Todos os anos cerca de 9 milhões de crianças morrem de doenças preveníveis e tratáveis antes de completarem o seu quinto aniversario. Em resposta a esta situação a UNICEF desenvolveu uma iniciativa de comunicação, ‘Saúde e Vida’ (Facts for Life- FFL), na forma de um manual, cujo objectivo é promover a mudança de comportamentos.
Neste manual encontram-se informações e mensagens importantes na protecção da vida das crianças. Os destinatários deste manual são as mães, pais, outros membros do agregado familiar, bem como prestadores de saúde e a comunidade em geral. A PCI Media Impact (líder internacional com 28 anos de experiência em técnicas narrativas em Entretenimento e Educação (E-E)), a CMFD Produções (produtora de media/comunicação para o desenvolvimento sediada em Johannesburgo e Maputo), e a UNICEF Moçambique, estão a unir forças para desenvolver e produzir o piloto de uma rádionovela de 40 episódios que aborda os temas do manual “Saúde e Vida”.
Pretende-se construir uma equipa de produção sólida e criativa que possa levar esta série para além da fase inicial do piloto.
Funções
Sob a supervisão do o Director de Programas e Conteúdo, o Assistente de Desenho e Conteúdo / Investigador vai apoiar a coordenação, planeamento, desenvolvimento, e gestão da mensagem ou conteúdo educativo ao longo da série, bem como será encarregado de assegurar a adequação e controle das mensagens, assim como de outros conteúdos factuais, associadas à essência, estrutura e estilo de uma rádionovela educativa e lúdica baseada no “Saúde e Vida”. Em última instância, o detentor desta posição é responsável pela componente educativa do argumento de forma a fomentar mudanças positivas ao nível dos conhecimentos, atitudes e comportamentos.
Responsabilidades
- Apoia o Director de Programas e Conteúdo na revisão e análise regular de documentação e pesquisa secundárias relacionada com comunicação e alterações comportamentais, bem como entretenimento/educação, com o objectivo de manter a equipa criativa, a PCI Media Impact e a UNICEF ao corrente das novas teorias e boas práticas que poderão promover os objectivos do projecto
- Trabalha com uma rede de parceiros no sector público e na sociedade civil, bem como colaboradores informais, que podem ser consultados regularmente e rapidamente sempre que for necessário apoio ou informação pertinente
- Quando necessário, realize visitas de campo e pesquisas na forma de entrevistas para apoiar o desenvolvimento e desenho de mensagem, personagem, roteiro, etc
- Fornece documentação diariamente dos resultados da pesquisa no campo na forma de documentos informativos, resumos executivos, transcrições, apresentações, etc
- Assegurar a precisão factual e cultural, e adequação contextual de todos os argumentos finais para produção
- Apoiar o Director de Programas e Conteúdo na implementação de um actor externo responsável pela formação, monitorização e avaliação sempre que requisitado pela PCI Media Impact, e pela UNICEF e/ou pelo produtor, incorporando todos os comentários de acordo com as direcções definidas pela UNICEF, PCI Media Impact, e pela CMFD na versão final dos episódios e dos argumentos
Calendário
A duração prevista do trabalho é de 5-6 meses contada a partir da data inicial do contrato. Este calendário trata-se de uma estimativa e é negociável. Igualmente o calendário pode ser alterado de acordo com as necessidades da UNICEF, CMFD e da PCI Media Impact. Espera-se que esta posição se torne permanente, ou de longo-termo, assim que se consiga financiamento.
Objectivos
Os objectivos só serão considerados finais quando tiverem a aprovação da UNICEF e da PCI Media Impact. O Livro de Produção é constituído por:
- Documento contendo uma tabela de Valores e Conhecimento/Atitude e Comportamento (KAB)
- Matriz com o desenvolvimento da mensagem
- Esboço do desenvolvimento da mensagem para os episódios 31-40
- Tratamento de conjuntos de 4 episódios em 10
- Tratamento de uma série de 40 episódios
- Sinopse detalhada para cada um dos 40 episódios (Tratamento por episódio)
- Descrição detalhada dos personagens primários e secundários (Character Bible)
- Argumentos dos episódios em português (40 episódios de 22 minutos = 40 x 22 páginas)
- Tratamento de uma série de um ano
- Plano de Marketing e Negócio
Requisitos
- Formação universitária ou experiência equivalente em ciências sociais/comportamentais, com treino especializado em pesquisa e análise qualitativa e quantitativa, e/ou planeamento de comunicação
- Capacidade demonstrada de formação de equipas e competências de gestão
- Excelente capacidade de comunicação oral e escrita em português e, se possível, em inglês
- Experiência em radiodifusão pública, comunicação para o desenvovimento, UNICEF, e/ou experiência no terreno em Moçambique, Sul de África, ou noutro país de expressão portuguesa
- Mínimo de 4 anos de experiência relevante
Documentação
- Carta de Apresentação
- Curriculum Vitae
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Indique a fonte desta vaga na sua candidatura: emprego.co.mz
- Mencione a posição para que se candidata e/ou a referência da vaga
- Contactos para efectuar a sua Candidatura encontram-se listados acima, no lado direito