A FGH está a recrutar um Assessor Técnico de Aconselhamento e Testagem em Saúde, para Zambézia, em Moçambique.
Funções
- Trabalhar como Assessor Técnico das equipas Clínicas, Conselheiros e Educadores de Saúde para Aconselhamento e Testagem (A&T) com o objectivo de garantir a qualidade do Aconselhamento e da Testagem, e assegurar a inscrição e referência aos Serviços TARV nos distritos apoiados pela FGH
- Participar em todos os grupos Técnicos da área de aconselhamento e testagem ao nível da Província e, sempre que possível, ao nível nacional
- Liderar o processo de desenvolvimento de Procedimentos Operacionais Padronizados (POP) para a operacionalização de Directrizes Nacionais de ATS e Qualidade de Testagem Rápida do HIV
- Prestar apoio ao seu supervisor no desenvolvimento dos planos de acções da área de aconselhamento e testagem em saúde (ATIP, UATS, árvore da Família, caso Índice e ATSC)
- Fornecer assistência técnica aos Tutores de Apoio Psicossocial na implementação das actividades desenvolvidas na área de aconselhamento e testagem (UATS, ATIP, Caso índice, Testagem)
- Coordenar com a equipe de Monitoria e Avaliação para assegurar que as informações sobre as fichas e registos sejam partilhados, assim como na gestão e análise de dados do programa de ATS
- Trabalhar em coordenação com o/a Coordenador de saúde Comunitária para fortalecer os conhecimentos e capacidades dos Oficiais de Saúde Comunitária, na matéria de ATS-C
- Em Coordenação com APSS e Responsável dos Educadores de saúde, garantir o referenciamento e acompanhamento dos caos positivos aos STARV para início do tratamento
- Participar no desenvolvimento de soluções de “mHealth” para a monitoria de actividades de ATSC
- Coordenar com o Assessor Técnico nacional de laboratórios e demais equipas as formações iniciais, continuas dos provedores da testagem rápida do HIV
- Trabalhar em coordenação com os Assessores Provinciais e Oficiais de laboratório sobre os pré-testes, testes e pós-testes, registos, biossegurança entre outros
- Coordenar com o Núcleo Provincial de testagem rápida e com o comité de Avaliação Externa de Qualidade (AEQ) provincial as actividades de melhoria de qualidade na testagem do HIV
- Elaborar relatórios mensais, trimestrais e anuais na sua área de responsabilidade
Requisitos
- Licenciatura nas áreas de Ciências Sociais, Saúde Pública, Psicologia Clínica ou áreas afins
- Experiência mínima de 5 anos em ONGs ou empresa que opera em saúde pública
- Experiência na facilitação de formações
- Experiência profissional e compreensão da epidemia do HIV e SIDA em Moçambique
- Experiência nas áreas de prevenção, testagem, aconselhamento, cuidados e tratamento do HIV
- Capacidade de trabalho com equipas multidisciplinares
- Proactividade e capacidade de trabalho em ambiente sob pressão com prazos definidos
- Habilidade para liderar equipas e grupos de trabalho e de desenvolver relações efectivas com colegas e parceiros de cooperação
- Conhecimento de Informática, programas Word, Excel, Power Point, sob a óptica do utilizador
- Fluência oral e escrita na língua portuguesa
- Nacionalidade Moçambicana
- Disponibilidade para viajar regularmente para os distritos apoiado
- Ser da Província de Zambézia é uma vantagem
- Ser desligado do Estado/SNS no dia da aplicação a vaga, (para o caso dos funcionários públicos)
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados