A FGH está a recrutar Assessor Técnico Provincial para a Área de Laboratório, para Quelimane, em Moçambique.
Funções
- Providenciar assistência técnica e orientação ao pessoal de laboratório ao nível provincial, distrital e da unidade sanitária, incluindo a observação regular e sistemática dos procedimentos e análises de laboratório
- Providenciar assistência técnica na implantação do programa de qualidade laboratorial, FOGELA
- Preparar relatórios sobre o processo de cada local a implementar actividades de gestão e garantia de qualidade
- Assegurar a elaboração dos relatórios do sistema de informação de gestão laboratorial (LIMS – do inglês) de reagentes e consumíveis, bem como o de síntese de actividades incluindo a sua validação e submissão periódica ao nível central para garantir o fortalecimento da cadeia de abastecimento (previsão, aquisição, distribuição de equipamentos e reagentes)
- Apoiar a província para que haja maior envolvimento e interação entre a área laboratorial e a área clínica
- Providenciar formação em serviço relacionada com a contagem de células T CD4+, carga viral, PCR, bioquímica, hematologia, microscopia e teste molecular da tuberculose (GeneXpert) e malária
- Assegurar que o Controlo de Qualidade (Interno e Externo) seja consistentemente realizado, monitorado, analisado e considerado essencial na rede de laboratórios da província
- Apoiar os laboratórios da província no cumprimento de boas práticas do laboratório clínico
- Apoiar a província na implantação dos procedimentos relativos à segurança laboratorial: a) Treinar, monitorar o pessoal que trabalha no laboratório clínico na gestão dos riscos; b) Identificar e registar problemas relativo à segurança; c) Iniciar, recomendar ou providenciar acções correctivas para eventuais situações de risco identificadas; d) Participar e acompanhar a implementação das acções correctivas
- Apoiar no desenvolvimento de programas de formação inicial nas Instituições de Formação (IDF) e para formação continua
- Desenhar e assegurar a implementação dum programa de formação pratica continua
- Trabalhar em estreita colaboração com a DPS, as IDF e com as autoridades de saúde do distrito e outros parceiros implementadores que providenciam apoio nas áreas de saúde, formação e capacitação no sentido de assegurar uma coordenação adequada e utilização racional dos recursos
Requisitos
- Grau de Bacharel ou equivalente e um mínimo de 5 anos de experiência relacionada com as áreas de pratica de laboratório diagnostico e clínico, programas de cuidado e tratamento do HIV e cuidados de saúde em ambiente de recursos limitados
- Conhecimento e experiência no desenho, implementação e gestão de serviços de laboratório e no uso de sistema de gestão de informação laboratorial (LIS)
- Experiência no ensino de técnicas básicas de diagnóstico de laboratório, preferencialmente em ambientes de países em desenvolvimento
- Experiência em técnicas com parasitologia, microbiologia, PCR, carga viral, contagem de CD4, ELISA, testes rápidos, hematologia e bioquímica
- Experiência na implementação de programas de HIV (Cuidados e tratamento, UATS, PTV, TARV pediátrico, GAAC)
- Conhecimento na óptica do utilizador de pacotes informáticos do Word, Excel, Power Point, Outlook
- Conhecimentos de inglês
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados