar a coordenação entre o DPM e os DDM (Depósitos Distritais de Medicamentos)
- Realizar outras tarefas de acordo com as instruções do Gestor de Apoio para a COVID-19 no Terreno
- Manter um bom conhecimento e compreensão de todas as regras e procedimentos do escritório, tal como estabelecido no manual de políticas do escritório no terreno
- Apoiar as realizações dos objectivos globais do projecto, conforme necessário com vista a garantir a execução do projecto
Requisitos
- Nível de Bacharelato numa área relevante
- No mínimo 5 anos de experiência de trabalho numa área relevante
- Conhecimento técnico dos sistemas de bases de dados necessários
- Compreensão geral da requisição de produtos e do inventário necessário
- Experiência de trabalho num projecto financiado pela USAID ou por doadores constitui vantagem
- Exige-se fluência em português e o domínio da língua inglesa constitui uma vantagem
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Supervisão: O Gestor de Apoio para a COVID-19 no Terreno deve prestar contas directamente ao Director de Apoio e Formação no Terreno
- Condições de trabalho/Duração da Missão: Este é um cargo com a duração de um ano, com sede em Maputo, Moçambique.