Vacancy

Consultor (m/f)

CODE – Canadian Organization for Development through Education

A CODE está a recrutar um Consultor (m/f) para Maputo, em Moçambique.
Descrição
  • A CODE – Canadian Organization for Development through Education (Organização Canadense para o Desenvolvimento através da Educação) e sua parceira de longa data, a Associação Progresso, estão implementando o projecto Melhor Educação através da Formação de Professores e Capacitação para Resultados (BETTER - Better Education through Teacher Training and Empowerment for Result), um programa de sete anos em colaboração conjunta com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH ) em Moçambique. O objectivo é melhorar a qualidade da formação inicial dos professores e garantir que os professores-alunos sejam capacitados a usar metodologias interactivas e integrar questões transversais, incluindo género, em suas escolas
  • Os objectivos do projecto BETTER são melhorar a qualidade da formação de professores e das práticas de ensino em Moçambique. O BETTER foi implementado em quatro Escolas de Formação de Professores (IFPs) em quatro províncias (Cabo Delgado, Província de Maputo, Niassa e Tete) e em escolas onde os professores-alunos do IFP realizam seus estágios. O projecto apóia a adoção de um currículo aperfeiçoado para a formação inicial de professores nos IFPs , promovendo metodologias centradas na criança e sensíveis ao género. Ao desenvolver a capacidade dos IFPs e promover metodologias de ensino mais eficazes, o projecto também apoiará a melhoria da formação inicial dos professores. Como parte deste projecto, a CODE e a Associação Progresso acordaram com o MINEDH uma iniciativa para criar uma plataforma electrónica que permita aos formadores de professores, professores-alunos e professores do ensino primário consolidarem as suas competências de ensino através de recursos multimédia, videoaulas e educação contínua a distância. Um mapeamento e uma avaliação do panorama da plataforma eletrónica existente do Ministério da Educação foram realizados. A avaliação técnica desta plataforma levou em consideração o software, o hardware, a infraestrutura, os recursos humanos e as actividades atualmente em desenvolvimento no Instituto de Educação Aberta e Distância (IEDA), no Instituto de Formação de Professores (IFPs) e junto aos seus parceiros nacionais e internacionais
  • Esta análise abrangente da tecnologia da informação e comunicação (TIC) e dos recursos utilizados nos processos educativos pelo MINEDH e seus parceiros, levou a CODE e a Progresso a concentrarem-se no sistema de gestão da aprendizagem (LMS). O Moodle foi identificado como o LMS que melhor se adequa aos requisitos do MINEDH e seus parceiros, além disso, a versão 3.2 já está em uso. As reuniões de consulta também destacaram que a plataforma eletrónica precisa atender a todos que estão trabalhando com o MINEDH no ensino à distância. Isso significa que a plataforma deverá ser configurada com diferentes áreas para acomodar as diferentes iniciativas educacionais implementadas pelo MINEDH e seus parceiros. Portanto, essa plataforma exigirá uma política/manual de orientação para conduzir seu uso. Além disso, para garantir que a coleta de dados do Ministério inclua também actividades de aprendizagem à distância, a plataforma deve ser integrada ao Sistema de Informação de Gestão da Educação (EMIS) de Moçambique
  • O projecto também visa criar recursos de aprendizagem interactivos que reforcem a adoção de boas práticas de ensino promovidas nos manuais que estão sendo desenvolvidos no âmbito do projecto BETTER para apoiar a formação de professores. Esses manuais serão fornecidos ao provedor de serviços para informar o desenvolvimento dos recursos interactivos de aprendizado on-line. Essa colecção de recursos de ensino multimídia será carregada na plataforma eletrónica desenvolvida
  • Em resumo, a CODE está buscando um provedor de serviços para (i) apoiar a actualização e o estabelecimento dos ambientes eletrónicos e (ii) desenvolver recursos interactivos de aprendizado multimídia para uso on-line. Os objectivos da consultoria, actividades específicas e tarefas são detalhados abaixo
Objectivos da Consultoria
  • O objectivo geral da consultoria é criar um ambiente de aprendizagem à distância e recursos de aprendizagem multimédia que possam apoiar a formação de professores primários em Moçambique, através do treinamento e apoio contínuo aos formadores de professores, professores-alunos e professores primários
  • Os objectivos específicos da consultoria são:
  • Apoiar o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano para actualizar e criar ambientes LMS fáceis de usar
  • Proporcionar capacitação para o MINEDH e IEDA, transferindo habilidades para o uso e manutenção dos ambientes LMS
  • Apoiar a elaboração de diretrizes para o uso do LMS e seus ambientes com o MINEDH e parceiros
  • Criar recursos de aprendizagem multimídia amigáveis ao usuário com base em materiais a serem fornecidos pela CODE, assegurando que o processo de elaboração apóie o desenvolvimento da capacidade local
  • Treinamento dos principais agentes locais durante a elaboração dos entregáveis (deliverables)
Funções
  • Produtos e Tarefas
  • Moodle LMS versão 3.5+ instalado (com os plugins: Relatório Geral de Estatísticas e Relatório de Estatísticas de Uso dos Cursos) com a configuração inicial para 10.000 usuários
  • Incluindo treinamento no local sobre como instalar, actualizar e manter o Moodle para um número selecionado de participantes que a iniciativa identificará
  • Serviço de helpdesk para os gestores do Moodle LMS:
  • Diretrizes para o uso da plataforma eletrónica:
  • Apoiar a elaboração de políticas e processos para o uso da plataforma eletrónica a ser discutida com as principais partes interessadas
  • Desenvolvimento dos ambientes externo e interno do Moodle:
  • Criar e personalizar os ambientes Moddle LMS externo e interno para garantir a padronização e qualidade
  • Criar e personalizar um ambiente específico para o projecto BETTER afim pilotar recursos de aprendizagem para a formação de professores
  • Desenvolvimento do manual de manutenção de sites
  • Treinamento no local para professores e técnicos sobre como projetar e elaborar ambientes educacionais
  • Formação presencial para o MINEDH e parceiros sobre o potencial didático-pedagógico do Moodle
  • Integração do Moodle LMS ao Sistema de Informação de Gestão Educacional (EMIS) do MINEDH:
  • Cinco recursos de educação digital interactiva (formato html/hipermídia) desenvolvidos com base em 5 manuais de formação de professores desenvolvidos no âmbito do projecto BETTER:
  • O processo de desenvolvimento deve apoiar a capacitação de agentes locais
  • Os recursos digitais devem incluir vídeos, glossários, referências bibliográficas e actividades de aprendizagem
  • Inserção e criação de vídeos em cada um dos manuais
  • Prazo: recursos de aprendizagem para os 2 primeiros manuais a serem finalizados até o final de março e até 03 de maio de 2019
Metodologia e cronograma esperados
  • Os prestadores de serviços serão responsáveis ​​por realizar as tarefas descritas acima (Produtos e Tarefas) e trabalharão em estreita colaboração com a CODE, a Progresso e o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano
  • A data de início da constância do projecto: Começa em Janeiro de 2019 a ser concluída em 15 de Maio de 2019
Breve descrição
  • Instalação e treinamento do Moodle LMS versão 3.5+
  • Serviço de helpdesk para os gestores do Moodle LMS
  • Desenvolvimento de diretrizes para o uso da plataforma eletrónica
  • Desenvolvimento e treinamento dos ambientes externo e interno do site Moodle
  • Integração do Moodle LMS ao Sistema de Informação de Gestão Educacional (EMIS) do Ministério
  • Desenvolvimento de material interativo digital em 5 áreas
  • Treinamento
  • Compromisso máximo de tempo total previsto: 1800 horas
Critérios para avaliação de propostas
  • Sólida experiência
  • A combinação de consultores propostos a realizar o escopo solicitado
  • A abordagem proposta e estratégias para assegurar capacitação local e transferência de conhecimento
  • Custo
  • Experiência trabalhando em países em desenvolvimento, idealmente em Moçambique
  • Fluência em Português
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
  • Indique a fonte desta vaga na sua candidatura: emprego.co.mz
Como se Candidatar
  • Os prestadores de serviços com habilidades e experiência relevantes podem se inscrever enviando 1) proposta detalhada de abordagem, esforço e cronograma para a conclusão de cada produto listado acima, bem como 2) currículo mostrando experiência anterior relevante e custos para Heloísa Modesto, Gerente de programa, em HModesto@code.ngo e indique o assunto "Consultor"
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Detalhes

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