A AMPCM está a recrutar um Assistente do Gestor de Projecto, para Nampula, em Moçambique.
Descrição
- A Associação Moçambicana para Promoção do Cooperativismo Moderno (AMPCM) é uma organização sem fins lucrativos criada em 2010, com estatutos publicados no BR n° 15, Serie III de 14 de Abril de 2010. A AMPCM tem como objectivo: desenvolver e promover um modelo de cooperativas modernas como forma sustentável de promoção da riqueza no país
- A AMPCM foi criada na sequência do reconhecimento pelo Estado moçambicano do papel das cooperativas modernas na promoção do desenvolvimento sustentável estabeleceu e promulgou a Lei 23/2009, de 28 de Setembro - a Lei Geral sobre as Cooperativas. Para dinamizar o movimento cooperativo moderno nacional, foi criada a AMPCM como uma organização “APEX” de agregação das cooperativas nacionais
- A AMPCM estabeleceu o seu Plano estratégico para o período de 2024 a 2029 que tem por objectivo de contribuir para o fortalecimento do movimento cooperativo moderno, em Moçambique, através da promoção da educação cooperativa, prestação de serviços de desenvolvimento de cooperativas autogeridas, sustentáveis aos níveis de organização, actividades económicas, social e ambientalmente
- A missão da AMPCM é promover e consolidar o cooperativismo moderno, contribuindo para um ambiente favorável para o estabelecimento, funcionamento e desenvolvimento do sector cooperativo em Moçambique. Para a operacionalização o PE 2024-2029 prevê quatro pilares estrategicos (fortalecimento institucional, educação cooperativa, cadeias de valor produtivas e prestação de serviçcos, e assuntos transversais, estabeleceu no seu organograma o cargo de Assistente do Gestor de Projecto
- O Assistente do Gestor de Projecto sob supervisão do Coordenador regional Norte é um profissional que deverá coordenar pessoas, gerir recursos humanos, materiais e financeiros, bem como processos para assegurar que o projecto seja implementado nos termos acordos na parceria, dentro do prazo e produzam os resultados desejados
- As responsabilidades do Assistente do Gestor de Projecto incluem desenvolver planos de projecto detalhados, assegurar disponibilidade e alocação de recursos e entregar cada projecto no prazo e dentro do orçamento e escopo previstos. Por isso, o Assistente do Gestor de Projecto deve ter domínio dos sistemas agroflorestais, experiência em negócios cooperativos, gestão, elaboração de orçamentos e projectos e análise da rentabilidade das unidades cooperativas
- O candidato ideal deve ser um excelente comunicador e ter habilidades para gerenciar múltiplas tarefas. Também deve trabalhar em equipe e ter aptidão para resolver problemas
Funções
- Coordenar recursos internos e terceiros/fornecedores para a execução perfeita do projecto agroflorestal e negócios cooperativos
- Assisitir os gestores das varias componentes do programa Crescendo a Resiliencia no desenho de protocolos para a implementacao do Viveiro Central de Namaita e micro viveiros nas provincias de Nampula, Zambézia, Niasssa e outros lugares achados conveniente
- Assegurar o cumprimento dos prazos dos projectos e dentro do orçamento e escopo
- Desenvolver o escopo e os objectivos do projecto, envolver todas as partes interessadas relevantes e assegurar a viabilidade técnica
- Assegurar disponibilidade e alocação atempada de recursos humanos, materiais e financeiros
- Desenvolver um plano de projecto detalhado para controlar os progressos
- Desenvolver e controlar prazos, orçamentos e actividades
- Usar técnicas adequadas de verificação para gerenciar alterações no escopo, cronograma e custos do projecto
- Medir o desempenho do projecto utilizando sistemas, ferramentas e técnicas adequadas
- Relatar e encaminhar problemas à Delegação Regional da AMPCM conforme necessário
- Gerir relações com as cooperativas, clientes, fornecedores, autoridades governamentais e lideranças comunitárias e todas as partes interessadas no projecto
- Executar a gestão de riscos para minimizar os riscos do projecto
- Estabelecer e manter relações de parcerias com terceiros: autoridades governamentais, comunitárias outras organizações, empresas e fornecedores/compradores
- Criar e manter uma documentação abrangente do projecto
Requisitos
- Licenciatura engenharia florestal em agronomia, ou similares
- Experiência profissional comprovada, mínima de 5 anos, como gestor de projetos agroflorestais
- Experiência de trabalho prévio em ONGs no contexto de desenvolvimento de economia social, de negócios cooperativos, cooperativismo de produtores, em funções de supervisão
- Domínio de metodologias de gestão de projectos (quadro lógico, indicadores, sistema de monitoria, etc)
- Deve possuir habilidade e competência no uso de informática nos pacotes de utilizador (Microsoft Office, email, internet e de plataformas coopData)
- Excelentes habilidades de interação com cooperativistas, clientes e parceiros e comunicação interna
- Excelentes habilidades de comunicação verbal e escrita
- Sólidas habilidades organizacionais, incluindo atenção a detalhes e capacidade de executar múltiplas tarefas
- Compreensão completa das técnicas e métodos de gerenciamento de projetos/programas
- Excelente liderança e habilidades organizacionais
- Excelente capacidade de comunicação interna e externa
- Excelente capacidade de resolução de problemas
Documentação
- Carta de manifestação de interesse
- Curriculum Vitae
- Documentos de confirmação de habilitações académicas e profissionais
- Cartas de referência de 3 entidades empregadoras
Notas
- Apenas serão contratados os candidatos pré-seleccionados
- Para mais informações sobre a AMPCM consulte o site: www.ampcm.coop