A Fundação Ariel Glaser está a recrutar um Assessor Técnico para a área de Tuberculose (TB) e Melhoria de Qualidade em HIV/TB - (ATTBMQ – MP) (m/f), para Maputo, em Moçambique.
Funções
- Participar em diferentes grupos técnicos de Trabalho do MISAU e com outros parceiros, e dar assistência técnica para o desenvolvimento de estratégias, políticas, procedimentos, directrizes, materiais técnicos/instrumentos nacionais, nomeadamente em matéria de TB, TB MR, actividades colaborativas de TB/HIV e melhoria de qualidade de TB/HIV
- Assegurar a implementação provincial do programa de TB e de Melhoria de Qualidade de TB e HIV, garantindo o acesso a serviços clínicos de qualidade
- Identificar necessidades e coordenar as formações sobre TB para as equipas províncias da Fundação Ariel: Assessores Clínicos, Oficiais províncial da TB e Oficiais de Programa de HIV/TB
- Criar um corpo de tutores provinciais, constituído por pessoal da Fundação Ariel, das DPS e SDSMAS para que estes oferecem assistência técnica a nível provincial
- Apoiar as equipas provinciais na implementação de medidas estabelecidas do PNCT e inovadoras que contribuem para aumentar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento de TB
- Apoiar as equipas provinciais no fortalecimento de prevenção, diagnóstico e tratamento de TB nos grupos de população vulnerável (prisioneiros e mineiros)
- Trabalhar com as equipas Provinciais para estabelecer o fluxo dentro das Unidades Sanitárias de forma a fortalecer as ligações entre serviços e de forma a garantir o acesso aos cuidados continuados e integrados
- Apoiar as equipas provinciais no estabelecimento de um sistema de referência entre as US de referência e US periféricas de forma a garantir o seguimento de pacientes em tratamento de TB
- Apoiar as equipas provinciais na descentralização dos serviços de TB para as US periféricas de forma a garantir a adesão e retenção ao tratamento de TB
- Garantir a qualidade dos serviços de TB através de visitas de supervisão e de orientação técnica às províncias e no estabelecimento de ciclos de tutorias clínicas regulares
- Assegurar a expansão e implementação de qualidade da abordagem padronizada de melhoria de qualidade dos cuidados e tratamentos para HIV e TB que assenta na avaliações de padrões de desempenho clínico e na elaboração dos planos de melhoria de qualidade
- Colaborar com outros membros do departamento técnico e provinciais para estabelecer:
- Rastreio e seguimento dos contactos do paciente índex com TB através da abordagem inovadora do uso da plataforma electrónica “Infomóvel” na comunidade
- Implementar as diferentes abordagens do programa de controlo de infecção de TB do MISAU
- Programa de Formação continua regular para o pessoal Clínico da Fundação Ariel
- Colaborar com equipa multidisciplinar de assessores técnicos para Cuidado e Tratamento, PTV, Nutrição,
- Apoio Psicossocial e Comunitário, farmácia, laboratório e monitoria e avaliação para subsidiar a direcção técnica da ARIEL
- Contribuir para pesquisas operacionais (avaliação de saúde pública) para avaliar a eficácia e identificar as lições aprendidas e melhores práticas do programa de TB e de melhoria de qualidade de HIV e TB
Requisitos
- Licenciatura em Medicina ou Mestrado em Saúde Pública ou outro grau de mestrado relevante será uma vantagem
- Pelo menos 5 Anos de experiência clínica com excelentes conhecimentos na gestão do programa de TB, co-infecção TB/HIV e de Melhoria de qualidade em HIV e TB em contextos de recursos limitados
- Experiência na formação, supervisão e mentoria do pessoal
- Experiência em uso de dados para gestão de programa
- Habilidades e conhecimentos comprovados no uso de instrumentos de avaliação de melhoria de qualidade
- Capacidade de trabalhar em equipa multidisciplinar, comunicação e liderança
- Habilidades de comunicação oral e escrita. Proficiência em língua portuguesa e inglesa (oral e escrita)
- Conhecimento das aplicações Microsoft Office (Excel, Word, PowerPoint e Outlook)
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados