O CISM está a recrutar um Assistente de Estatística, Monitoria & Avaliação e Aprendizagem (m/f) para Manhiça, em Moçambique.
Descrição
- O Centro de Investigação em Saúde de Manhiça tem estado a trabalhar em parceria com a ONG britânica Comic Relief, a fundação bancaria espanhola La Caixa, Fundação Melinda & Bil Gates e o Ministério de Saúde de Mocambique (DPC e PNCM) no fortalecimento de sistemas de informação em saúde em Moçambique no contexto da iniciativa para eliminação da Malária na região Sul de Moçambique. Assim sendo e no âmbito do financiamento da Comic Relief, pretendemos recrutar a posição supracitada cujas tarefas/responsabilidades e requisitos estão listados abaixo
- Objectivos: O Assistente de Estatística, Monitoria & Avaliação e Aprendizagem será responsável pela planificação, implementação, monitorização, gestão de dados e apoio técnico aos Oficiais Distritais de Monitoria & Avaliação e Aprendizagem
Funções
Gestão de Dados
- Desenho, implementação e documentação de bases de dados e formulários para a colecta electrónica de dados
- Implementação de processos e sistemas de limpeza de dados regular
- Colaboração com PI na elaboração de planos de análises estatísticas
- Visualização de dados
- Análise de dados e produção de relatórios estatísticos
- Colaborar com PI na interpretação de resultados e elaboração de artigos científicos
- Promoção de formação e discussão sobre tópicos de gestão de dados e metodologia estatística
Planificação, Monitoria e Reporte
- Garantir a planificação periódica (mensal, trimestral, semestral e anual) das actividades gerais do projecto a nível Central
- Apoiar a Gestão Central (CISM Manhiça) na orçamentação das actividades
- Elaborar relatórios mensais, trimestrais, semestrais e anuais das actividades do projecto a central (Relatório Quantitativo e Qualitativo)
- Com base nas metas do quadro do desempenho do projecto fazer o seguimento dos indicadores em relação as metas do projecto a nível Provincial
- Apoiar na avaliação de desempenho numa base trimestral do staff do quadro do projecto identificar mecanismos de treino em serviço
- Garantir o cumprimento dos prazos de envio de relatórios periódicos ao nível central
Supervisão e Controle de Qualidade
- Realizar visitas periódicas ao escritório provincial e distritos, para apoio técnico na implementação do projecto pelo menos uma vez por trimestre
- Garantir que a equipa provincial realize no mínimo uma visita de supervisão por mês a todos distritos
Análise de Dados e Divulgação de Informação
- Participar no desenho/revisão dos instrumentos de M&A e outros documentos do projecto que permitam a recolha de informação adequada para alimentar aos indicadores do projecto
- A nível da central, conceber um sistema de gestão e arquivo de dados (organização e tratamento das evidências da realização das actividades na província) e seguimento dos indicadores do projecto
- Semanalmente, receber as evidências das actividades realizadas na provincial pela equipa local, organizar, analisar e disponibilizar para elaboração de relatórios periódicos do projecto
- Mensalmente actualizar ao PI e director do projecto sobre o ponto de situação das actividades e dos indicadores do projecto
- Monitorizar constantemente os dados gerados nos distritos alvo através do DHIS2, assegurar a discussão mensal da informação com a equipa provincial bem como com o PI e Director do projecto
- Garantir que os objectivos do estudo sejam integralmente cumpridos e/ou identificar riscos e propor planos de mitigação dos mesmos
- Responder as solicitações do projecto, sempre que necessário
- Planificar e moderar os encontros internos/semanais de coordenação ou com MISAU e outros parceiros do projecto, sempre que necessário
- Participar em encontros com o Director do projecto e PI, conforme solicitado
- Realizar outras tarefas que lhe forem incumbidas pelo PI ou Director do Projecto
Requisitos
- Licenciatura em Bioestatística, Estatística Sanitária, ou Saúde Pública/Sistemas de Informação para Saúde ou área similar
- Mestrado em Bioestatística, M&A, Saúde Pública ou áreas afins
- Mínimo de 3 (três) anos de experiência em gestão de dados, monitoria e avaliação
- Experiência comprovada na supervisão e gestão do pessoal
- Experiência na recolha, processamento e análise de dados na área da saúde ou epidemiologia
- Experiência com métodos de auditoria da qualidade de dados
- Domínio de pacotes estatísticos Stata e R (na componente de programação)
- Domínio de sistemas de bases de dados relacionais (MySQL/MariaDB, PostgreSQL e Sybase) e da linguagem SQL
- Domínio de sistemas de preparação de documentos usando linguagens de marcação TeX/LaTeX, Sweave e RMarkdown
- Domínio de softwares de coleta electrónica de dados OpenDataKit, REDCap e OpenClinica
- Fluência na língua portuguesa e inglesa (oral e escrita)
- Capacidade de trabalhar em equipa
- Conhecimentos do DHIS2 ou sistemas de informação em saúde será uma vantagem
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados