O Standard Bank está a recrutar um Chefe de Secção de Canais Electrónicos e Sistemas Periféricos para Maputo, em Moçambique.
Funções
- Responsável por fornecer liderança técnica na gestão e suporte dos canais electrónicos do banco e sistemas periféricos associados, com vista a manter uma alta disponibilidade e uma excelente experiência do usuário final
- Garantir apoio na execução de projectos e iniciativas que tenham impacto sobre os canais electrónicos do banco, em suporte aos requisitos de processamento de negócios e de acordo com os SLAs e operação estabelecidos
- Responsável pela alocação de tarefas, solução de problemas e garantia de que os incidentes sejam respondidos e resolvidos dentro do tempo exigido
- Participar na definição do escopo e na implantação de novos aplicativos e alterações nos já existentes:
- Participar na definição de especificações para novos sistemas no portfólio, correcções e alterações nos sistemas existentes em colaboração com analistas de negócios e analistas de sistemas
- Fornecer informações técnicas sobre o impacto das mudanças previstas nos sistemas, funcionalidades e interfaces existentes. Isso inclui patches e novas versões planeadas por fornecedores de sistemas
- Analisar as especificações técnicas de todas as alterações que afectam os canais electrónicos do banco
- Assegurar que os analistas considerem os requisitos actuando como signatários nos documentos de especificação
- Aconselhar sobre os requisitos de localização em termos de moeda, transferência de dados, comunicações electrónicas ou outras regulamentações locais que possam afectar as implementações globais do sistema
- Assegurar que os princípios de padronização do grupo sejam aplicados e que as variações locais sejam mantidas no mínimo
- Direcionar a documentação e o envio das solicitações de mudança
- Monitorar o progresso na implementação
- Lidar regularmente com clientes internos para obter um entendimento de como os clientes externos do banco estão passando pelos sistemas e interfaces do banco
- Fazer recomendações sobre novas oportunidades de automação ou mudanças para melhorar as experiências do usuário final para todos os aplicativos controlados localmente
- Impulsionar o desenvolvimento de aplicativos de propriedade local fornecendo o conhecimento técnico sobre os requisitos do sistema, propondo as alterações aos comités locais de revisão de produtos e autoridades de mudança e participando dos projectos para implementar as mudanças (por exemplo, declarações electrónicas implementadas localmente)
- Realizar testes locais e a implantação de novos aplicativos e alterações:
- Supervisionar o desenvolvimento de scripts de teste de unidade e o teste de integração do sistema (SIT) de forma a garantir testes de regressão e testes de aceitação do usuário satisfatórios
- Certificar que todos os aspectos inerentes ao sistema local sejam levados em conta para o teste
- Fazer recomendações para alterações no sistema que causam falhas no go-live. Supervisionar o rollback ou pós-implementação
- Para grandes falhas do sistema, participar do processo de gestão de crises mobilizando recursos para investigar e resolver o problema e participando de um esforço coordenado para trazer os sistemas de volta à operação plena
- Participar na comunicação de mudanças funcionais, fornecendo informações técnicas para materiais de comunicação e treinamento
- Supervisionar o suporte e manutenção do dia-a-dia dos aplicativos:
- Revisar o desempenho dos sistemas, bem como da equipa, em relação aos contratos de serviço e de nível operacional com a equipa de infraestrutura
- Compilar relatórios e fornecer feedback às áreas de negócio sobre o tempo de funcionamento do sistema, incidentes abertos, tempos de resolução de incidentes e todos os outros assuntos pertinentes numa base mensal
- Verificar se todas as solicitações de serviço, incidentes e problemas escalados por outras unidades estão alocados aos membros da equipa para resolução
- Garantir que as alterações no sistema e manutenção sejam bem controlados:
- Contribuir para as actualizações dos planos de gestão de continuidade de negócios para suporte de aplicativos
- Conduzir a execução dos testes de reactivação do negócio pelo menos duas vezes por ano
- Definir acções correctivas para lacunas identificadas durante o teste
- Participar da compilação de painéis operacionais mensais e relatórios de gestão. Isso inclui relatórios de conformidade e gestão de riscos, por exemplo, avaliações de vulnerabilidade
- Verificar se os processos operacionais padrão, os requisitos de controle e as estruturas de gestão de riscos que estão em vigor para a TI são compreendidos por todos os membros da equipa
- Revisar os relatórios de garantia e auditoria relacionados ao departamento e contribuir para o desenvolvimento e implementação de planos de remediação
- Verificar se todos os requisitos de evidência para revisões de controle e auditorias são fornecidos em antepadamente
- Registrar incidentes de risco como resultado de erros operacionais ou fraude no departamento
- Participar em investigações formais
- Assegurar que todos os eventos sejam analisados e encerrados adequadamente
- Formar as equipas para entender os requisitos de conformidade na função
- Criar acções para resolver lacunas
Requisitos
- Licenciatura em Engenheira Informática ou áreas afins
- Experiência em suporte a aplicações bancárias em ambientes de sistemas multifuncionais
- 3 - 5 anos de experiência na área
- Certificação ITIL Service Manager ou Scrum constitui vantagem
- Fluência nas línguas portuguesa e inglesa
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados