Vacancy

Assessor Técnico de Fortalecimento de Sistema de Saúde

Elizabeth Glaser Pediatric AIDS Foundation

A EGPAF está a recrutar um Assessor Técnico de Fortalecimento de Sistema de Saúde, para Nampula, em Moçambique.

Descrição
  • A Elizabeth Glaser Pediatric Aids Foundation (EGPAF), trabalha em parceria com o Ministério de Saúde no apoio ao programa de Prevenção da Transmissão Vertical (PTV) e Cuidado e Tratamento Anti-Retroviral (TARV)
  • A missão da Fundação é assegurar a inclusão de crianças, prevenindo a transmissão de HIV da mãe para o seu filho e garantir-lhes o acesso a serviços de qualidade
Funções
  • O Assessor de Programa FSS será responsável por coordenar e operacionalizar as actividades de SA Clássicos, PBF assim como a capacitação institucionais do SNS nas áreas de Planificação, gestão financeira e Recurso Humanos para as DPS, SDSMAS e US autónomas
  • O Assessor de Programa FSS responde directamente ao Coordenador provincial e trabalha em colaboração com Director de Inovação para Resultados na área de Saúde, departamento de C&G baseados no Maputo
  • Efectuar viagens regulares aos distritos para prover apoio prático aos SDSMAS e USs autónomas, durante os tempos de planificação e verificação de dados trimestrais
  • Planificação: O Assessor de Programa FSS deverá funcionar como o ponto focal EGPAF e deve apoiar à planificação, implementação e monitoria dos sub – acordos (S-A) com DPS, SDSMAS e US autónomas:
  • Participar activamente e co-facilitar o plano anual do MISAU – PES e o plano estratégico
  • Participar e facilitar o plano anual conjunto MISAU e EGPAF e se responsabilizar do desenvolvimento do orçamento do plano anual de cada beneficiário considerando inputs e outputs ligado ao apoio de EGPAF
  • Desenvolver com Coordenador Provincial da EGPAF na Província os planos de capacitação para a DPS, SDSMAS e US autónomas nas áreas de Planificação, Gestão Financeira e Recursos Humanos
  • Participar e apoiar à DPS / SDSMAS e US autónomas a nível distrital e Provincial na harmonização dos ciclos de Planificação entre parceiros e SNS
  • Recurso Humanos para Saúde (HRH): Apoiar o plano de desenvolvimento de Recursos Humanos para Saúde e seguir sua implementação aos diferentes níveis do sistema de saúde na Província
  • Fortalecer a capacidade dos corpos directivos das DPS, SDSMAS e US autónomas em relação a gestão do pessoal, liderança e habilidades em planificação no sector de saúde duma maneira eficaz para melhorar a provisão de serviços clínicos de saúde
  • Trabalhar com a DPS, SDSMAS e US para aplicar a avaliação do desempenho do trabalhador e assegurar sua inclusão na verificação trimestral de PBF
  • Finanças: Contribuir no desenvolvimento dos planos de melhoria de gestão financeira incluído, si aplicável, melhoria da gestão dos recursos financeiros públicos (Public Financial Management) em parceria com ICD
  • Fazer o coaching no distrito para implementação do plano de actividades e gerir com o Oficial de Fortalecimento do Sistema de Saúde (Of de FSS) a verificação financeira e os relatórios financeiros em relação às actividades planificadas e implementadas através dos SA clássico e PBF
  • Apoiar os beneficiários DPS, SDSMAS e US autónomas na preparação do relatório para verificação trimestral de PBF assim como apoiar na elaboração de plano de reinvestimento de PBF
  • Assegurar com o Of de FSS e Of de M&A, a verificação trimestral de PBF, usando os POP’s desenvolvidos até a terceira semana do mês seguinte o trimestre
  • Assegurar durante suas visitas de verificação e com o Of de FSS o seguimento das regras aplicáveis na implementação do PBF e do S-A com os beneficiários
  • Reportar a Maputo os resultados da verificação até o fim do mês seguinte o trimestre
  • Desenvolver um relatório de avaliação do PBF trimestral e partilhar com o departamento de FSS baseado em Maputo copiando DPS, SDSMAS e US autónomas
  • Elaborar relatórios trimestrais sobre as actividades implementadas na área de SA Clássicos, PBF e capacitação do SNS (Planificação, Gestão Financeira e Recursos Humanos) para distritos a sua responsabilidade
  • Facilitar a comunicação e documentação de boas práticas decorridas no processo de fortalecimento do sistema de saúde
  • Se responsabiliza directamente do Oficial de FSS em todos aspectos dum supervisor directo
Requisitos
  • Nível Superior e Licenciatura em Medicina, em Saúde Pública, em Economia de Saúde, em FSS ou formação equivalente no ramo
  • Mestrado em Saúde Pública ou Epidemiologia é uma vantagem
  • Experiência profissional geral de mínimo 7 anos
  • Experiência e Conhecimento demostrado pratico e/ou teórico sobre aspectos de planificação, gestão financeira e de RH em saúde de mínimo três anos
  • Três anos de experiência na gestão de projecto na área de saúde pública
  • Experiência em estudos quantitativos
  • Experiência em projectos de saúde financiados pelo Governo dos EUA é uma vantagem
  • Conhecimento dos indicadores dos desempenhos na área de saúde e experiência na prestação de serviços de saúde
  • Domínio (oral e escrito) da língua Portuguesa
  • Domínio da língua Inglesa será uma vantagem
  • Domínio do MS Office (Excel, Word, Power Point, Outlook) com domínio avançado em excel
  • Domínio de um pacote de análise estatística seria uma vantagem
  • Capacidade de aprendizagem
  • Potencialidade de inserção em equipas de trabalho multidisciplinares
  • Conhecimentos sólidos em facilitação de actividades de planificação, monitoria programática e financeira (sub-acordos)
  • Conhecimentos demonstrados e gestão e liderança, auto motivação e trabalho com base em metas/resultados
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
  • Indique a fonte desta vaga na sua candidatura: emprego.co.mz
  • As candidaturas devem ser acompanhadas de Curriculum Vitae, cópias de diplomas e referências
Como se Candidatar
1. Documentação
  • Carta de Apresentação
  • Curriculum Vitae
2. Candidatura
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Detalhes

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