Vacancy

Assessor para a Promoção de Cadeias de Valor (m/f)

GIZ – Cooperação Alemã para o Desenvolvimento

A GIZ está a recrutar um Assessor para a Promoção de Cadeias de Valor (m/f), para Inhassoro, em Moçambique.
Descrição
  • A GIZ – Cooperação Alemã para o Desenvolvimento é uma empresa Alemã que oferece serviços, a nível mundial, na área da cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável
  • O Programa Alemão de Cooperação Emprego e Competências para o Desenvolvimento (E4D) é um programa regional activo em vários países africanos para promover o emprego, o desenvolvimento económico local e o desenvolvimento de capacidades nas indústrias baseadas nos recursos naturais e sectores conexos. O programa oferece diferentes programas de competências, tanto em matéria de leitura técnica como de competências profissionais, e apoia as pequenas e médias empresas (PME) para melhoria da capacidade global da base de fornecimento local e dos prestadores de serviços nos países parceiros. Além disso, o E4D envolve empresas do sector privado para garantir que os currículos, a formação e as normas fornecidas através do programa correspondam ao mercado industrial e a procura de competências
  • O programa E4D é financiado pelo Ministério Federal Alemão da Cooperação Económica e do Desenvolvimento (BMZ) e implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. É co-financiado pela Noruega através da Norad, pela Uniao Europeia, bem como vários parceiros do sector privado, como a Sasol
  • No início de 2020, foi lançada uma nova parceria com a Sasol para promover o desenvolvimento económico local, o emprego e o desenvolvimento das PME nos distritos de Inhassoro e Govuro na província de Inhambane, com base nos Acordos de Desenvolvimento Local entre a Sasol, as comunidades locais e as autoridades distritais. O objectivo desta parceria é melhorar o emprego e a situação económica das pessoas que procuram emprego, funcionários e empresas nos distritos de Inhassoro e Govuro. Deste modo, a parceria contribui para os objectivos e indicadores globais do E4D
  • O Assessor para a promoção de Cadeias de Valor será responsável pela execução das actividades relacionadas com a parceria com a Sasol na Província de Inhambane, especificamente nos distritos de Inhassoro e Govuro
  • Reporta directamente ao líder da equipa E4D em Moçambique
  • Será responsável pela planificação operacional, monitoria e implementação de todas as actividades relacionadas com a parceria, em estreita cooperação com o líder da equipa E4D (baseado em Maputo) e com outros relevantes colegas
Funções
  • Planear e implementar actividades no âmbito da parceria com a Sasol, tal como definido no acordo de parceria e especificado no planeamento operacional interno regular da E4D Moçambique
  • Promover o intercâmbio regular e prestação de assessoria aos parceiros de execução e a outras partes interessadas relevantes
  • Contribuir para a identificação de oportunidades de intervenção em conformidade com os objectivos da parceria
  • Coordenar com os peritos nacionais e internacionais de curto prazo durante as suas missões/missões no terreno em Moçambique
  • Coordenar as actividades conjuntas e assegurar o enquadramento com outros projectos/programas da GIZ em Moçambique, tais como ProEducacao (Programa para o Ensino Básico e Formação Profissional)
  • Coordenar com outros parceiros de desenvolvimento e organizações doadoras activas nos distritos de Inhassoro e Govuro, Identificar as potencialidades de cooperação
  • Apoiar regularmente as actividades de monitorização do E4D, por exemplo, na recolha e comunicação de dados
  • Participar na partilha e intercâmbio de conhecimentos à escala do programa E4D
  • Apoiar a gestão administrativa da parceria
  • Sistematizar as melhores práticas e os conhecimentos adquiridos com a parceria e contribuir para as actividades de gestão do conhecimento, comunicação e relações públicas da E4D
Requisitos
  • Licenciatura em economia (desenvolvimento), agricultura, desenvolvimento empresarial, ou áreas afins
  • Pelo menos 3 anos de experiência de trabalho na área do desenvolvimento económico local, desenvolvimento da cadeia de valor, ou similar
  • Experiências práticas na gestão de projectos, incluindo o uso de instrumentos de análise, planificação financeira e estratégica e monitorização
  • Experiências na prestação de assistência ao desenvolvimento organizacional e ao reforço das capacidades das instituições parceiras
  • Orientado para os resultados e na busca de soluções
  • Boa comunicação e habilidades de coordenação, capacidade e vontade de trabalhar em equipa
  • Conhecimentos sólidos de línguas Portuguesa e Inglesa (fluente)
  • Conhecimentos sólidos de informática (MS Word, Excel, PowerPoint; Outlook)
  • Disponibilidade para viajar e realizar trabalhos de campo
  • Experiências regionais na província de Inhambane são uma vantagem
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
This vacancy is no longer accepting applications

Detalhes

Frequently Asked Questions

How can I apply for vacancies through emprego.co.mz?

Read Article
...