A GIZ está a recrutar um Assessor de Comunicação com Munícipes e IT (m/f) para Beira, em Moçambique.
Descrição
- A GIZ é uma empresa alemã que oferece serviços a nível mundial, na área da cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável. A GIZ actua principalmente mandatada pelo Ministério Federal da Cooperação Económica e do Desenvolvimento (BMZ). Também presta serviços para outras entidades federais, governos de outros países, outros clientes internacionais e empresas do sector privado
- A GIZ através do programa Boa Governação Financeira (BGF) na fase II, tem como objectivo melhorar processos de governação financeira nos critérios de transparência, sustentabilidade e eficácia
- Uma parte do programa visa a melhoria dos processos de governação financeira municipal em implementação nos municípios de Inhambane, Sofala, Nampula e Niassa. Para o efeito, uma das áreas de actuação do projecto é de fortalecimento da capacidade dos municípios para a comunicação com os munícipes
- O/A Assessor/a estará baseado/a na cidade da Beira e será responsável por apoiar os municípios de Dondo, Nhamatanda, Gorongosa e Marromeu na Província de Sofala
- Será responsável por assegurar a implementação das actividades, o alcance das acções estratégicas, resultados e objectivos do projecto na área de apoio ao município para a comunicação com o munícipe e IT
Funções
- Participar em discussões temáticas (grupos temáticos) com os outros assessores de outras áreas temáticas por forma a garantir a coerência e complementaridade das actividades com as dos outros indicadores do Programa
- Participar nas discussões conceituais do Programa nos níveis central e provincial
- Coordenar as actividades com os outros assessores/áreas do Programa e especialmente com o nível central (coordenador temático de comunicação da GIZ) e com as outras províncias assistidas pelo programa
- Reflectir e desenvolver de forma conjunta com os outros assessores províncias e nacionais do Programa, as estratégias de assessoria
- Sistematizar e documentar as experiências desenvolvidas na área de comunicação do conselho municipal com os munícipes (gestão de conhecimento)
- Apoiar a compilação dos resultados da monitoria em colaboração com os outros assessores do programa
- Estabelecer contactos de trabalho (troca de experiência e sinergia) com outros programas da GIZ e de outras organizações que operam na área de comunicação ao nível provincial
- Assumir pequenas tarefas administrativas no âmbito da implementação das actividades
- Garantir a eficiência administrativa na realização das actividades
- Assumir outras tarefas quando solicitado
- Elaborar em coordenação com as contrapartes os planos operacionais do município na área de comunicação
- Assessorar e capacitar as contrapartes municipais para a implementação e sustentabilidade das actividades planificadas na área de comunicação
- Apoiar medidas de desenvolvimento de capacidades dos técnicos dos municípios para melhorar a comunicação com os munícipes
- Apoiar os municípios na elaboração de estratégia de comunicação com os munícipes
- Apoiar o município na optimização dos seus mecanismos de comunicação com os munícipes e adoção de novos mecanismos visando garantir a fluidez de informação no município
- Apoiar o município na optimização ou adopção de Tecnologia de Informação e Comunicação (IT) para a comunicação com os munícipes
- Apoiar os municípios na elaboração e preparação de informação para os munícipes em diferentes formatos
- Apoiar os municípios na disseminação de informação aos munícipes através de diferentes meios
Requisitos
- Licenciatura/Mestrado em Comunicação, Tecnologia de Informação, Jornalismo, Ciências Sociais, com forte domínio de Informática
- Pelo menos cinco (5) anos de experiência na área comunicação com domínio nas tecnologias de informação e comunicação na administração pública
- Ter pelo nos três (3) anos de experiência na assessoria aos municípios área de Comunicação e Imagem é uma vantagem
- Habilidades e alto interesse para tecnologias novas e redes sociais como também media design
- Capacidade de estabelecer e manter relações de confiança com as instituições contrapartes
- Capacidade de trabalhar em equipa e sob pressão
- Integridade, dinamismo, responsabilidade, criatividade e atitude positiva virada a soluções nas suas funções
- Experiência de trabalho em ou para programas da cooperação internacional (desejável, mas não limitante)
- Sólidos conhecimentos de ferramentas informáticas (pacote office, paginas Web, produção de vídeos, entre outros )
- Fluência na língua portuguesa, tanto escrito como falado; conhecimentos da língua inglesa constitui uma vantagem
- Habilidades excelentes de planificação, comunicação e organização
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Oferecemos um ambiente favorável para aprendizagem e crescimento profissional